Semana 1 - Ambiente cirúrgico e paramentação Flashcards
Conceito de assepsia, anti-sepsia, desinfecção e esterilização:
Assepsia: Conjunto de medidas utilizadas para impedir a penetração de agentes infecciosos em locais que não os contém (ambiente asséptico)
Ex: Avental cirúrgico, mascara, luvas
Antissepsia: Conjunto de medidas utilizadas para inibir a colonização por microrganismos patogênicos, por um determinado período de tempo, podendo ou não destruí-los. Para isso, utilizam- se antissépticos / germicidas, por exemplo, álcool 70%, Clorexidina, Polivinilpirrolidona-iodo – PVPI. A escovação cirúrgica das mãos e o preparo da área a ser operada (pintura do paciente) são técnicas de antissepsia.
Desinfecção: Processo pelo qual se destrói particularmente os germes patogênicos, se inativa sua toxina, ou inibe seu desenvolvimento nas superfícies inanimadas, enquanto que a antissepsia é destinada para tecidos vivos. Nem sempre os esporos são destruídos.
Esterilização: Processo de destruição de todas as formas de vida (bactérias, fungos, vírus, inclusive esporos) de um objeto, mediante a aplicação de agentes físicos (autoclave: calor úmido + pressão; radiação: raios alfa e gama) e/ou químicos (desinfetantes). Este conceito é absoluto, portanto o material é estéril ou não, não cabendo a aplicação de meio termo.