Feridas Traumáticas Superficiais-Aula 10 Flashcards
Definição de ferimento
Ferimento existe quando tem uma solução de continuidade de tecido com ou sem perda de substâncias
Definição de contusão
Contusão é uma lesão em que não existe solução de continuidade da pele porém existe sim um esmagamento tecidual por força de compressão.
Diferenciá entre feridas superficiais e feridas profundas
As feridas superficiais são produzidas por a gente vulnerável em pele,tecido subcutâneo, aponeurose, músculo e deve ser tratado por todos os tipos de médicos.
Já as feridas profundas são produzidos em nervos, vasos calibroso, tendões, osso, víscera. São tratados no centro cirúrgico.
Descreva ferida incisa
A ferida incisa é uma produzida por forças cortantes. São as mais frequentes e a borda da lesão é regular e linear. A energia transmitida é pequena e assim a pouco desvitalização do tecido
Descreva a ferida perfurante
São feridas produzidas por agente fino, pontiagudo, e cortante com frequência acomete os tecidos mais profundos. Um exemplo é a lesão produzida por punhal.
Descreva as lesões puntiformes
São lesões produzidas por agente fino e pontiagudo. Exemplo lesão por estilete, lesão por prego. Essas lesões devem ser tratados como lesões altamente contaminadas
Descreva as lesões corto-contusas
Também são chamadas lesões lacero -contusas. Apresentam bordas irregulares e a lesão foi produzida por instrumentos através de aplicação de uma grande força de pressão. Normalmente, as bordas são irregulares e produzidas também por objeto os rombos e semi-rombos que produzem lesão de avulsão ou com retalhos.
Descreva a ferida abrasiva
É uma lesão produzida por atrito da pele com uma superfície áspera fazendo com que haja a perda da camada epidérmica e uma parte da camada dérmica.
O que deve conter anamnese do tratamento das feridas superficiais?
Deve conter o tempo decorrido da lesão, mecanismo de ação, imunização contra o tétano, presença ou não de doença associada, presença de alergias, sensibilidades medicamentosas.
O que deve compor o exame físico do local da lesão no tratamento das feridas superficiais?
Deve ser observar a presença ou não de corpos estranhos no local da lesão, presença ou não de edema acentuado, presença ou não de tecido necrosado, isquêmico, ou macerado, presença de tecidos irradiados, hematoma, perda de substâncias.
Quais são os processos que devem ser completados no tratamento das feridas superficiais
Avaliação inicial do local da lesão e a retirada de corpos estranhos, preparação da área cirúrgica esterilizado, antisséptica cirúrgico, aplicação de anestesia, controle de hemostasia, desbridamento cuidadoso e completo, irrigação copiosa Com soro fisiológico ou água destilada, decisão de fechamento da ferida ou não, curativo.
Como é a troca de curativo em uma cicatrização da primeira intenção e em uma cicatrização de segunda intenção
Na cicatrização da primeira intenção, o curativo deve permanecer por 24 até 48 horas para que ocorra epitelizac ção das bordas da lesão.
Já na cicatrização da segunda intenção, o curativo deve ser trocado diariamente até ocorra a cicatrização completa da ferida.
Quais são as contra indicações para a cicatrização da primeira intenção
Ferida maior que 6h00, suprimento sanguíneo inadequado, perda de substância, feridos muito contaminadas, feridas com arma de fogo, mordedura humana e animal.
Qual é o objetivo do uso de anestesia no tratamento da ferida superficial e qual anestesia é a mais utilizada
Tem o objetivo de aliviar a dor e o desconforto durante o exame e o tratamento da ferida local. Essa anestesia tem que ser de ação rápida. Não deve comprometer as funções dos tecidos vizinhos.
Anestesia mais utilizado é a lidocaína.
Deve ser aplicado com o método infiltrativo, anestesiando os ramos subcutâneos. A injeção portanto deve ser lenta para prevenir a dor sendo que uma injeção mais rápida provoca dor. Não deve usar vaso construtora pois causam isquemia e hipóxia
Ligação de uma ferida é feito com quais substâncias
Soro fisiológico ou água destilada