Tabela Periodica Flashcards
Raio atômico
O raio é maior quando tem mais camadas eletrônicas, então o sentido é assim ⬇️, e quanto menos protons aumentando a carga nuclear a atraindo os elétrons pra perto do núcleo maior o raio atômico, então o sentido é assim ⬅️
Energia de ionização
Energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo isolado, no seu estado fundamental. Quanto mais se tira elétrons, mais fica difícil de tirar pq aumenta a energia de ionização já que os elétrons vão sendo atraídos para mais perto do núcleo.
Tem a ver com o raio atômico pq quanto maior o tamanho do átomo, mais fácil será remover o elétron da ultima camada e portanto menor será a energia necessária.
Então o sentido da energia de ionização cresce assim ➡️⬆️
Eletronegatividade
A eletronegatividade é a tendência de um átomo atrair elétrons.
O comportamento da eletronegatividade é o mesmo da afinidade eletrônica (que é a quantidade de energia envolvida no processo em que um átomo isolado gasoso no seu estado fundamental recebe um elétron, formando um íon negativo, e a tendência quando o átomo recebe elétrons é liberar energia na reação)
➡️⬆️
O flúor é o elemento mais eletronegativo. Os gases nobres não entram nisso pois já são estáveis.
F O N Cl Br I S C P H
Reações de oxi redução
Reação na qual há transferência de elétrons entre os reagentes, o que consequentemente varia os números de oxidação.
O elemento que se oxida dá elétrons, perde elétrons, então o nox aumenta. E ele é o agente redutor porque faz alguém reduzir. Se ele dá elétrons, então ele é menos eletronegativo (eletronegatividade= tendência a receber elétrons).
O elemento que reduz ganha elétrons, então o nox diminui. E ele é o agente oxidante porque faz alguém se oxidar. Se ele recebe elétrons, ele é mais eletronegativo.
Metais, que tem baixa eletronegatividade, gostam de perder elétrons, então se oxidam. Ametais gostam de ganhar elétrons, então sofrem redução.
Anti oxidante
Se “sacrifica” no lugar da espécie que perderia elétrons, e dá os seus próprios elétrons.
Radicais livres
Quando um átomo fica com um elétron sem um par, por exemplo na ligação NO.
Então esse elétron sem emparelhar, que é um radical livre, vai atrás de outras espécies pra pegar elétrons pra ele.
Nox
1A= +1 2A= +2 Íon= própria carga Al= +3 Zn= +2 Ag= +1 F= -1 H= +1 (na maioria das vezes, F O N Cl Br I S C P H) H= 0 (ele mesmo, H2) H= -1 (hidreto metálico, NaH) O= -2 (maioria das vezes) O= -1 (peróxido) O= -1/2 (superoxido) O= 0 (O2, O3) O= +1, +2 (ligado ao F, pq o flúor é o mais eletronegativo)
A soma dos nox de um composto tem que dar 0.
Elétron mais externo x mais energético
O mais externo é o da última camada (de onde é mais fácil arrancar elétrons), e o mais energético (que é também o de diferenciação) é o que aparece por último na distribuição eletrônica.
Qual a diferente entre última camada e camada de maior energia?
A última camada é a que aparece na distribuição eletrônica com o maior nível e subnivel, mas não é necessariamente a mais energética. A última camada é onde o átomo perde ou recebe elétrons para virar um íon.
A mais energética é a última que aparece na distribuição eletrônica.
Densidade
capacidade de flutuar ou afundar.
quando é menor flutua, por exemplo o óleo que tem densidade 0,9 e flutua na água que tem densidade 1,0.
Corpos mais densos afundam em líquidos de menor densidade e
corpos menos densos flutuam em líquidos de maior densidade.