SP 2.2 - Audição, vias auditivas e equilíbrio; Flashcards
Transdução do sinal auditivo;
Transdução: Processo pelo qual uma energia se transforma em outra de natureza diferente.
Transdução auditiva: Enquanto a membrana basilar se movimenta para cima ou para baixo, a curvatura dos esterocílios, da célula ciliada em uma direção, provoca a abertura de canais cátions, e corrente de influxo, que despolariza a célula ciliada.
Primeira transdução;
As ondas sonoras que chegam à orelha externa são direcionadas para dentro do meato acústico externo e atingem a membrana timpânica, onde provocam vibrações na membrana (primeira transdução).
Segunda transdução;
- As vibrações da membrana timpânica são transferidas ao martelo, à bigorna e ao estribo, nesta ordem.
- Quando o estribo vibra, ele empurra e puxa a fina membrana da janela oval à qual está conectado. As vibrações da janela oval geram ondas nos canais cheios de líquido da cóclea (segunda transdução).
Terceira transdução;
- À medida que as ondas se movem pela cóclea, elas empurram as membranas flexíveis do ducto coclear, curvando as células ciliadas sensoriais, que estão dentro do ducto.
- A energia da onda se dissipa de volta para o ar da orelha média na janela redonda.
- O movimento do ducto coclear abre ou fecha canais iônicos na membrana das
células ciliadas, gerando sinais elétricos (terceira transdução).
Quarta e quinta transdução;
- Esses sinais elétricos alteram a liberação do neurotransmissor (quarta transdução).
- A ligação do neurotransmissor aos neurônios sensoriais auditivos inicia potenciais de ação (quinta transdução), que transmitem a informação codificada sobre o som pelo ramo coclear do nervo vestibulo coclear (nervo craniano VIII) até o encéfalo.
Os dois núcleos superiores ascendem para? E como ocorre a projeção?
Do bulbo, os neurônios sensoriais secundários projetam-se para dois núcleos superiores, um ipsilateral (no mesmo lado do corpo) e outro contralateral (no lado oposto)
- Os que se projetam para o núcleo contralateral ascendem em um trato chamado de lemnisco lateral e terminam no colículo inferior do mesencéfalo.
- Os que se projetam para o núcleo ipsilateral terminam no núcleo olivar superior em cada lado da ponte.
- Axônios dos núcleos olivares superiores também ascendem no lemnisco lateral em ambos os lados e terminam nos colículos inferiores.
Ouvido externo - partes e função;
Partes: Pavilhão auricular, meato acústico externo, membrana timpânica;
Função: Captação e condução do som.
Ouvido médio - partes e função
Partes: Cavidade timpânica, ossiculos auditivos, músculos dos ossículos;
Função: Transformar uma onda sonora de elevada amplitude numa vibração de baixa amplitude e transmiti-la ao ouvido interno.
Ouvido interno - partes e função
Partes: Labirinto ósseo (vestibulo, canais semicirculares e cóclea) e labirinto membranoso (utrículo, sáculo, ductos semicirculares e ducto coclear);
Função:
- Labirinto ósseo: dá suporte ao labirinto membranoso;
- O utrículo e o sáculo fornecem informações sobre a posição da cabeça;
- Os ductos semicirculares fornecem informação sobre os movimentos da cabeça;
- O ducto coclear fornece informação sobre a audição.
Quais são os três ossículos auditivos?
Martelo, Bigorna e Estribo.
Labirinto ósseo x Labirinto membranoso;
L. Ósseo: localizado no interior do osso temporal, composto por cavidades ósseas preenchidas por PERILINFA, estruturas contidas: cóclea, vestibulo e canais semicirculares.
L. Membranoso: localizado dentro do labirinto ósseo e é preenchido por ENDOLINFA, composto por membrana basilar na cóclea e membrana vestibular nos órgãos vestiulares. Estruturas contidas: cóclea membranosa, vestíbulo membranoso e canais semicirculares membranosos.
Qual a função do músculo tensor do tímpano?
Músculos dos ossículos (tensor do tímpano e estapédio): o músculo tensor do tímpano, que é inervado pelo ramo mandibular do nervo trigêmeo (V), limita o movimento e aumenta a tensão da membrana timpânica, evitando danos à orelha interna por causa de barulhos muito altos.
Vestíbulo
Vestíbulo: é a parte central oval do labirinto ósseo. Contém o utrículo e sáculo
(são sacos responsáveis por fornecer informações sobre a posição da cabeça) + os canais semicirculares.
O que acontece quando a membrana tectória empurra os estereocílios para longe dos membros mais altos?
Quando a membrana tectória empurra os estereocílios para longe dos membros mais altos, as molas elásticas relaxam, todos os canais iônicos se fecham, o influxo de cátions diminui, a membrana hiperpolariza e menos neurotransmissor é liberado, reduzindo os potenciais de ação no neurônio sensorial.
Em Repouso x Excitação x Inibição;
Em repouso: cerca de 10% dos canais iônicos estão abertos e um sinal tônico é enviado pelo neurônio sensorial.
Excitação: quando as células pilosas se curvam em uma direção, a célula despolariza, o que aumenta a frequência de potenciais de ação no neurônio sensorial associado.
Inibição: se as células pilosas se curvam na direção oposta, os canais iônicos se fecham, a célula hiperpolariza e a sinalização dos neurônios sensoriais diminui.
Após a cóclea transformar as ondas sonoras em sinais elétricos quais neurônios transferem essa informação para o encéfalo?
Após a cóclea transformar as ondas sonoras em sinais elétricos, os neurônios sensoriais transferem essa informação para o encéfalo.
Qual é o nervo responsável por transmitir os sinais elétricos da cóclea para o encéfalo?
O nervo coclear (auditivo - axônios dos neurônios sensitivos) é um ramo do nervo craniano VIII, o nervo vestibulococlear.
Onde os axônios do nervo coclear formam sinapses após entrar no encéfalo?
Os axônios formam sinapses com neurônios nos núcleos cocleares no bulbo, no mesmo lado do corpo.