Semiologia dos pares cranianos Flashcards
Existem 12 pares de nervos cranianos que tem contato com o tronco encefálico, exceto o ——– que se relaciona com a medula cervical. Ainda os pares —– e ——- não possuem origem aparente.
XI (acessório)
I (olfatório)
II (óptico)
No exame clínico no N olfatorio são utilizados substâncias com odores conhecidos para que o paciente possa reconhece-las.
Quais são os achados desse exame? (4)
Os achados dehiposmia(baixa sensibilidade olfativa) eanosmia(perda da capacidade olfativa) sugeremdistúrbios neurológicos, fratura na base do crânio (sinal do guaxinim e retroauricular), tumor de goteira olfativa.
Alterações corticais tendem a apresentar:Parosmia(perversão do olfato), alucinações olfatórias ecacosmia(sensação olfatória desagradável na ausência do odor).
- (hiposmia, anosmia, parosmia e cacosmia)
No exame clinico do N I (olfatorio), o que devemos afastar? (2)
- Resfriado comum
- Atrofia de mucosa
A dç de parkison possui um sintoma pré motor de origem olfatória, qual é esse sintoma?
- Anosmia
Quais são as 3 etapas de exame clinico do N. II (óptico)?
Acuidade visual
Campo visual
Fundoscopia
Na Acuidade visual, como é realizada? E quais são suas alterações?
- Avaliar cada olho em separado e pede-se ao paciente que leia alguma coisa.
- Ambliopia(diminuição da acuidade visual) eamaurose(abolição da capacidade visual) costumam ser consequência de neurite óptica, neoplasia e hipertensão intracraniana e também Presbiopia- idoso (visão cansada).
- Para essa avaliação pode-se utilizar a tabela de Snellem, contagem de dedos e verificação de cores e sombras. Essas ferramentas de avalição são utilizadas de modo gradativo segundo a verificação da capacidade do paciente.
No Campo visual, como é realizado? E quais são as causas das alterações?
- Com o paciente sentado, fixar um ponto na face do examinador postado à sua frente e deslocar um objeto nos sentidoshorizontalevertical, a fim de determinar o campo visual ou campimetria.
Alterações são causadas por neoplasias, infecções e desmielinização.
Na Fundoscopia, como é realizada? E quais são suas alterações?
Realizado com o oftalmoscópio e permite a avaliação das estruturas podendo ser detectado palidez da papila (atrofia do nervo óptico), edema de papila (inflamação do nervo), hipertensão intracraniana (alterações nos vasos).
Não é indicado o uso do colírio para essa abordagem e uma técnica que pode auxiliar é deixar a sala escura, o que faz com que a pupila do paciente se dilate naturalmente.
V ou F
A porção esquerda do cérebro enxerga o campo visual direito e a porção direita enxerga o campo visual esquerdo, pode haver sobreposição, mas a direita informa o lobo esquerdo e a esquerda informa o lobo direito. Isso ocorre em função das vias ópticas.
V
Oculomotor (III), troclear (IV) e abducente (VI)
A avaliação conjunta é possibilitada pois esses três nervos cranianos atuam em músculos que permitem a motilidade do globo ocular. Esses músculos são:
Reto lateral (VI), obliquo superior (IV), (III): reto medial, reto superior, obliquo inferior e elevador da pálpebra.
Em relação ao exame clinico desses nervos, vamos realizar o teste de motilidade extrínseca e intrínseca. Como é realizado o de motilidade extrínseca?
Avalia-se cada olho separadamente e depois em conjunto. Pede-se ao paciente que desloque os olhos no sentidohorizontal,verticale a prova de convergência comaproximaçãode um objeto.
A desarmonia entre os músculos pode gerarestrabismo(desvio do olho de seu eixo normal) que pode serhorizontal(convergente/divergente) ouvertical(superior/inferior). O paciente com estrabismo costuma apontardiplopiatambém.
A lesão nesses nervos ocorrem em função de ? (5)
traumas, diabetes melito, aneurisma intracraniano, hipertensão intracraniana e neoplasia.
Em relação ao exame clinico desses nervos, vamos realizar o teste de motilidade extrínseca e intrínseca. Como é realizado o de motilidade intrínseca?
A avaliação da pupila é realizada por um feixe luminoso que o examinador incide na pupila e observa a resposta. A contração (miose) da pupila iluminada é oreflexo fotomotor diretoe a contração da pupila oposta é denominadoreflexo fotomotor consensual(devido à integração no núcleo motor autonômico).
Ainda é feito um teste deconvergênciacom aproximação de um objeto e as pupilas devem contrair em função da acomodação visual.
O que é o Sinal de Argyll-Robertson?
Paciente apresenta miose bilateral, abolição do reflexo fotomotor e presença de reflexo de acomodação (miose).
Quais as caracteristicas da Síndrome de Claude Bernard-Horner?
Miose, enoftalmia, redução da fenda palpebral.
A íris é composta de fibra muscular lisa, inervada externamente pelo simpático e internamente (circular) pelo parassimpático. Esse inervação chega pelo ———– par nervoso.
III (oculomotor)
A pupila é circular (2-4 mm de diâmetro) e centrada. Irregularidades nessa estrutura são denominadasdiscorias, que podem ser: • Miose: ----------- • Midríase: -------------- • Isocoria: -------------- Aniscoria: ---------------
• Miose: Diâmetro reduzido.
• Midríase: Diâmetro aumentado.
• Isocoria: Diâmetros iguais entre as pupilas.
Aniscoria: Desigualdade de diâmetro entre as pupilas.
Em relação ao comprometimento do III (oculomotor), quais características?
Estrabismo divergente, semiptose e midríase. O acometimento desse par está relacionado à trauma (seio cavernoso), diabetes, hipertensão intracraniana e neoplasia.