SP 3.1 TBL 1o Sem - Obesidade e Adipocinas Flashcards
Quais alterações fisiológicas a obesidade é capaz de realizar?
Processos inflamatórios crônicos, Fragilidade Óssea e Muscular, Diabetes Tipo 2, Acidentes vasculares etc
De acordo com a escala IMC, a partir de qual nível de massa corporal, uma pessoa pode ser considerada obesa?
A partir de IMC maior ou igual a 30
As adipocinas (citocinas sintetizadas pelo tecido adiposo branco) realizam diversas funções (quando equilibradas) no organismo humano. Quais são as 2 principais adipocinas presentes no organismo e suas respectivas funções? O que acontece caso estejam em grandes concentrações no sangue de um indivíduo obeso?
Leptina e Grelina
Leptina - Atua como sinalizador entre o tecido adiposo e o sistema nervoso central (especificamente no hipotálamo), causando sensação de saciedade. Insulina e Leptina estão relacionadas de forma direta, uma estimulando a outra. É produzida no Tecido Adiposo Branco (TAB)
Grelina - É sintetizada no estômago. Realiza um papel no metabolismo energético, sinalizando a ingestão / consumo alimentar, famosa FOME.
Leptina e Grelina são antagonistas naturais
A grande concentração de adipocinas no sangue causam diversas alterações fisiológicas, como inflamações agudas e crônicas, alterações no funcionamento cerebral, resistência a certos hormônios etc.
Cite as alterações endócrinas causadas pela obesidade
Não há resposta neural sobre a ação da leptina, causando um aumento dessa adipocina em conjunto com o aumento da insulina
Há um aumento da Grelina, gerando um aumento excessivo da leptina e esse excesso está relacionado a inflamações