SEM, SEA, SEO Flashcards
Navigational or brand search
Navigational or brand search: quando se utiliza um search engine para procurar informações sobre uma marca, no qual já estamos familiarizados associando normalmente um nome de um produto ou outra informação. As organizações precisam de ver quais são as suas páginas mais relevantes nos motores de pesquisa para estas situações.
Explica o que é o seo
SEO (Search Engine Optimisation)
Envolve alcançar a melhor posição ou ranking nas listas orgânicas dos motores de pesquisa, como a SERP - página principal mostrada pelos motores, de acordo com uma combinação específica de keywords ou keyphrases que são anteriormente inseridas por quem realiza a pesquisa.
Além de listar as páginas que o mecanismo de busca determina como relevantes para a busca realizada com base no texto que contém e outros fatores como links para a página, os serps também contêm outras ferramentas que os searches podem achar úteis. O Google dá o nome a essas ferramentas de universal search ou blended search.
Explica como funciona o paid search marketing
É semelhante às publicidades tradicionais, onde um texto relevante com um link para uma página da empresa é disponibilizado quando o utilizador do motor de pesquisa procura uma certa frase. O conjunto destes textos de anúncios está sempre assinalado como sponsored, e encontra-se acima dos outros resultados ou do lado direito da lista orgânica. Porém, existe quem faça as pesquisas e prefira clicar nos links das listas orgânicas, um número suficiente acabar por clicar nas listas sponsored (¼ ou ⅓ de de todos os clicks) tornando assim isto algo altamente rentável, pois caso este modelo de negócio esteja bem desenvolvido como é o caso da Google é possível direcionar muita gente com um custo relativamente baixo ao nosso site.
O que é a natural listing
Natural ou Organic Listing (Listagem Orgânica): as páginas de listagem de resultados de um motor de pesquisa via uma query que estão disponibilizados numa sequência ordenada de acordo com a sua relevância (isto é, o seu match de keywords do texto inserido no search com o algoritmo de ranking utilizado pelo search engine).
Universal search
Universal Search: as listagens orgânicas incorporam resultados relevantes de pesquisas verticais relacionadas com a query, como por exemplo, livros, videos, notícias, recomendações, imagens.
Como funciona o seo?
Como funciona o SEO?
Melhorar as posições do website nas listas orgânicas depende do entendimento dos marketers do processo onde os search engines compilam um índice ao enviar spiders ou robots para pesquisar nos vários websites. A tecnologia utilizada para realizar isto consiste em 5 etapas:
1. Crawling
2. Indexing
3. Ranking ou scoring
4. Query request e entrega de resultados
5. ?
O que sao robots ou spiders
Robots ou Spiders: spiders são um processo de software lançados pelo search engines para criar um índice de webpages de sites registrados. Eles seguem e vão atrás de links entre as várias páginas e guardam o URL como referência de uma página para análise futura
Como funciona o crawling
Etapa 1: Crawling
O propósito do crawl é identificar páginas relevantes para indexar e avaliar assim que elas mudem. Crawling é realizado por robots/spiders. Estes acedem às páginas weweb e retiram um URL de referência para analisar e indexar mais tarde. Apesar do termo robots e spiders dar a impressão de algo físico a visitar o website, estes bots são simplesmente processos de software que correm no servidor de um motor de pesquisa que faz pedidos de páginas, segue os links presentes nessa página e cria uma série de referências à página com URLS associados. Isto é um processo iterativo, em que cada link seguido vai encontrar mais links que depois serão crawled.
Como funciona o indexing
Etapa 2: Indexing
Um índice/index é criado para permitir que o search engine rapidamente encontre as páginas mais relevantes contendo a query pesquisada. Em oposição a procurar cada uma das página para uma frase da query, o search engine inverte o índice para produzir uma lookup table dos documentos que contêm certas palavras.
A informação do index consiste em frases armazenadas num documento e também de outra informação que caracteriza a página, como por exemplo, title tag e meta description, pageRank, trust ou authority, spam rating, etc. Para as keywords no documento, são guardados atributos adicionais como markup semânticas (<h1>, <h2>, como headings em html), ocorrência em link anchor text, proximidade, frequência, densidade e posição no documento. As palavras presentes no link anchor text apontam para uma página que é particularmente importante em determinados search rankings.
Link anchor text
Link anchor text: o texto usado para formar o hiperlink a azul que aparece no web browser definido por uma source de html.
Como funciona o ranking / scoring
Etapa 3: Ranking ou scoring
O processo de indexing produziu bastantes lookups em todas as páginas que tem determinadas palavras contidas numa query, mas elas não estão filtradas por nenhuma ordem de importância. O ranking de um documento para avaliar quais são os conjuntos de documentos que vão ser entregues no SERP ocorre em real-time para o momento da search query inserida. Primeiro, os documentos relevantes vão ser recolhidos de uma versão do índex de determinado data center, depois é computado um rank no serp para todos os documentos tendo em conta uma análise que considera vários fatores de ranking.
Como funciona o query request e a entrega de resultados
Etapa 4: Query Request e entrega de resultados
A query é aceitada pelo search engine. A localização do user é analisada através do endereço de IP e a query é então passada para um data centre relevante para ser processada. Depois, ocorre o ranking em real-time para uma query particular que vai filtrar uma página de documentos relevantes e esses serão então mostrados no SERP.
Fatores mais importantes para um bom ranking (+ explicacao cada um)
Igualdade entre webpage copy e as key phrases procuradas: os fatores principais a serem otimizados são a densidade de keywords, a formatação das keywords, as keywords no anchor text e o Meta description e Title Tag das várias páginas. O processo de SEO de melhorar os resultados nesta área chama-se de on-page optimization.
Links dentro da página (inbound ou backlinks): a google conta cada link que vai de uma página a outra como um voto para essa página. Então, páginas e websites com mais links externos vindos de outros sites vão ter um rank mais elevado. Porém a qualidade desses links também é importante, então se os links vierem de uma página com boa reputação e relevância para o contexto da keyphrase então será de maior valor. Os links internos também são avaliados de forma semelhante. O processo de melhorar este aspeto de SEO chama-se external link building e internal link architecture. Para reduzir o impacto do webspam, os search engine introduziram nofollow tags, que significa que qualquer link adicionado aos comentários em blogs e social media terão um impacto limitado.
On-page optimization
On-page optimization: escrever copy e aplicar markups tais como <title> em html e <h1> para dar a conhecer as partes mais importantes é importante para o search engine reconhecer a relevância das keyphrases em determinado documento. Alterar o nome das imagens para o que elas são também contribui para melhorar este fator.</title>
Backlink
Backlink: hyperlink que tem uma ligação a determinado website, também conhecido como inbound link.