Síndrome de Korsakof Flashcards
Relação com encefalopatia de Wernick
Existe alguma dúvida de alguns autores se a SK é sempre precedida de EW. Uma revisão sistemática aponta que provavelmente sim, lembrando que o diagnóstico de EW é muito difícil e frequentemente não é feito.
Diferenças na patologia da demencia alcoolica e da síndrome de Korsakof
A neurotoxicidade do etanol leva a redução do volume de massa branca, mas não há diferença significativa entre alcoólatras com ou sem SK, e hoje se coloca que essa lesão é reversível na maior parte dos pacientes, dentro de um ou dois anos de abstinência.
Estudos em animais demonstraram que a neurotoxicidade do etanol é largamente reversível, e que as alterações devido a deficiência de tiamina não o são.
O prejuízo da memória na SK parece se derivar de lesão no núcleo anterior do tálamo, que tem um papel crítico na SK. Outras estruturas também são afetadas como núcleos dorsomediais do tálamo, corpos mamilares, rafe dorsal e medial, verme cerebelar (estruturas também afetadas na EW)
Progressão de EW para SK
EPD
Estudos clássicos colocam uma progressão de aproximadamente 85% dos casos, porém esses estudos foram conduzidos sobre as primeiras deifinições de SK (Victor et al.), em que a perda de memória pode ocorrer concomitante a EW e pode ser resolvida em pouco tempo.
Um estudo mais recente que conta com uma definição mais consistente da SK (considerando um dano em maior parte irreversível da memória) encontrou uma progressão de 56%.
Principal fator na progressão de EW para SK
O intervalo entre o início da EW e a reposição de tiamina é um fator crucial para determinar a gravidade dos danos e transtorno residuais
Manifestações
Pode ter início agudo, após um episódio bem característico de encefalopatia de Wernicke, ou insidioso, após vários episódios subclínicos de encefalopatia.
Amnésia anterógrada profunda, amnésia retrógrada que se estende de anos a décadas que respeita um gradiente temporal, ¬ memórias mais recentes são mais acometidas do que as memórias remotas, e desorientação têmporo¬espacial
O paciente pode confabular, preenchendo as lacunas amnésticas por vezes com fragmentos de memórias verdadeiras, mas que são inseridas fora do contexto temporal e de forma desordenada.
Geralmente reoconhecida como um distúrbio da memória, é acompanhada de sintomas cognitivos e comportamentais.
Desde as primeiras descrições, já foram reconhecidos sintomas adicionais, como a apatia, flattened effect e confabulações.
Disfunção de Memória Episódica
A memória episódica e a memória semântica podem ser afetadas, principalmente a episódica.
Nesses dois subdomínios a memória anterógrada é tipicamente mais afetada que a memória retrógrada.
Uma teoria mais recente é do prejuízo da memória contextual. Pacientes com SK frequentemente codificam iformações contextuais de tempo e espaço de forma menos eficiente que controles saudáveis, e consequentemente tem mais dificuldades na “memória de origem” (componente fundamental da evocação da memória episódica, que permite a reconstrução de detalhes contextuais caracterizando a aquisição de eventos episódicos)
Embora amnésia anterógrada é certamente um dos sintomas mais proeminentes, a memória remota também é afetada. Pode afetar memórias de anos, ou até mesmo décadas atrás, mas memórias da infância geralmente são poupadas.
Disfunção da Memória Semântica
Se refere a memória da linguagem, conceitos e fatos bem conhecidos. É independente da evocação de qualquer episódio específico no tempo ou espaço.
A memória semântica é relativamente poupada na SK. Diferente de pacientes com demência, na SK os pacientes tem performance perto do normal em testes de memória semântica.
Os pacientes com SK no entanto tem** prejuízo na aprendizagem de categorias e recursos**, que é independente da memória episódica.
Memória Processual
Sistema de memória implícita, resultante do aprendizado implícito (sem consciência). Muito estudos mostraram a preservação dessas memórias na SK, mas outros não. Em revisões recentes, a memória de procedimentos esta preservada na SK quando as tarefas avaliadas são minimamente dependentes de outros domínios cognitivos.
Função Executiva
Compreende o planejamento, inibição de resposta, geração de resposta, mudança de conceitos e atualização da memória de trabalho. A disfunção executiva na SK é constante e pode afetar qualquer processo executivo.
A falta de insight é relacionada a disfunção executiva
Confabulações
Pode ser uma **confabulação provocada ou espontânea **(fantástica, são menos variáveis e plausíveis que as provocadas, podendo ter um conteúdo grandioso).
As confabulações espontâneas geralmente desaparecem dentro de algumas semanas, e as provocadas permanecem.
Pacientes com SK tem dificuldade em evocar o contexto das memórias, e parte das confabulações podem ser compreendidas como falhas nesse processo.
Tem dificuldade de organizar as memórias na sequencia temporal apropriada e perdem a noção da ordem dos eventos (achronogesis)
Atapia
Ausência de respostas a estímulos, demonstrada por falta de ação auto-iniciada (os conceitos mais antigos colocam como uma disfunção exclusivamente da volição, conceitos mais modernos também englobam sintomas cognitivos e afetivos).
Apatia foi colocada como um sintoma característico da SK nas descrições iniciais, mas não se tem tido um enfoque nesse sintoma em estudos mais recentes. A apatia pode ser menos evidente ou mesmo ausente na SK não alcoólica.
Desordens do afeto, percepção de emoções e cognição social
Nas primeiras descrições da SK, colocava-se o aplainamento emocional e desapego afetivo como características desses pacientes, porém hoje se tem outra visão.
Nos estágios iniciais os pacientes frequentemente são irritáveis ou eufóricos, e muitas vezes mantém uma instabilidade afetiva por toda a vida.
Suspeição e emoções intensas podem ser facilmente provocadas.
Até agora, desordens afetivas raramente foram estudadas na SK, um estudo recente aponta que pode haver comprometimento primário da função afetiva.
Pacientes tendem a superestimar o conteúdo afetivo dos estímulos e mostram reação emocional exagerada ou sensibilidade aumentada em outras situações.
Há também evidências que esses pacientes tem prejuízo importante da percepção de prosódia afetiva e do reconhecimento de expressões faciais.
TTO
Após a fase de EW e a fase de convalescência, não há evidência de tratamento farmacológico para SK. O tratamento da condição é focado na reabilitação cognitiva, podendo-se utilizar de tratamento farmacológico para supressão de sintomas.
O uso de técnicas de compensação de memória podem ajudar, e intervenções cognitivas tem sido estudadas