Síntese- Aula 9 Flashcards
Definição de síntese
Síntese é uma operação fundamental que faz a aproximação/união correta dos tecidos para apressar a cicatrização.
Objetivos da síntese
Manutenção da continuidade do tecido
Facilitar a fase inicial da cicatrização
Aproximação das bordas do tecido.
Classificação da síntese/sutura em termo do fechamento
Cicatrização de primeira intenção acontece quando a aproximação das bordas é feito através de sutura e assim há menos tecido de granulação, menos edema, menor perda de tecido e menor possibilidade de infecção. É também chamada de c síntese imediata.
Cicatrização de segunda intenção acontece quando as bordas da lesão não são fechadas de forma imediata, mas sim com curativo e gaze, sem sutura cirúrgica devido à impossibilidade de aproximação das bordas da lesão. Aqui há perda maior de tecido, maior risco de infecção, maior tecido de granulação.
Cicatrização de terceira intenção acontece quando a borda da lesão é deixada aberta e protegida só com curativa e depois é realizado o fechamento da lesão pela aproximação das bordas.
Classificação da síntese em termo do número de plano
Plano único - quando a lesão só tem um único plano e o fechamento segue aquele plano
Plano múltiplo- quando a lesão é em vários planos. Não deve-se unir tecidos de diferentes planos no fechamento, isso porque pode ter uma distorção.
Classificação da síntese em termos da forma de união das bordas
Aproximação- as bordas estão colocados no mesmo nível, afrontando uma e outra.
Sobreposição- uma borda ultrapassa o plano da borda adjacente, a sobrepondo.
Eversão- quando as bordas fazem uma protrusão para fora, formando uma evaginação.
Inversão- quando as bordas estão voltadas para dentro, formando uma invaginação.
Classificação da síntese de acordo com a continuidade dos pontos
Sutura interrompida- aquele que é feito a cada 0,5 a 1 cm no local da lesão. Assim um ponto prejudicado não afeta a estabilidade de outros pontos. Exemplos são ponto em U, ponto X, ponto simples, etc
Sutura contínua- um ponto é dado em única instância e são feitos vários outros. Um parte do ponto prejudicada vai repercutir em prejuízo do resto.
Classificação da síntese em relação à profundidade
Superficial- quando a síntese engloba as camadas mais superficiais como epiderme e a derme superficial
Profunda- quando englobam os tecidos mais profundos como derme profundo, hipoderme , fáscias, tendões, músculos, cartilagens, ossos e ligamentos
Classificação da síntese em termos de finalidade
Hemostasia- para controlar ou prevenir um sangramento.
Aproximação- para nivelar os tecidos seccionados.
Sustentação- acontece quando existe alguns pontos que necessitam maior tracção pelos fios cirúrgicos.
Estética- quando o objetivo da síntese, é a própria aparência da sutura para que haja um resultado esteticamente agradável e uma cicatriz perfeita.
Os materiais da síntese
Com sutura- fios cirúrgicos, agulha, porta-agulha, grampos, ou Clips
Sem sutura- colagem e fita adesiva
Com prótese que pode ser biológica (pericárdio, tecido bovino, dura-mater- fáscia lata) ou sintética (Dacron,Teflon,silicone, parafusos e placas metálicas)
Para ter uma boa síntese, liste algumas condições que devem ser instituídas
Assepsia correta do local, boa vitalidade e perfusão do tecido, materiais esterilizados e apropriados, manuseio adequado, aplicação da tensão necessária, bom confrontamento anatômico.
Quais são os instrumentos da síntese
Porta agulha- pode ser Hegar (que tem oliva s) ou Matthieu (sem olivas)
Agulha- tem 3 partes: corpo, ponta e fundo. Pode ser reta (usado com as próprias mãos) ou curvas (usado com a porta agulha). Pode ser traumático quando o fio não vem acoplado a agulha ou atraumático quando vem acoplado a agulha.
Pode ser cilíndrica (menos traumatico, para tecidos delicados como TGI, nervos, vasos sanguíneos), cilíndrica-triangular ou triangular (cortante, são utilizadas em tecidos mais duro e resistente como a pele, tecido fibroticos, aponeurose, etc)
Grampeador- pode ser linear ou circular, utiliza grampos em feridas de difícil acesso.
Explique os tipos, textura, diâmetro dos fios cirúrgicos
Características de um boa fio são : custo baixo, flexível e pouco elástico, calibre fino e regular, grande resistência à tração e torção, ausência de reação tecidual, esterilização fácil.
Tem os fios absorvíveis (sofrem degradação enzimática,após um tempo variável), inabsorvíveis (não sofre degradação enzimática) ,monofilamentar, multifilamentar (fio trançado), natural, sintético.
Quanto mais zeros o fio te mais fina que seja. Quanto mais caráteres arábicos o fio tem mais grossa seja.
Exemplos de fios absorvíveis
Categute simples (natural e multifilamentar), categute cromado (natural e multifilamentar), ácidos poli glicólico e poligalactico (sintéticos e multifilamentares), polidioxanona e poliglecaprone (sintéticos e monofilamentares)
Exemplos de fios não absorvíveis
Seda (natural e multifilamentar), algodão (natural e multifilamentar), poliéster (sintético e multifilamentar), náilon e polipropileno (monofilamentares e sintéticos)