Cancro Mole e Donovanose Flashcards
O que é o cancro mole e qual seu agente etiológico?
uma doença de transmissão exclusivamente sexual, provocada por um bacilo gram negativo denominado Haemophilus ducreyi; Cancróide, cancrela, cancro venéreo simples, cavalo.
Haemophillus ducreyi
Epidemiologia
Período de incubação do cancro mole
Período de Incubação: 2 a 5 dias, podendo se estender por até 2 semanas. O risco de infecção em um intercurso sexual é de 80%.
Manifestações clínicas do cancro mole
Lesões múltiplas (podendo ser única) e habitualmente dolorosas, Auto-inoculação
A borda é irregular, apresentando contornos eritemato-edematosos e fundo irregular recoberto por exsudato necrótico, amarelado, com odor fétido que, quando removido, revela tecido de granulação com sangramento fácil.
Diagnóstico cancro mole
Recomendações cancro Mole
Tratamento cancro mole
O que é a donovanose?
A donovanose é* uma infecção bacteriana progressiva* crônica, que habitualmente acomete a região genital.
A doença é geralmente considerada como uma infecção sexualmente transmitida de baixa infectividade
Essa infecção ficou conhecida por muitas outras denominações, das quais a mais comum é granuloma inguinal.
Granuloma inguinal é uma doença genital ulcerativa provocada pela bactéria intracelular Gram-negativa Klebsiella granulomatis
***Lesões granulomatosas, ulceradas, indolores, autoinoculáveis.
Acomete pele e tecido subcutâneo da região inguino crural*
Epidemiologia donovanose
A donovanose estáassociada à higiene precária Associada a baixa condição sócio econômica A infecção em parceiros sexuais do caso índice ocorre em grau limitado. A donovanose constitui um fator de risco para a infecção pelo HIV
Agente etiológico da Donovanose
O agente etiológico foi reclassificado como Klebsiella granulomatis Coco-Bacilo Gram negativo encapsulado medindo 0,6mm a 2,0 mm, pleomorfo e de extremidades arredondadas
intracitoplasmático. Nas lesões são encontrados dentro de macrófagos sob a forma de pequenos corpos ovais denominados corpúsculos de Donovan.
Quadro clínico donovanose
PI: 2 semanas a 1 mês ( 3 dias a 6meses) não é bem estabelecido.
Lesão nodular única ou múltipla de localização subcutânea, que erode – ulceração bem definida, indolor, que tem crescimento lento e sangra com facilidade
Fundo da lesão é amolecido e cor de carne. Bordas são irregulares, elevadas e bem delimitadas.
Lesões recentes o fundo é serossanguinolento, lesões antigas: a superfície torna-se granulosa e a secreção é seropurulenta e de odor fétido.
A genitália éacometida em 90% dos pacientes, e a região inguinal, em 10%. Os locais mais comuns de infecção são o prepúcio, o sulco coronal, o frênulo e a glande nos homens e os lábios menores do pudendo e frênulo nas mulheres. As lesões cervicais podem simular o carcinoma. Nos homens, as lesões estão associadas àfalta de circuncisão. A linfadenite éincomum.
Ocorrem lesões extragenitais em 6% dos casos, podendo acometer os lábios, as gengivas, as bochechas, o palato, a faringe, a laringe. Foi relatada a ocorrência de disseminação hematogênica da K. granulomatis para o fígado e o osso. Durante a gravidez, as lesões tendem a desenvolver-se mais rapidamente e a responder mais lentamente ao tratamento. A poliartrite e a osteomielite constituem complicações raras. No recém-nascido, a donovanose pode manifestar-se como infecção ótica.
Classificação de Lobo Jardim
Complicações e sequelas donovanose
Sangramentos Linfedema genital (mais frequente em pacientes do sexo feminino), Cicatrizações deformantes e inestéticas. Deve‐se considerar, sempre, a possibilidade de degeneração para carcinoma espinocelular, particularmente nos casos com longa evolução.
Diagnóstico donovanose
O diagnóstico é confirmado pela identificação microscópica dos corpúsculos de Donovan em esfregaços de tecido.