Op Documentárias: Crédito documentário Flashcards

1
Q

O que se entende por crédito documentário?

A

Professor: O importador pede ao banco para abrir um crédito documentário a favor do exportador, e o banco do importador vai verificar se o cliente disponibiliza essa via de pagamento. A partir daí dirige-se ao banco do exportador (nós) e vai dizer que tem condições para esse processamento e o importador é credível. Eles notificam isso ao nosso banco(exportador) e o nosso banco notifica-nos pessoalmente e aí são feitas a disposição das mercadorias e os documentos. O banco do importador verifica a conformidade* e condição dos documentos e efetuam o pagamento ao exportador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Que divergências podem ocorrer no crédito documentário?

A

Existem divergências, quando há má fé, por exemplo, o banco do importador aceita as nossas condições como exportadores, nós dissemos que chega no dia 24 e vão 380 peças…. mas chegou apenas 350 e foi no dia 25, chamada divergência. Assim o banco do importador não efetua o pagamento ou aceita as divergências. Em situações normais normalmente ocorre tudo bem

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os dois tipos de crédito documentário?

A

Existem o crédito revogado e o crédito irrevogável. O crédito revogado como o próprio nome indica pode ser revogado (anulado) em qualquer momento daí não ser muito usado. E o crédito irrevogável não tem hipoteses de mudar exceto se existir por conta das duas partes (os dois aceitam) ou se a documentação tiver divergências graves, considerando-se estes os riscos do crédito documentário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly