Ambiente Cirúrgico AULA 1 Flashcards
A diferença entre antisséptico e a desinfecção ?
Antisséptico é um agente químico que ao entrar em contato com microorganismo, ele matá-los ou inibe o seu crescimento e pode ser usado sobre a pele e sobre a mucosa sem causar dano.
Já, a desinfecção é a descrição de micro-organismos pelo uso de agente químico que não pode ser usado sobre superfícies abióticas como a pele e as mucosas.
Diferença entre os atos de desinfecção e esterilização
Desinfecção mata os microorganismos na sua forma vegetativa e não pode matar esporos.
Já, esterilização mata os micro-organismos em toda sua forma quer seja vegetativa, quer seja esporos.
Duração para anti-sepsia cirúrgica?
5 minutos
De onde começa a lavagem das mãos?
Das mãos → antebraços → cotovelo
Diferença entre as zonas de proteção,de limpa e asséptica?
Zona de proteção→ onde os médicos fazem a trocar de roupas e a parte onde eles o centro cirúrgico.
Zona de limpa→os corredores limpos que levam aonde vai ser feito a cirurgia.
Zona asséptica → a sala cirurgia que é “estéril”
O que significa área de transferência?
onde a paciente troca da maca da enfermaria para maca de centro cirúrgico
Objetivo de degermação?
Tirar a flora transitória
O que a higienização das mãos engloba?
Ela engloba:① higienização simples com água. ② higienização antisséptica ③ fricção antisséptica e ④ anti-sepsia cirúrgica das mãos.
Diferença entre a flora residente e a flora transitória da pele?
Microbiota residente → é de baixa virulência e que coloniza as camadas mais profundas da pele.
Microbiota transitória→ apresenta alta virulências e são facilmente eliminados quando usa uma solução antisséptica.
Vantagens e segurança de uma sala cirúrgica inteligente ou digital?
É uma oportunidade de incorporar telemedicina , conectando a sala cirúrgica para salas de conferências ou de aulas em qualquer lugar do mundo, possibilitando que o cirurgião consulte alguém ou fazer um ensino à distância.
As câmeras fornecem uma alta qualidade das imagens, dados do paciente e do procedimento, a limpeza da sala cirúrgica é mais fácil e rápida sem a necessidade de desconectar e conectar os equipamentos, aumenta a segurança e a eficácia da cirurgia, aumenta a produtividade e traz um benefício mútuo para o paciente e o médico, atraindo médicos para o hospital e aumentando o prestígio do mesmo.
O que é ambiente Cirúrgico ?
Ambiente cirúrgico é uma unidade hospitalar onde são realizadas as operações ou intervenções cirúrgicas com um suporte de ação multiprofissional
O vestiário cirúrgico?
O gorro para homens, touca para mulheres, luvas estéreis, avental, calça e camisa de manga curta, máscaras cirúrgicas e propés. Às vezes, pode usar protetor ocular, dependendo do cirurgião ou cirurgiã.
Conceito do sistema de corredor únicos e o sistema de corredor “limpos “?
O sistema de corredor único → esse corredor é aquele que os pacientes entram e saem do mesmo corredor antes e depois da cirurgia.
O sistema de corredor “limpos” → os pacientes entram a sala cirúrgica por um corredor e saem pelo outro corredor. Sendo que o corredor da entrada é considerado “limpo” e o corredor da saída é considerado “sujo” ou “contaminado”
Conceito de fluxo laminar linear ?
Fluxo laminar linear é o conceito que se refere a manutenção da temperatura, umidade, sendo que o ar entram de uma área (teto ou uma parede) e sai da outra área (chão ou outra parede)
Define os conceitos sala de operação, sala de recuperação pós-anestésica, sala de conforto, sala de equipamento, sala de materiais cirúrgicos e sala de expurgo
Sala de operação → uma sala dentro do centro cirúrgico onde são feitos os atos cirúrgicos.
Sala de recuperação pós anestésica → destinada para receber o patinete imediatamente após o ato cirúrgico e presta assistente de cuidado pós anestésica e/ou pós cirúrgico. O tempo de permanência depende do estado do paciente. As complicações mais comuns pós-cirúrgicos na sala de recuperação pós anestésica são ① Distúrbios respiratórios (hipóxia) e ② sangramento
Sala de conforto → destinada para os profissionais de saúde, médico que atuam na sala cirúrgica. Tem a finalidade de providenciar conforto aos profissionais. Tem poltrona, área de guardar os lanches.
Sala de equipamentos → onde são guardados instrumentos como microscópio, desfibriladores, eletrocardiografos e outros instrumento de importância na sala cirúrgica.
Sala de materiais cirúrgicos → onde estão guardados materiais como luvas estéreis e outros materiais limpos que serão utilizados durante o ato cirúrgico.
Sala de expurgo → é a sala destinada para depositar os materiais contaminados ou seja, que foram utilizados durante a cirurgia. Alguns exemplos seringa, borrachas, sondas, vidro de aspiradores, etc.