Equipe Cirúrgica AULA 2 Flashcards
O que é uma equipe cirúrgica?
Equipe cirúrgica se refere a um conjunto de profissionais e outras pessoais ocupacionais que de forma dinâmica, interativa e integrada, prestam assistência sistemática ao paciente enquanto no ambiente cirúrgico
Quais profissionais fazem parte dessa equipe ?
Médico, anestesista, enfermeiro, farmacêutico, técnica de segurança, instrumentadores, etc.
O que é uma cirurgia ou operação?
Cirurgia é um ato médico que tem como objetivo, tratamento da doença, lesão, deformidades externa ou interna para reparar, corrigir ou aliviar um problema físico
Quais são as classificações das cirurgias ?
① quanto ao risco. ② quanto à urgência. ③ quanto à finalidade. ④ quanto ao potencial de contaminação. ⑤ quanto ao porte.
O que é uma cirurgia limpa (quanto ao potencial de contaminação)?
CIRURGIA LIMPA- realizadas em tecido estéril ou passível de descontaminação, na ausência de processos inflamatório local e infeccioso, falhas técnicas grosseiras. Cirurgia eletivas com cicatrização de primeira intenção e sem uso de drenos abertos. São cirurgias onde não houve penetração nos tratos digestivo, urinário e respiratório.
Exemplo: cirurgia cardíaca, tireoidectomias, mastoplastias, mastectomia radical ou parcial, parotidectomias, neurocirurgias, etc.
Na maioria dos casos, não se usa antibióticos, porém em algumas supracitadas, se usam sim.
O que é uma cirurgia potencialmente contaminada (quanto ao potencial de contaminação)?
CIRURGIA POTENCIALMENTE CONTAMINADA- realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa, tecido de difícil descontaminação, na ausência de processos inflamatório local e infecciosos e com falhas técnicas discretas no transoperatório. Cirurgia com uso de dreno aberto. Houve uma penetração do trato digestivo, urinário ou respiratório sem contaminação significativa.
Exemplos: histerectomias, cirurgia do intestino delgado, cirurgia de vias biliares sem estase ou obstrução, cirurgia gastrica, feridas traumáticas limpas com ação cirurgia até 10horas após o trauma, cirurgia cardíaca com uso de circulação extracorpórea.
O que é uma cirurgia contaminada (quanto ao potencial de contaminação)?
CIRURGIA CONTAMINADA- realizada em tecido recém-traumatizado e aberto, com uma flora bacteriana abundante, cuja descontaminação seja difícil, também aquelas que ocorreram falhas técnicas grosseiras, na ausência de supuração local, na presença de inflamação aguda na incisão e cicatrização de segunda intenção.
Exemplos: debridamento de queimaduras, fraturas expostas, feridas traumáticas com atendimento após 10 horas de ocorrência do trauma, cirurgia de cólon onde não houve um preparo (retirada de conteúdo fecal)
Quais são os tipo de cicatrização ?
Cicatrização de PRIMEIRA intenção- ferida marcada por bordas aproximadas por sutura, há pouco perda de tecido, ausência de infecção e com tecido de granulação levemente edemaciado. Exemplo: cicatrização de ferida pós cirúrgica.
Cicatrização de SEGUNDA intenção- as bordas da feridas encontram-se bem afastadas, há formação de grande coágulo e grande perda de tecido, processo inflamatório nesse caso pode ser maior caso instala-se uma infecção. A regeneração celular é muito demorada.
Cicatrização de TERCEIRA intenção: a ferida é primeiramente aberta para evoluir com cicatrização de segunda intenção e posteriormente é feita uma limpeza, debridamento de tecido e a realização de sutura para que a ferida evolua com cicatrização de primeira intenção.
O que é uma cirurgia infectada (quanto ao potencial de contaminação)?
CIRURGIA INFECTADA- todas as intervenções realizadas em qualquer tecido ou órgão, na presença de supuração local (pus) e/ou tecido necrótico.
Exemplo: obstrução de vias biliares e urinárias, víscera perfurada, onde houve pus, etc
Quais são as classificações de cirurgia quanto a finalidade ?
DIAGNÓSTICA- tem finalidade de escolher/ retirar um material para análise anatomopatológica.
ABLATIVA- parte tirar uma parte do corpo que se encontra doente.
PALIATIVA- com o objetivo de aliviar os sintomas do paciente, porém não soluciona a causa principal da doença do paciente.
RESTAURAÇÃO/REPARATIVA- para restaurar a função ou aparência de um tecido traumatizado ou defeituoso.
OBTENÇÃO PARA TRANSPLANTE- remoção de um órgão ou tecido de uma pessoa com morte cerebral declarada para serem transplantadas em outras pessoas.
COSMÉTICA/ESTÉTICA- para melhor a aparência de uma pessoa.
Quais são as classificações quanto ao porte?
PEQUENO PORTE- <1h, pouca perda de fluidos corporais
MÉDIO PORTE- 1 a 2h, média perda de fluidos corporais
GRANDE PORTE- >2h, grande perda de fluidos corporais.
As classificações quanto ao risco ?
Depende da fisiologia do corpo
PROCEDIMENTO MINIMAMENTE INVASIVO- mastectomia sem esvaziamento axilar
PROCEDIMENTO MODERADAMENTE INVASIVO
PROCEDIMENTO ALTAMENTE INVASIVO- cirurgia do esôfago e neurocirurgia.
Os escores de risco e mortalidade perioperatório de American Society os Anesthesiology (ASA) ?
I- sem distúrbios fisiológico, bioquímico ou psiquiátrico
II- distúrbio leve, não afeta atividade normal
III- distúrbio importante, afeta atividade normal, impacta na cirurgia e na anestesia
IV- grande impacto e potencialmente letal, desordem severa
V- moribundo, cirurgia é a única opção
VI- doador de órgãos.
Explique a posição supina ou dorsal
POSIÇÃO SUPINA- o paciente está em decúbito dorsal. Tem como finalidade realizar atoa cirúrgicos dos órgãos localiza dos na ventre do corpo, como nariz, mama, pescoço, tireoide, MMII parte anterior, joelho.
Explique a posição de trendelemburg
POSIÇÃO DE TRENDELEMBURG- é uma posição em que o paciente fica em cefalo declive, em decúbito dorsal ou seja a cabeça está em um nível mais baixo que o tórax e os demais partes do corpo. Tem a finalidade de desviar o fluxo sanguíneo das partes inferiores do corpo para as superiores.