Síndromes De Transmissão Sexual Flashcards
Considerando as IST, é CORRETO afirmar:
- Gonorreia é uma IST que causa muita dor e sempre é sintomática, especialmente na mulher
INCORRETA, pois a cervicite/uretrite por gonococo é assintomática em 70-80% dos casos. Alguns sintomas genitais leves como corrimento vaginal, dispareunia podem ocorrer na presença de cervicite
São complicações relacionadas ao uso do dispositivo intrauterino:
A) gestação ectópica e doença inflamatória pélvica
B) hiperplasia endometrial e doença inflamatória pélvica
Letra A
Em relação ao diagnóstico das vulvovaginites, é correto afirmar que:
A) A sensibilidade do exame a fresco em amostras vaginais para diagnóstico da tricomoníase é alta
B) O exame a fresco da secreção vaginal com hidróxido de potássio a 10% promove uma lise celular, facilitando a identificação de hifas e micélios
Letra B
Homem, 35a procurou UBS queixando-se de lesão peniana ulcerada única, indolor, com bordas endurecidas e fundo limpo, de surgimento há 1 semana, após relação sexual desprotegida há 3 semanas. Após realizar o diagnóstico, o médico é informado de que não há disponibilidade de penicilina G benzatina no mercado. Nesse caso, o tratamento alternativo a ser prescrito é:
A) Doxiciclina 100mg VO, de 12/12hrs por 14 dias
B) Ceftriaxona 250mg IM dose única
Letra A
Mulher, 38a, procura atendimento com queixa de odor vaginal e corrimento. Ao exame, confirma-se presença de secreção escassa homogênea, acinzentada, com odor fétido e pH vaginal de 6. Refere ja ter feito uso de medicação em episódio semelhante ocorrido anteriormente. Naquele momento, a medicação provocou intolerância gástrica e gosto metálico na boca. Como alternativa a essa medicação, deve ser prescrito:
A) Cloteimazol
B) Clindamicina
Letra B
Clindamicina 300mg VO, 12/12hrs por 7 dias
A sífilis congênita é uma doença passível de prevenção, com diagnóstico e tratamento efetivos durante a gestação. Entretanto, esta continua sendo um importante problema de saúde pública, com números crescentes de casos nos últimos anos. Sobre a sífilis na gestação, é correto afirmar:
A) Gestantes com tratamento há menos de 30 dias do parto são consideradas inadequadamente tratadas e, portanto, caso de sífilis congênita
B) O seguimento de pct tratadas deve ser realizado através de testes treponêmicos, com periodicidade mensal
Letra A
O seguimento da sífilis na gravidez deve ser feito com VDRL mensal, que é um teste não - treponêmico
Menina, 14a, vítima de estupro há 12hrs é trazida ao PS para avaliação. Refere que houve agressão seguida de coito vaginal sem consentimento; nega doenças e uso de medicações. Refere que a DUM ocorreu há 2 semanas. Sobre o atendimento inicial dessa pct, é correto afirmar:
A) Como o estupro ocorreu há 12hrs, está contraindicada a profilaxia para o HIV
B) O médico responsável pelo primeiro atendimento realizará a coleta de material vaginal e/ou anal com swab
Letra B
A profilaxia do HIV deve ser realizada com o uso de antirretrovirais e iniciada no menor prazo possível, com limite de 72hrs.
Antirretrovirais: Tenofovir + Lamivudina + Dolutegravir
Mulher com 23semanas de gestação sofreu abuso sexual há 12horas, por agressor desconhecido, com penetração vaginal e ejaculação, sem uso de preservativo. Quanto à profilaxia antirretroviral, deverá ser realizada por 28d, com administração de tenofovir 300mg + lamivudina 300mg - coformulado, 1 cp uma vez ao dia, associado a:
A) Dolutegravir
B) Raltegravir
Letra B
O esquema preferencial antirretroviral para PEP em gestantes, a partir de 14 semanas, inclui tenofovir, lamivudina e raltegravir por 28d.
Se idade gestacional inferior a 14 semanas, recomenda-se o uso de atazanavir/ritonavir em substituição ao raltegravir
Quanto à reação de Jarisch-Herxheimer, é correto afirmar:
A) É mais frequente quanto é alto o nível de espiroquetemia materna
B) Significa uma reação alérgica à penicilina
Letra A
Ela ocorre nas primeiras 24h de terapia em 50-75% dos pct. Caracteriza-se por febre, calafrios, mialgia, cefaleia, hipotensão arterial, exantema e exacerbação das lesões cutâneas, geralmente iniciados após 2-4 hrs do início do tratamento (efeito adverso decorrente da eliminação de grande carga de antígenos após o uso de benzetacil)
Exame de VDRL falso positivo pode acontecer em:
A) Usuárias de drogas
B) Diabetes tipo 1
Letra A
O VDRL se baseia em anticorpos contra os componentes cardiolipínicos do T. Pallidum, que também podem estar presentes nas situações de degeneração celular (uso de drogas ilícitas injetáveis, HIV/aids, hanseníase e colagenoses, como LES e a síndrome do anticorpo antifosfolipídio)
Após 1 semana de tratamento com atb para cistite, uma mulher de 28a, apresenta queixa de prurido vaginal há 2 dias, ardência e corrimento vaginal amarelado. Qual a terapia mais adequada?
A) Metronidazol
B) Fluconazol
Letra B
É bastante comum após a realização de atb o surgimento de candidíase vulvovaginal
Sobre o cancro mole, é correto afirmar que:
A) É causado por um bacilo sem mobilidade, não formador de esporos, facultativo, gram-positivo, o Haemophilus ducreyi
B) Inicia como pápula eritematosa que evolui para pústula, sofrendo ulceração em 48hrs. Em geral, as lesões são recobertas com material purulento
Letra B
O H. ducreyi é um cocobacilo hram-negativo. Possui período de incubação de 4-7 dias e pode ser acompanhado de acometimento dos linfonodos inguinais (bubão), geralmente unilateral. No inicio, há adenomegalia dolorosa, que evolui para flutuação e fistulização em metade dos casos, com orifício único
No rastreamento de sífilis, o encontro de VDRL negativo associado a dois testes treponêmicos positivos, pode indicar
A) Sífilis tratada
B) Sífilis latente
Letra A
O teste não-treponêmico (VDRL) pode demorar cerca de 2 semanas para ficar positivo após o aparecimento do cancro duro na sífilis primária. Além disso, após a cura geralmente o teste não é mais reativo; embora possa permanecer positivo por toda a vida.
Já os testes treponêmicos (FTA-Abs) costumam ser positivos desde o início da sífilis primária e geralmente se mantém positivos por toda a vida.
Logo, um VDRL negativo com 2 testes treponêmicos + pode significar:
Sífilis primária precoce ou doença de longa evolução já curada (sífilis tratada)
Jovem de 19a procurou atendimento referindo ter sido vitima de estupro em uma festa. Relatou que não procurou atendimento médico na ocasião, porque encontrava-se com vergonha do episódio. Entretanto, há 2 dias recebeu diagnóstico de gravidez com 8 semanas de evolução, que revelou idade gestacional compatível com o relato de abuso sexual sofrido. Não desejando prosseguir com a gestação, solicitou a realização de interrupção da gravidez. Para realização do procedimento, a documentação obrigatória exigida é:
A) Autorização judicial
B) Termo de consentimento livre e esclarecido
Letra B
Menina de 11 anos foi trazida à consulta pela mãe por suspeitar que a filha estivesse grávida. O exame USG revelou gestação de 5 semanas. A mãe informou que a filha consentira em manter relações com o namorado, de 19 anos, mas que ambas desejavam interromper a gestação. De acordo com a legislação vigente de 2018:
A) A paciente não sofreu estupro, pois houve consentimento
B) O aborto legal, nesse caso chamado de sentimental, é permitido e deve ser realizado por médico, após consentimento da gestante ou de seu representante legal
Letra B
É considerado estupro de vulnerável a paciente menor de 14 anos que tenha mantido relação sexual com ou sem consentimento. Em caso de estupro dessa natureza, denominamos estupro sentimental e pode ser oferecido o aborto legal para essa paciente.