Leasing Flashcards
O que significa o uso de Leasing?
Leasing significa ceder a posse (“emprestar”) por arrendamento ou aluguer. O “Leasing” adquire um bem imóvel ou móvel e cede o seu uso temporariamente a uma entidade do locatório. (Locatário: que usufrui); mediante o pagamento de uma renda periódica. Os direitos e deveres das partes ficam regulados no contrato de locação financeira.
Locator: quem cede o ativo.
Locatário: quem usufrui.
O leasing tem diferentes impactos na contabilidade das entidades?
Sim, pois dependendo das normas contabilisticas e que tipo de operação de financiamento (que tipo de modalidade de leasing) é usada, porque como há várias modalidades é relevante para a empresa optar por uma modalidade ou outra.
Que impactos são esses na contabilidade quando o uso de Leasing?
Porque vamos imaginar, se eu alugar uma máquina que necessito de usar para os próximos 6 meses, pago durante esses 6 meses uma renda do uso dessa máquina e no final do prazo entrego a máquina, e ela nunca esteve no meu balanço (Ativo). Mas sim tinha durante os 6 meses um gasto na DR.
Ou, posso renogociar a máquina, eu compro a máquina, a propriedade é minha e contabilisiticamente a máquina está no meu balanço como AFT. E no Passivo temos um empréstimo pois compramos a crédito. AQUI, em vez de pagarem aquela renda temporária, pagamos as depreciações, mais a renda que é dividida em duas partes onde pagamos o passivo (empréstimo) e os juros. E no final o valor residual que falaremos adiante (o último pagamento).
No leasing, as perspectivas de um banco e do locatário
Para um banco é preferível financiar-se um automóvel em leasing do que fazerem um crédito pessoal no banco para que eu compre o automóvel. Porque se for em Leasing o carro é meu, e se fizerem um crédito pessoal eles não sabem exatamente se comprei o carro ou não com certezas.
Quando eu compro um equipamento em leasing, quero o maior valor residual possível e o menor valor de entrada possível, para que eu consiga equilibrar as minhas prestações a pagar, porque teoricamente se eu deixar por exemplo: comprei um automóvel de 50.000, se eu deixar 20.000 para última prestação, o banco vai calcular os 30.000/periodo. Para que eu tenha (eu empresa) uma boa tesouraria é pagar o menor valor de entrada e o máximo de valor residual.
Já do outro lado o banco quer o máximo valor de entrada e o mínimo valor residual. Neste caso o banco ganha os 30.000 que paguei e como já não quero mais ainda fiquei com 20.000.
A locação financeira é o que é?
Nas locações financeiras nós temos a opção de adquirir o bem no final da clausula valor residual, o locatário contabiliza o bem como se ele fizesse parte do nosso ativo fixo tangível. E vamos a débito ter um empréstimo. As rendas são divididas em duas partes, para pagar o capital de dívida,e outra parte para os encargos (juros etc…). (aúdio aula 6 1:30min) Para não esquecer o custo do bem na conta gastos, as depreciações anuais, já que o ativo é nosso. Exemplo: ativo é 10.000, nós pagamos de capital 10.000 e 5.000 de encargos juros.
Qual é a diferença na locação operacional?
Aqui muda de figura, não nos interessa muito adquirir o ativo para ficar colocado no balanço, aqui não existe a venda/ compra do ativo, contabilisticamente usamos o ativo e pagamos apenas uma renda anual. Depois entrego o automóvel ao banco, durante o uso o ativo não existiu no património, nem nenhuma dívida
O leasing pode ser cancelável?
Sim, mas só pode ser cancelável se haver uma contigência remota e somos reembolsados pelo locador, ou com a premissão do locador ou se nós fizermos um negócio continuado com o locado
O que é a locação operacional?
É simplesmente uma locação que não seja uma locação financeira. As regras que não forem cumpridas no contrato passa a ser operacional.
O locatário?
Aquele que usufrui do Bem/ativo, pagando uma renda, e sabendo que no final terá a opção de adquirir. Tem o poder do ativo se exercer a opção de compra
Que renda é esta no leasing?
Montanque que o locatário paga ao locador, para que este recupere o valor do bem locado, inclui um montante de juros como forma de remunerar o capital investido pelo locador
Quem é o fornecedor no leasing?
O fornecedor fornece ao locador, para o uso do locatário.
O que é o valor residual garantido?
O último pagamento que temos para que fique o ativo na nossa posse, se nós fizermos um contrato de locação onde o valor residual é bastante elevado, existe um risco que o locatário ficar sem o bem.
Normalmente os valores residuais são bastante baixos para motivar o locatário na compra final do ativo, e que assim tenha a posse do carro. (estratégia do banco) já o locatário quer o valor residual mais alto, implica que as rendas até aí sejam mais baixas, mas para o banco existe o risco que no final do prazo, como o valor residual é alto neste caso, significa que o locatário talvez nao se sinta atraido a pagar o ativo. (valor resiudal é de 2% a 6%) Imobiliário a 10%.
O que é a vida económica no leasing?
E a vida útil?
Período que seja económicamente utilizável
Esteja disponível para uso (quantos anos).
Que vantagens apresentam o Leasing para o cliente?
- Nós temos o poder de escolher o equipamento e o fornecedor.
- O financiamento pode ser até 100% com todos os encargos fiscais (IMT).
- Existe rapidez na resposta e contratação (melhor que crédito puro).
- É possível negociar o bem, compra a pronto.
- Como cliente de leasing, tenho a vantagem no final do contrato de optar pela opção de compra do ativo ou até mesmo renovar o contrato. Discutimos a renovação do contrato com base no valor residual, onde normalmente o valor residual é baixo.
- Os juros normalmente são menores do que as outras operações de financiamento. (Os juros está relacionado com o risco).
- O valor das rendas são mais baixas devido aos cargos fiscais (Iva) como o iva não é financiado um ativo de 100.000 são 23.000 euros a pagar de imposto só de iva.
- O seguro já esta incluido no contrato. (contra danos no ativo por ex). Se for a crédito normal normalmente o seguro é caro e nem sempre optam por essa opção.
- Existem garantias reais (collateral), se não pagarem a prazo. ( a garantia real (ex.: casa) têm de lhes dar alguma liquidez de conforto).
Que vantagens apresenta o leasing para o fornecedor?
- Excelente argumento de venda onde existe flexibilidade.
- Todos os negócios são a pronto pagamento.
- Isenção de risco de crédito.
Que desvantagens apresenta a operação de Leasing?
- Enquanto não cumprirmos o contrato não temos a propriedade do bem. (Enquanto este não liquidar na totalidade as responsabilidades de leasing).
- Normalmente nos empréstimos as comissões de liquidação antecipada são mais baixas que o Leasing, ( caso pretendemos liquidar antecipadamente a propriedade do ativo, é mais caro porque eles já estavam a contar com essa receita).
- Os automóveis necessitam sempre de seguro obrigatório contra danos próprios onde é muito mais caro que os outros seguros, mas cobre todo o tipo de sinistros. ( Tanto pode já estar incluindo na renda ou até mesmo numa companhia de seguros externa).
- O não cumprimento das clausulas contratuais podemos ficar sem o bem.
Que tipos de bens podem ser objetos desta forma de financiamento?
Podem ser todos os bens mas normalmente o locador tem de preferência todo o tipo de bens que sejam facilmente transacionáveis em mercados usados. O leasing mobiliário pode financiar, a título de exemplo: Viaturas, máquinas industriais, material informático ou construção civil. Já no leasing imobiliário, normalmente lojas, escritórios, consultórios, armazéns, habitação.
Podem ser todos os bens mas normalmente o locador tem de preferência todo o tipo de bens que sejam facilmente transacionáveis em mercados usados. O leasing mobiliário pode financiar, a título de exemplo: Viaturas, máquinas industriais, material informático ou construção civil. Já no leasing imobiliário, normalmente lojas, escritórios, consultórios, armazéns, habitação.