Síndromes e Sintomas Paranoides Flashcards
O que significa o termo “paranoide”?
É um paciente que apresenta distorções das crenças ou atitudes de si próprio ou de outras pessoas (são ideias supervalorizadas). Por exemplo: eles têm a ideia supervalorizada que aqueles que o cercam querem prejudicá-los.
Dê exemplos de sintomas paranoides relacionados a ideias de referência.
O paciente não deixa de ACHAR que as pessoas o estão observando no ônibus (ideia supervalorizada) e que elas estão observando coisas que ele não gostaria que fossem observadas. O paciente percebe que é ideia dele, mas ainda tem essa IMPRESSÃO.
Dê exemplos de sintomas paranoides relacionados a delírios de referência.
É um delírio adicional à ideia de referência (o paciente não mais acha, ele tem certeza que aquilo está ocorrendo). Tem certeza de que alguém o está seguindo.
Dê exemplos de sintomas paranoides relacionados a delírios persecutórios.
Os pacientes creem que alguém/alguma organização está tentando lhes fazer algum mal (o álcool e o cannabis podem aumentar esses delírios em pacientes suscetíveis).
Dê exemplos de sintomas paranoides relacionados a delírios de grandeza.
Podem ser quanto à capacidade (foram escolhidos, tem poderes, missão a cumprir - talento extraordinário) ou à identidade (creem ser famosos).
Quais as causas dos sintomas paranoides?
Podem ser por associação a uma doença orgânica primária (tumor), correlação com algum transtorno afetivo (bipolar, psicótico), ligação com uma doença esquizofrênica, isolamento social. **Nos paranoides, não há alucinações, mas sim a ideia delirante.
Quais os possíveis transtornos de personalidade nos paranoides?
Sensibilidade extrema a rejeições, desconfiados, agressivos, creem que as pessoas lhes roubam direitos, interpretam, erroneamente, as ações de outros indivíduos.
Quais transtornos psiquiátricos podem promover sintomas paranoides?
Delirium, demência, transtornos afetivos, esquizofrenia, síndromes esquizofreniformes.
O que é a parafrenia?
É um quadro delirante e pessoas mais velhas (>40 anos) sem alucinações ou fundo orgânico. **A parafrenia tardia (>60 anos) pode ter fundo orgânico.
O que são transtornos delirantes e quais seus tipos?
É um sistema delirante permanente, inabalável, em que o paciente pode continuar tendo vida social ou trabalhando.
Podem ser: de ciúmes, somáticos, erotomaníacos persecutórios ou não-especificados.
O que é a erotomania?
É a crença que uma pessoa importante ou inacessível está apaixonada por ele e o paciente acredita que foi a outra pessoa que se apaixonou primeiro e o outro não pode viver feliz sem ele. **Pacientes assim não podem entrar em consulta sozinhos, pois podem assediar o médico ou relatar que o médico os assediou.
O que é o transtorno delirante do tipo espreitar?
O paciente persegue pessoas famosas (o comportamento invasivo não se relaciona, geralmente, a ameaças). Seguem a vítima sem, usualmente, fazer algo com ela.
O que é o transtorno delirante somático?
O paciente crê ser portador de alguma doença somática ou deformidade física (enxergam desvios anatômicos no corpo).
O que é a psicose hipocondríaca monossomática?
É uma crença delirante relativa à saúde ou função corpórea.
O que são os delírios querelantes?
O paciente tem uma tendência ao conflito legal, apresentando uma série de queixas e disputas legais (procuram com frequência o PROCON).