Sífilis diagnóstico e tratamento Flashcards
Diagnóstico sífilis – Exames diretos
É complicado nas fases iniciais
Exame em campo escuro pode ser realizada tanto nas lesões primárias como nas lesões secundarias da sífilis, em adultos ou em crianças. A amostra utilizada é o exsudato seroso das lesões ativas (que deve ser livre de eritrócitos, de restos de tecido e de outros microrganismos). Sensibilidade: entre 74% e 86% Especificidade: pode alcançar 97%, dependendo da experiência do técnico que realiza o exame
A não detecção do treponema utilizando essa metodologia indica que a lesão, provavelmente, não é sifilítica. Porém, pode também significar que:
O numero de T. pallidum presente na amostra não é o suficiente para sua detecção. A lesão esta próxima da cura natural O paciente recebeu tratamento sistêmico ou tópico. O exame de campo escuro negativo não exclui sífilis.
Diagnóstico sífilis testes treponêmicos
Testes não treponêmicos
VDRL – quantitativo : Torna-se positivo 1 a 3 semanas após aparecimento do cancro duro. Tende a ficar negativo após tratamento. Resultado são expressos: ½, ¼, 1/8, etc.
Quando usar o teste rápido?
Possíveis resultados do teste rápido da sífilis
Tratamento sífilis primária
Tratamento sífilis secundária ou latente precoce
*** Tratamento sífilis latente tardia
Tratamento Neurosífilis
Acompanhamento da sífilis
Reação de Jarisch-Herxheimer
A reação de Jarisch-Herxheimer é um evento que pode ocorrer durante as 24 horas após a primeira dose de penicilina, em especial nas fases primária ou secundária.
Exacerbação das lesões cutâneas, mal-estar geral, febre, cefaleia e artralgia, que regridem espontaneamente após 12 a 24 horas.
Pode ser controlada com o uso de analgésicos simples, conforme a necessidade, sem ser preciso descontinuar o tratamento.