Anticoncepção E Sangramentos Ginecológicos Benignos Flashcards
Pct de 27a, nuligesta, procura atendimento porque deseja engravidar. Casada há 3a com atividades sexuais há 2a sem uso de métodos contraceptivos. Relata dismenorreia, de intensidade progressiva, associada a dispareunia de profundidade. Nega queixas urinárias ou digestivas. DUM há 8d. Esposo com bom estado de saúde, e tem filho de outro casamento. Exame ginecológico sem alterações, e exames de investigação básica não evidenciaram anormalidades. Qual a melhor conduta?
- Laparoscopia
Verdadeiro
Os exames de investigação básica que incluem espermograma, uma histerossalpingografia, dosagens hormonais e uma USGTV mostraram-se normais. A única alteração observada seria a queixa de dismenorreia progressiva e dispareunia que sugerem endometriose pélvica. A endometriose geralmente é caracterizada por infertilidade, dor pélvica crônica e dispareunia. O padrão ouro para investigação das estruturas pélvicas é a laparoscopia que permite o diagnóstico de alterações pélvicas por visualização direta e possibilidade de histopatológico, além do tratamento de possiveis aderências ou focos endometrióticos
Com relação à dismenorreia primária, assinale a alternativa correta:
A) Os sintomas começam nas 72horas que precedem o catamênio
B) Está associada a ciclos ovulatórios
Letra B
A dismenorreia primária é um distúrbio ginecológico comum que afeta até 60% das mulheres que menstruam. É caracterizado pela dor durante o período menstrual sem doença pélvica associada. Os sintomas começam algumas horas antes ou logo após o início do período menstrual e pode durar até 48-72hrs
Mulher de 24a, com 3 filhos vivos, viúva, procurou o serviço de planejamento familiar para solicitar laqueadura tubária. Refere que teve 3 partos cesáreas. Não pretende ter novo relacionamento. Sobre a melhor conduta referente ao planejamento:
- A pct apresenta condições para solicitar a esterilização definitiva, porém cabe a equipe de saúde multidisciplinar apresentar todos os métodos contraceptivos reversíveis, e indicá-los como alternativa à laqueadura tubária
Verdadeiro
Pode ser realizada a laqueadura se:
>25 anos OU > ou = 2 filhos
Mulher, 35a, G2P2A0C0, comparece ao ambulatório de ginecologia referindo aumento do fluxo menstrual há 6m, com duração de 8d, presença de coágulos e uso de 6 absorventes por dia. Faz uso de ACO. USG pélvica: imagem nodular de 2 x 2 cm compatível com mioma FIGO 1. Hg = 9,5. A conduta é:
- Miomectomia histeroscópica
Verdadeiro
A Classificação da FIGO vai de 0 a 8, sendo 0 o mioma submucoso pediculado, o 7 o mioma subseroso pediculado e o 8 o mioma necrótico (solto na cavidade)
Mulher de 38a inicia novo relacionamento e procura serviço para orientações contraceptivas. G2P2, TVP no puerpério do segundo filho há 3 anos, tabagista (10 cigarros/dia). São métodos contraceptivos adequados para uso dessa pct:
- Sistema intrauterino de levonorgestrel e implante subcutâneo de etonogestrel
Verdadeiro
O tabagismo de <15 cigarros/dia em pct com mais de 35a é classificado como categoria 3 da OMS (contraindicação relativa), enquanto a história de TVP é classificado como categoria 4 (contraindicação absoluta). A opção mais acertada para essa pct deve ser aquela livre de estrogênio, devendo-se buscar uma opção com progestágeno ou não-hormonal. O SIU de levo orgestrel e o implante são considerados categoria 2 para a história prévia de TVP e 1 para o tabagismo
Pct de 32a foi submetida à videolaparoscopia por dor pélvica crônica e infertilidade. Após a cirurgia, o médico informou a pct que ela era portadora de endometriose peritoneal profunda. Isto quer dizer que:
- Há acometimento peritoneal, com focos de doença penetrando mais do que 5mm
Verdadeiro
A adenomiose é causa de sangramento uterino anormal, e tem como característica:
A) o mairo risco de sarcoma uterino
B) Acometer mulheres jovens nulíparas
C) Aumentar o risco de neoplasia maligna do endométrio
D) A metaplasia glandular do miométrio
E) A presença de glândulas endometriais dentro do miométrio
Letra E
Não se caracteriza por uma metaplasia, que é a transformação de um tipo de célula em outra. É mais prevalente em mulheres entre 40-50a e aproximadamente 90% dos casos ocorrem em multíparas. Não aumenta risco de neoplasia maligna do endométrio e nem de sarcoma uterino
A endometriose é uma doença que acomete 10% da população feminina em idade reprodutiva. O local mais acometido é o ligamento uterossacro, embora possam surgir focos no intestino. A porção intestinal mais acometida por focos de endometriose é o:
- Retossigmoide
Verdadeiro
Nuligesta de 32a veio à consulta por desejar engravidar. Relatou apresentar ciclos menstruais regulares e usar regularmente ACO. Ao toque vaginal, o útero estava aumentado de volume. A USGTV revelou 3 miomas no útero: um intramural de 2cm, outro subserose de 3cm, e o terceiro submucoso de 0.8cm. A consuta mais adequada é:
A) Liberar a pct para gestar
B) Realizar miomectomia laparoscópica
Letra A
As pcts assintomáticas devem ser acompanhadas clinicamente, pois não justifica qualquer tratamento ou abordagem
Pct de 30a, Gesta 1 Para 1, com queixa de aumento do fluxo menstrual moderado. Ao USG, é evidenciado mioma de 3cm de diâmetro em região intramural de parede posterior. Das alternativas abaixo, qual não é considerada um indicação correta?
A) Tratamento com anti-inflamatório
B) Tratamento com ACO
C) Ablação endometrial
D) Utilização de SIU (Mirena)
Letra c
As alternativas que podem ser tentadas para o tratamento clínico são: análogos de GnRH, danazol, gestrinona, anti-inflamatórios, SIU levonorgestrel e ACO. Para miomas intramurais, o tratamento cirúrgico com ablação endometrial, que consiste na destruição do endométrio, não tem efeito na melhora dos sintomas. Além disso, está técnica irá impedir esta pct jovem com apenas 1 filho de engravidar novamente
Os miomas uterinos são os tumores benignos das células musculares lisas do miométrio e mais prevalentes durante a menacme. Em relação a esta doença, assinale a alternativa correta:
A) A maioria dos miomas uterinos cresce rapidamente, justificando o grande número de histerectomias no mundo
B) pacientes na perimenopausa com mioma e sintomas leves, se beneficiam da conduta conservadora
Letra B
A maioria dos miomas é assintomático e de pequenas dimensões. Além disso, o crescimento tende a ser lento.
Pcts na perimenopausa com mioma e sintomas leves se beneficiam da conduta conservadora, pois com a interrupção do estímulo hormonal na menopausa, o mioma regride de tamanho ou interrompe seu crescimento
Em relação aos métodos anticoncepcionais, é correto dizer que:
A) O DIU, seja de cobre, seja hormonal, diminui a ocorrência tanto das gestações intrauterinas,
Como das ectópicas
B) Os métodos anticoncepcionais hormonais, como classe, aumentam o risco de doença tromboembólica venosa
Letra A
Há uma confusão bastante frequente sobre essa informação. O diu fiminui a ocorrencia de qualquer gestação, seja tópica ou ectópica (risco absoluto menor). No entanto, em caso de falha do método, a chance de ocorrer uma gestação ectópica é maior (risco relativo maior).
Somente classe de contraceptivos combinados apresenta aumento do risco de trombose