Serviço Público e Regulação Estatal Flashcards
De quem é a titularidade da prestação dos serviços públicos?
Do Poder Público.
De que formas o Poder Público pode ofertar os serviços públicos para a sociedade?
Diretamente e sob regime de concessão ou permissão.
A Constituição Federal ainda prevê uma terceira forma de prestação indireta, que é a autorização de serviços públicos, porém, abrange apenas uma parcela das hipóteses de serviço público.
PARA FIXAR
Sobre o serviço público, a lei deve dispor sobre o regime de delegação, os direitos dos usuários, a política tarifária, a obrigação de manter serviço adequado e, ainda, sobre as reclamações relativas à prestação dos seus serviços.
PARA FIXAR
A forma indireta de prestação de serviço público é por concessão, permissão e autorização. Essa última abrange apenas UMA PARCELA DAS HIPÓTESES.
A forma indireta de prestação de serviço público por autorização abrange apenas uma parcela das hipóteses de serviço público. Tratam de atividades relacionadas com a atividade econômica (em sentido amplo). Assim, podem ser exploradas com a finalidade de lucro.
Os serviços públicos são de titularidade do Estado.
Os serviços públicos poderão ser desenvolvidos pela iniciativa privada?
Sim, por meio de delegação.
CERTO OU ERRADO:
A iniciativa privada não pode prestar esses serviços públicos por livre iniciativa.
ERRADO! É necessário delegação do Poder Público.
PARA FIXAR
Existem atividades que, pela relevância social, devem ser prestadas pelo Estado e, nesse caso, serão serviços públicos. São casos relacionados aos serviços de saúde e educação.
Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
As instituições privadas poderão participar do sistema único de saúde?
SIM! De forma complementar, segundo diretrizes do SUS, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
É possível destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos?
NÃO! É vedado.
CERTO OU ERRADO:
Os serviços de saúde e educação quando prestados pela iniciativa privada não necessitarão de delegação por parte do setor público.
CERTO!
CERTO OU ERRADO:
Os serviços que não se enquadram nas atividades econômicas, podem ser prestados pela iniciativa privada desde que haja delegação do setor público.
ERRADO! Não é necessário delegação.
CERTO OU ERRADO
O controle estatal ocorrerá apenas dentro do exercício do poder de polícia.
CERTO!
Quais as três escolas ou correntes sobre o conceito de serviço público segundo a doutrina?
- escola essencialista ou materialista;
- escola subjetivista;
- escola formalista
No que consiste a corrente da escola essencialista ou materialista de serviço público?
Essa corrente defende que uma atividade será considerada serviço público em função de suas próprias caractetrísticas. Os essencialistas entendem que o conceito de serviço público se relaciona com o aspecto material da atividade. Assim, as atividades que buscam a satisfação das necessidades coletivas fundamentais devem ser consideradas serviços públicos.
No que consiste a corrente da escola subjetivista de serviço público?
Essa corrente considera como serviço público a atividade prestada pelo Estado ou por suas entidades administrativas. Ela considera, portanto, o sujeito o responsável pelo serviço.
No que consiste a corrente da escola formalista ou legalista de serviço público?
Essa corrente entende que serviço público é a atividade que o ordenamento jurídico determine que seja prestada sob regime jurídico de direito público. Nesse caso, é a Constituição e a lei que definem o que será serviço público.
não é possível analisar o conteúdo da atividade em si para definir o que é serviço público
Qual a corrente de escola de serviço público adotado no Brasil?
A corrente da escola formalista ou legalista.
PARA FIXAR
Definição de serviço público por Bandeira de Mello:
Serviço público é toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o Estado assume como pertinente a seus deveres e resta por si mesmo ou por quem lhe faça as vezes, sob um regime de Direito Público –portanto, consagrador de prerrogativas de
supremacia e de restrições especiais –, instituído em favor dos interesses definidos como públicos no sistema normativo.
PARA FIXAR
Segundo Bandeira de Mello, “conclui-se, pois espontaneamente, que a noção de serviço público há de se compor necessariamente de dois elementos: (a) um deles, que é seu substrato material, consiste na prestação de utilidade ou comodidade fruível singularmente pelos administrados; o outro, (b) traço formal indispensável, que lhe dá justamente o caráter de noção jurídica, consiste em um específico regime de direito público, isto é, numa “unidade normativa”.
PARA FIXAR
Conceito de serviço público por Hely Lopes Meirelles:
“Serviço público é todo aquele prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniência do Estado.”
PARA FIXAR
Definição de serviço público por Alexandre Santos de Aragão:
“Serviços públicos são as atividades de prestação de utilidades econômicas a indivíduos determinados, colocados pela Constituição ou pela lei a cargo do Estado, com ou sem reserva de titularidade, e por ele desempenhadas diretamente ou por seus delegatários, gratuita ou remuneradamente, com vistas ao bem-estar da coletividade.”
PARA FIXAR
Definição de serviço público por José dos Santos Carvalho Filho:
Serviço público é “toda atividade prestada pelo Estado ou por seus delegados, basicamente sob regime de direito público, com vistas à satisfação de necessidades essenciais e secundárias da coletividade.”
PARA FIXAR
Celso Antônio Bandeira de Mello considerou dois elementos no conceito de serviço público: substrato material e elemento formal.
Todavia, Maria Sylvia Zanella Di Pietro apresenta um terceiro elemento: o subjetivo
De forma resumida, quais os três elementos do conceito de serviço público?
a) elemento subjetivo;
b) elemento formal; e
c) elemento material