Reumatologia Flashcards
Uma menina branca de 7 anos, com quadro prévio de infecção respiratória viral há 20 dias, tem artralgia migratória em grandes articulações, manchas eritemato-vinhosas, principalmente em pernas e nádegas, e dor abdominal periumbilical tipo cólica, há 5 dias. Quanto aos exames cardiovasculares, raios X de tórax e ECG normais. Hemograma revelou leucocitose e plaquetas normais. VHS = 50mm 1ª hora, proteína C reativa positiva, ASLO 500, swab de orofaringe negativo e urina rotina com 20 a 25 hemácias por campo. O diagnóstico mais provável é:
VASCULITE POR IGA
Púrpura de Henoch-Schönlein (PHS), Sindrome de Schönlein-Henoch, púrpura alérgica, púrpura reumática ou vasculite por IgA é uma vasculite sistêmica — inflamação dos vasos sanguíneos — caracterizada pela deposição de complexos imunes contendo o anticorpo imunoglobulina A (igA) na pele, no sistema digestivo e nos rins. É mais comum em crianças de 2 a 6 anos. Os sintomas típicos incluem púrpura palpável — pequenas hemorragias na pele —, geralmente nas pernas, dores articulares e dor abdominal. A maioria dos casos não necessitam de tratamento além do controle dos sintomas, melhorando após algumas semanas, mas a doença pode retornar em um terço dos casos e pode causar uma lesão renal irreversível em cerca de um caso a cada mil. A causa exata da púrpura de Henoch-Schönlein é provavelmente autoimune ocorrendo após algumas infecções virais e bacterianas ou como uma reação de efeito adverso a algumas medicações. Púrpura, artrite e dor abdominal é conhecida como a “tríade clássica” da púrpura de Henoch-Schönlein.
Como é feito o diagnóstico de PHS ?
O diagnóstico é feito com exames de sangue, indicando aumento de IgA, examinando a função renal e com biópsia renal para verificar quando há suspeita de complicações e com exame de imagem abdominal quando a suspeita de obstrução. Segundo o Colégio Americano de Reumatologia, são necessários 2 dos seguintes critérios: Púrpura palpável, Idade de início inferior a 20 anos, e dor abdominal alterações na biópsia de pele.
Qual é a tríade classica de PHS?
Púrpura, artrite e dor abdominal é conhecida como a “tríade clássica” da púrpura de Henoch-Schönlein.
A púrpura pode ocorrer em todos os casos, dores nas articulações e artrite em 80%, e dor abdominal em 62%. Alguns incluem hemorragia gastrointestinal como um quarto critério, sinal que ocorre em 33% dos casos, às vezes, mas não necessariamente sempre, devido à intussuscepção. As púrpuras geralmente aparecem nas pernas e nas nádegas, mas também pode ser visto nos braços, face e tronco. A dor abdominal é em cólicas, e pode ser acompanhada por náuseas, vômitos, constipação ou diarreia. Pode haver sangue ou muco nas fezes. As articulações envolvidas tendem a ser os tornozelos, joelhos e cotovelos, mas a artrite nas mãos e nos pés é possível. A artrite é do tipo não erosiva e, portanto, não causa deformidade permanente. Quarenta por cento têm evidência de envolvimento dos rins, principalmente na forma de hematúria — sangue na urina —, mas apenas um quarto terá este em quantidade suficiente para ser perceptível sem exames de laboratório. Problemas em outros órgãos, como sistema nervoso central — cérebro e medula espinhal — e os pulmões podem ocorrer, mas é muito menos comum do que na pele, intestino e rins. Dos 40% dos pacientes que desenvolvem lesão renal, quase todos apesentam sangue na urina, seja visível a olho nu ou detectado no exame de urina. Mais da metade também têm proteinúria — perda de proteínas pela urina —, que em um em cada oito pacientes é suficientemente grave para causar síndrome nefrótica — inchaço generalizado devido ao baixo conteúdo de proteína no sangue. Enquanto anormalidades no exame de urina podem continuar por muito tempo, apenas 1% de todos os pacientes com a enfermidade desenvolvem doença renal crônica. A hipertensão arterial, pressão alta, pode ocorrer. Perda de proteínas e pressão arterial elevada, bem como as características da lesão encontradas na biópsia do rim, se realizada, podem prever a progressão para doença renal avançada. Os adultos são mais propensos do que as crianças a desenvolver doença renal grave. Pode complicar com insuficiência renal por glomerulonefrite e com obstrução intestinal por intussuscepção.
A artrite gotosa acomete que tipo de articulações? (proximais ou distais)
Articulações distais, ph ácido e temperaturas mais baixas ⬆️ precipitação de sais (articulações tem pouca vascularização)
Fisiopato da gota
📍Reação inflamatória contra o depósito de cristais
📍Inflamossomo - IL1 - recruta magrofagos- ⬆️proteínas inflamatórias
📍Ac úrico: produto dos metabolismo das purinas, eliminado na urina
Condições que permitem o desenvolvimento de Pseudogota
Calculo de pirofosfato de cálcio
⬆️fósforo
⬆️cálcio
⬇️magnésio
Epidemio de gota
Homens , meia idade mais em mulheres pós meno pausa
Fatores que precipitam gota:
(fatores que diminuem a excreção de ácido úrico)
Álcool
Dieta Rica em proteínas
Tiazídicos
Tuberculostático (etambutol,piraninazida)
Diagnóstico de Gota:
📍Articulações distais
📍Líquido sinovial-análise (pesquisa de cristais, bacterisocopico)
📍Hemocultura para descartar artrite séptica
📍Cálcio, fósforo,magnésio para descartar pseudo gota (US tbm ajuda diferenciar os calculos
📍Leucocitose
📍Ácido úrico elevado
📍Ácido úrico não se pede na crise (é liberado mais na urina por estimulo adrenérgico(?))- esperar pra pedir (15dias?)
PARAa GOTA CRÔNICA:
📍ácido úrico de 24h(hipoescretor ou não)
📍RX de todas as articulações ( erosão, perda do espaço articular, esclerose subcondral, SACO ABOCADO( mordida de osso), névoa (tofo)
Manejo agudo de GOTA:
📍Corticóide (5-15 mg de prednisona)
📍AINE
📍Colchicina (2ª linha)
PCT que já usa alopurinol não mexe(PODE PIORAR O QUADRO), quem não usa nao prescreve na crise
Manejo crônico de gota
NORMO/HIPOSECRETOR de ácido úrico (Clerance de ácido úrico) Maior parte dos pctes
➡️Uricosúrico: Benzobromarona (não dar pra pcte com nefrolitíase, doença renal)
CLERANCE ALTO:
➡️Inibidor de síntese: Alopurinol
🔜Manter ácido úrico abaixo de 7
Quando tratar: 2 crises em um ano ou atropatia estabelecida ( nao tem mto consenso)
DDPC - doença por deposição por pirofosfato de cálcio (pseudo gota) é menos prevalente que gota? V ou F
Falso : é mais prevalente principalmente em idosos
DDPC - doença por deposição por pirofosfato de cálcio (pseudo gota)
Manifestações clínicas:
Condrocalcinose assintomática ➡️achado radiológico
Osteoartrite atípica
📍localização - punho(geralmente OAs de oubho são secundárias)e joelho
📍gravidade - evolução rápida
📍exacerbação - faz mto derrame articular
MANEJO DA DDPC - doença por deposição por pirofosfato de cálcio (pseudo gota)
📍colchicina
📍AINE
📍analgésico
Dois medicamentos que diminuem excreção de ácido úrico / ⬆️deposição
AAS em dose baixa
HCTZ
LOSARTANA É UMA BOA OPÇÃO (protetor de gota)