Demência (Alzheimer) + Delirium Flashcards
Qual a definição de demência?
É uma síndrome progressiva que apresenta comprometimento das funções cognitivas: Problemas com memória, Problemas de comportamento (agitação, insônia, choro fácil) e Perda das habilidades adquiridas durante a vida (dirigir, gerenciar a vida financeira, …).
Quais as principais etiologias de demência? Quantas são reversíveis?
Alzheimer (50%) e demência vascular (15%). Apenas 15% de todas as etiologias de demência são reversíveis.
*A depressão pode se apresentar sob o quadro de demência (chama-se pseudodemência). Quando são devidamente tratados, ocorre regressão total dos sintomas demenciais.
Como é feito o diagnóstico de Alzheimer?
É feito após serem excluídas outras causas de demência, já que o diagnóstico definitivo se dá com análise anatomopatológica do cérebro. Quando o início é precoce, a doença evolui com maior velocidade.
Qual o QC da Doença de Alzheimer?
É uma doença progressiva e de início insidioso, portanto ocorrendo em fases: Inicial, Intermediária e Avançada.
Inicial: Distração, Dificuldade para lembrar nomes/palavras/números, Dificuldade de aprender coisas novas, Redução das atividades sociais. A medicação anti-demencial funciona nesse estágio.
Intermediária: Perda marcante da memória e funções cognitivas, Deterioração das habilidades verbais, Alterações de comportamento, Delírios e alucinações, Incapacidade de convívio social, Perda do controla esfincteriano.
Avançada: Tendência de desaparecimento da fala, Transtornos de comportamento, Delírios e alucinações, Tendência a ficar acamado, Dificuldade para engoli alimentos, Perda do controle da bexiga e intestino.
Quais as causas de Alzheimer?
Não são conhecidas ainda, mas sabe-se que é idade-dependente e que o risco aumenta em familiares.
Quais as causas da Demência Vascular?
Várias enfermidades de origem vascular: trombose, AVC, parada cardíaca, …
Qual o QC da Demência Vascular?
É um quadro demencial mas com início súbito após evento neurológico (AVC ou trombose, por exemplo), tendo diagnóstico pelo exame clínico ou por TC.
Qual o tratamento das demências?
Nas causas reversíveis, tratar a doença de base o mais rápido possível. Já nas degenerativas, deve-se manejar com antipsicóticos em doses baixas (Haldol), valendo lembrar que não se pode evitar o curso da doença, mas sim retardá-lo.
No caso do Alzheimer, a doença pode se estabilizar com o uso de um inibidor de colinesterase (Rivastigmina, Donepezila, Tacrina).
Quais os achados laboratoriais e anatomopatológicos na doença de Alzheimer?
Os níveis de acetilcolina estão anormalmente baixos e no anatomopatológico há acúmulo extracelular de corpos senis (beta-amiloide) e intracelular de emaranhados neurofibrilares.
Quais os diagnósticos diferenciais para demência?
Depressão, delirium, retardo leve ou moderado, …
O que é o delirium?
É uma síndrome clínica caracterizada por rebaixamento súbito do nível de consciência, comprometimento da atenção, distúrbios da percepção (distorções, ilusão, alucinações), distúrbio na capacidade de abstração e compreensão, delírios pouco estruturados e fugazes, déficit de memória de fixação, desorientação (muito comum ser no tempo), comprometimento da atividade psicomotora com início abrupto dos sintomas e flutuação durante o dia, tendendo a piorar à noite.
Qual a duração do delirium?
Limitada a dias ou semanas, sendo que os sintomas desaparecem por completo quando o agente causal é retirado.
Qual a epidemiologia do delirium?
Frequente em pacientes internados.
Quais as causas de delirium?
Infecções, hipóxia, hipercapnia, hipoglicemia, …, meningite, encefalopatias, …, álcool, anfetaminas, sedativos, …, anestésicos, anticonvulsivantes, …, organofosforados, CO, …
Como é feito o diagnóstico de delirium?
Em um quadro de delirium, deve-se encontrar e tratar a causa base, que deve ser o foco principal do manejo.
Usa-se então: exames básicos (hemograma, Rx Tx, tireoide, …), culturas.
Ou seja, é necessário a solicitação de todos os exames laboratoriais, pois sempre há uma causa orgânica do delirium.