Sentidos Quimicos Olf - prova 2 Flashcards
Componentes celulares da olfação
• Proteínas ligadoras de odorantes: responsáveis por capturar odorantes que são lipossolúveis
• Glomérulos são as regiões que ligam as células olfatórias as células M/T (mitrais e tufosas) que são aonde sobem as fibras do nervo olfatório
• Presença de células periglomerulares que são responsáveis por inibir a quantidade de cheiros que atuam ao mesmo tempo. Elas atuam em conjunto com outras células granulares que se localizam mais acima nesse trato e também realizam a inibição de fibras visando sentir um cheiro em detrimento de outro.
➔ O trato olfatório se diferenciam dos demais por não passar diretamente pelo talamo
OBS - O ambiente criado é fundamental para o funcionamento desse tecido, uma vez que o muco associado aos cílios e as terminações dos receptores são perfeitos para receber as substâncias causadoras de odor.
Processamento dos cheiros
Existem um tipo específico de receptor para se ligar ao odorante, que ao se conectar ativa a proteína G para ativar enzimas e canais iônicas, formação do segundo mensageiro e ativaçao posterior do canal de sódios para causar estímulo.
O odorante se liga ao receptor e permite ua potencial que causa uma expulsão de cargas positivas porque o cloreto sai da célula deivdo ao arranjo característico dessa região em que o cloreto é mais abundante no meio interno do que no meio externo e ao abrir o canal ionico ocorre uma liberação dele. Isso acontece devido ao inflluxo de cálcio que permite a abertura dos canais de cloreto
Anormalidades do olfato:
- Anosmia: ausência do sentido olfatório
- Hiposmia: sensibilidade reduzida
- Disosmia: distorção dos sentidos de olfato