eletroquímica Flashcards
pilhas, baterias e eletrólise, quais são espontâneos e quais não são?
pilhas e baterias é uma reação espontânea (ddp positiva) na qual a reação química de oxirredução produz corrente elétrica.
eletrólise é uma reação não espontânea (ddp negativa) na qual a corrente elétrica (energia elétrica) produz reação química (energia química).
ânodo e cátodo na pilha
ânodo é onde ocorre a oxidação (perda de elétrons), é o polo negativo, o metal diminui a massa (desgaste) e a solução aumenta a concentração de íons do metal (então a solução aquosa tem tendência a ficar eletricamente positiva).
cátodo é o local da pilha onde ocorre a redução (ganho de elétrons), é o polo positivo, o metal aumenta a massa (deposição) e a solução diminui a concentração de íons de metal (a solução aquosa tem tendência a ficar eletricamente negativa).
sentido da corrente
diferente da física, o sentido da corrente (fluxo de elétrons) é do polo negativo para o polo positivo.
oxidar é perder elétrons, e reduzir é ganhar elétrons. então o cátodo por ser o polo positivo atrai os elétrons, que são cargas negativas. então o sentido é do polo negativo pro positivo
quem ganha massa e quem perde?
quem tiver dando elétrons (oxidando, ânodo) perde massa.
quem tiver recebendo elétrons (redução, cátodo) ganha massa.
o que é eletrodo e eletrólito
eletrodo= metal eletrólito= solução
o que é necessário para que o ferro oxide?
obrigatoriamente oxigênio e água, se não tiver um dos dois a corrosão não ocorre
o que é a ferrugem?
é a oxidação do ferro, um processo espontâneo de corrosão
como funciona o metal de sacrifício?
o metal de sacrifício se oxida para proteger outro metal, por isso o potencial de oxidação do metal de sacrifício tem que ser maior que o potencial de oxidação do metal protegido. como o metal de sacrifício dá elétrons se oxidando, ele é o ânodo (polo negativo), e o metal protegido como recebe os elétrons sofre redução e por isso é o cátodo (polo positivo), então o metal de sacrifício também pode ser chamado de proteção catódica. como perde espontaneamente, é uma pilha.
função da ponte salina na pilha
permitir o escoamento de uma semicela para outra, de modo a permanecerem eletricamente neutras.
ânodo e cátodo na eletrólise
precisa de um gerador já que é um processo forçado, o risquinho maior é o polo positivo e o menor o polo negativo. O lado que puxa o câtion da solução é o cátodo, como o câtion é positivo, para puxá-lo o cátodo tem que ser negativo, e é onde vai ocorrer a redução desse cátion. O lado que puxa o ânion é o ânodo, como o ânion é negativo, para puxá-lo o ânodo tem que ser positivo, e é onde vai ocorrer a oxidação do ânion.
como obter metal a partir da eletrólise?
pega o íon daquele metal e coloca elétrons, para ele ficar com carga 0
quem é o agente redutor e o agente oxidante?
o agente redutor é quem sofre oxidação, e o agente oxidante é quem sofre redução
o que é força redutora?
É a força pra ser o agente redutor (logo, se oxida)
eletrólise ígnea
a substância no estado fundido é submetida à corrente elétrica resultando em decomposição; decomposição de substância pela passagem de corrente em eletrólito fundido.
exemplos elementos obtidos por eletrólise ígnea
elementos da 1A e 2A e alumínio (eletrólise da bauxita). a eletrólise é um processo muito caro, ainda mais a ígnea, mas o grande índice de reciclagem de alumínio facilita seu uso.