Seguro de Crédito Flashcards
O que é o seguro de crédito?
O seguro de crédito é um istrumento útil e eficaz para a gestão do risco de incumprimento de pagamentos por parte de clientes, relacionados com transações comerciais.
No seguro de crédito nós propomos á empresa seguradora que analise os nossos créditos que nós vamos conceder, eles fazem essa análise e garantem-nos ou não esses mesmos créditos. Na prática, por exemplo até 100.000 euros de faturação se os meus clientes não pagarem, a companhia paga. (Na prática: Mando o devido pagamento ao cliente, ele não faz, eu aciono o seguro, depois do vencimento da fatura tenho 45 dias para pedir ao cliente, se após os 45 dias o cliente não pagar eu direciono-me á seguradora e explico a situação (Ameaça de Sinistro) Após o sinistro não posso vender mais ao cliente e depois o seguro direciona-se ao cliente e eles ficam com essa informação e o cliente perde os créditos nos outros seguros acionados.)
O seguro de crédito para além de nos garantir o risco de incumprimento a cada cliente individualmente, também garante-nos a informação. Consoante o que os sistemas de informação nos dizem, imediatamente nos comunicam se o cliente não for fiável, assim minimizam o nosso risco. Se o cliente não for bom, ou seja, tiver divergências com outros clientes ou fornecedores, a companhia de seguros avisa-nos e já não temos direito a seguro de crédito ao pagamento dos nossos clientes. A VANTAGEM é que não tenho problemas em negociar com clientes em que nunca trabalhei antes.
Normalmente o risco é anulado até 90% da fatura, os outros 10% é risco meu.
Como é usado o seguro de crédito?
O seguro de crédito podemos usa-lo isolado mas também podemos complementar com o Factoring Internacional. E aqui temos uma influência substancial na minha tesouraria, porque se eu tenho factoring internacional e se o cliente não pagar, agarro no meu seguro de crédito e ele assegura-me o dinheiro
Que pagamento fazemos á Seguradora?
Temos de pagar um prémio, pelos seguros que fazemos. E esse prémio é dividido em várias partes.
Que tipos de Seguro de crédito existem?
Existem dois tipos principais de Seguro de Crédito, O Seguro de crédito Interno e o Externo. O Seguro de crédito Interno trata-se de oferecer cobertura com validade no território nacional. No Seguro de crédito externo cobra contratos de compra e venda internacionalmente.
Que características importantes existe no Seguro de crédito?
Existe a prevenção de Risco: ao analisar o nosso cliente vão dizer-nos com vigilância permanente durante o período do contrato se o cliente tem alguma divergência ou algum tipo de problema e automaticamente eliminam o risco do seguro.
A recuperação dos valores não pagos: A seguradora ajuda-nos a recuperar o dinheiro que o cliente não pagou para fazer face ao que já recebemos da seguradora para cobrir a tesouraria. Depois da ameaça de sinistro eles continuam a tentar recuperar e depois da indemenização eles continuam a tentar recuperar mas aqui já não temos nada a ver com o assunto.
Indemenização: se existir realmente o incumprimento, a seguradora paga a quantia acordada no contrato. Pode chegar aos 95% dos montantes da fatura. O normal é 90%.
Que elementos o seguro de crédito possui?
Proposta: Documento que a seguradora entrega ao segurado. (o primeiro documento)
Apólice: Contrato assinado por duas partes, onde se define o que temos que fazer, que info temos de dar e que direitos e obrigações existem no contrato.
Prazo de vigência: Consiste no período de validade da apólice, o período de tempo em que o contrato é valido.
Cobertura: Consiste na quantia que a seguradora irá pagar ao segurador, na ocorrência de incumprimento de pagamento por parte do cliente. (Normalmente 90% da fatura com um limite de 100.000 euros, faturei 110.000, 90% de 110.000 é 99.000)
Franquia: Valor que a seguradora não irá pagar de volta ao segurado no caso do incumprimento do cliente, ou seja, o que temos de pagar. (exemplo: temos franquia de 5%, eu faturei 110.000, posso receber 99.000 só que 5.500 são franquia, ou seja só recebo 93.500 euros) É o que eu recebo menos a franquia que pago.
O que é que o seguro de crédito cobra?
Moral: é o prazo do devedor que dura mais do que o prazo constitutivo de sinistro aplicável.
Falência ou insolvência: da empresa devedora.
Insuficiencia de meios de pagamentos: o devedor comprova insuficiencia do pagamento
Recusa: o cliente recusa-se em aceitar os bens encomendados, os meus bens podem não estar em conformidade (culpa minha).