Sentidos Químicos Gustação - prova 2 Flashcards
Sabores
salgado doce azedo amargo e umami
Papilas
1- Papilas circunvaladas, que formam a linha V na superfície posterior da língua (gosto amargo)
2- Papilas fungiformes na superfície plana anterior da língua (gosto doce/salgado)
3- Papilas foliáceas, que são as dobras na superfície lateral da língua (gosto ácido).
Transmissão dos sinais gustatórios para o Sistema Nervoso Central
Todas as fibras gustatórias fazem sinapse nos núcleos do trato solitário, lugar que contém neurônio de segunda ordem que vão para o núcleo ventral póstero medial do tálamo. Os reflexos gustatórios são integrados no tronco cerebral – do trato solitário os sinais são transmitidos para os núcleos salivares superior e inferior e essas áreas transmitem os sinais para as glândulas submandibulares, sublinguais e parótidas (processo de transdução).
Os botões gustatórios se adaptam rapidamente.
Impulsos oriundos dos:
• 2/3 anteriores da língua: transmissão pelo nervo lingual, depois ramo da corda do tímpano do facial e depois pelo trato solitário no tronco cerebral.
• Papilas circunvaladas e outras regiões posteriores: nervo glossofaríngeo para o trato solitário em um nível mais posterior.
• Outros, região faríngea: nervo vago para o trato solitário.
Processamento neuronal dos sabores
Dissolução do alimento na saliva contato com os receptores gustativos transdução
OBS - A despolarização do quimiorreceptor é proporcional a uma certa concentração do sabor, porém existe um teto para essa condução que atinge apenas certo limite
Transdução dos sinais da gustação
- Salgado: a molécula se liga ao receptor uma proteína transmembrana permite a entrada de sódio e hidrogênio, que possuem cargas positivas, despolarizando a célula e permitindo a abertura dos canais de cálcio, que atuam liberando neurotransmissores
- Azedo: o sódio e o hidrogênio também entra, porém existem também canais de potássio, que se fecha nesse processo e auxilia no processo de despolarização e o interior fica mais positivo e ocorre a transdução do sinal.
- Doce: molécula se liga ativando um trímero que ativa à cascata molecular que envolve uma proteína gustatina.
- Amargo: existe liberação do cálcio interno
Somestesia química
São uniões de sentidos químicos, estão associados a processos de defesa do organismo também. Relação com os nociceptores e com os reflexos autonômicos: salivação, secreção nasal e lacrimejamento. Tudo isso se relaciona com as terminações nervosas livres dos 3 pares cranianos relacionados com a gustação.
Anormalidades gustativas:
Ageusia: ausência de sentido do paladar
Hipogeusia: diminuição da sensibilidade gustativa
Disgeusia: alteração no paladar