Renal Flashcards
Papel dos Rins
Os rins desempenham um papel crucial na regulação da composição e volume do líquido extracelular, bem como na manutenção do equilíbrio ácido-base através da excreção
de H+ e de iões bicarbonato.
Função dos Rins enquanto órgãos endócrinos
Síntese e secreção de eritropoietina e trombopoeitina que é sintetizada nas células endoteliais dos capilares peritubulares do córtex renal e actua sobre progenitores eritropoiéticos na medula óssea, regulando a formação de eritrócitos;
Síntese e secreção de renina nas células justa-glomerulares, uma enzima envolvida no controlo da pressão e volume sanguíneos;
Transformação da forma inactiva da vitamina D3 na sua forma activa (calcitriol).
Estrutura do Rim
Estão envolvidos por uma cápsula de tecido conjuntivo composta por duas camadas: uma externa (com colagénio e fibroblastos) e uma interna (com miofibroblastos que conferem resistência às variações de pressão e volume dos rins). A cápsula penetra no hilo e cobre os cálices renais e o bacinete.
Os rins são constituídos por duas porções: uma central, denominada de medula renal, e outra periférica, ou córtex renal.
Que estruturas compõem o cortéx renal?
Corpúsculos Renais, Túbulos Contornados Proximal e Distal, Túbulos Coletores e uma extensa Rede Vascular.
Qual a diferença entre Lobos e Lóbulos Renais?
Encontramos um Lobo por pirâmide que serão visíveis apenas no feto. O Lóbulo é a unidade secretora: um raio medular central e o tecido conjuntivo circundante.
Qual a unidade funcional do Rim e qual a sua função?
O Nefrónio (cerca de 2M por rim) cuja função é a produção de urina
O que compõe o Nefrónio?
Túbulo Contornado Proximal, Ramo Descendente da Ansa de Henle (porção fina+espessa), Ramo Ascendente da Ansa de Henle (porção fina+espessa) e Túbulo Contornado Distal.
Que tipos de Nefrónios podemos encontrar?
Subcapsulares (corticais) - corpúsculos renais na parte mais externa do córtex;
Justa-medulares - corpúsculo próximo da base das pirâmides medulares;
Intermédios.
Que tipos de Nefrónios podemos encontrar?
Subcapsulares (corticais) - corpúsculos renais na parte mais externa do córtex;
Justa-medulares - corpúsculo próximo da base das pirâmides medulares;
Intermédios.
Descreva o Corpúsculo Renal
Constituído pelo Glomérulo de Malpighi e camadas visceral e parietal da cápsula de Bowman que o envolvem. Tem ainda um polo vascular e outro urinário.
Que tipo de Epitélio constitui a camada Parietal da Cápsula de Bowman?
Epitélio Simples Pavimentoso que, no polo urinário é contínuo com o epitélio cuboide do Túbulo Contornado Proximal.
Qual o espaço entre as camadas visceral e parietal da Cápsula de Bowman e qual a sua funcionalidade?
Espaço Urinário (ou de Bowman) e é para onde vai o ultrafiltrado glomerular.
Descreve a Barreira de Filtração
Encontram-se duas camadas celulares descontínuas: endotélio dos capilares glomerulares (fenestrados, sem diafragma para a rápida passagem da água AQP-1) e camada visceral da Cápsula de Bowman (com podócitos) que estão de cada lado da membrana basal glomerular (dupla e torna-se evidente em preparações com PAS, rede de colagénio IV, laminina, proteoglicanos e multiadhesive glycoproteins).
O que fazem os Podócitos?
Desenvolvem prolongamentos que envolvem os capilares e estes têm prolongamentos secundários - pedicelos. Os espaços entre os pedicelos são fendas de filtração cobertas pelo diafragma.
O que é a Nefrina?
Trata-se de um dos principais componentes estruturais das fendas de filtração - uma proteína transmembranar. Estão nos diversos prolongamentos e interagem com as moléculas que se encontram noutros prolongamentos (interação homofílica), bem como com os filamentos de actina do citoesqueleto celular através da parte da nefrina que atravessa a membrana.
Que 2 mecanismos (para além dos podócitos) permitem a filtração glomerular?
Por um lado a Superfície Endotelial dos Capilares Glomerulares (constituída por uma rede rica em HC ligados à superfície luminal das células endoteliais e associados a uma glicocalix - proteoglicanos+glicosaminoglicanos) e o Espaço Subpodocitário (entre os prolongamentos dos podócitos tendo um importante papel na regulação do fluxo glomerular)
Quais as camadas da membrana basal glomerular?
Lamina rara externa - adjacente aos prolongamentos dos podócitos, que impede a passagem de partículas de carga negativa;
Lamina rara interna - adjacente ao endotélio capilar;
Lamina Densa - entre as duas anteriores, constituída por colagénio tipo IV (barreira física).
Qual a função da membrana basal glomerular?
Esta impede a passagem de partículas, principalmente proteínas já que os glicosaminoglicanos possuem cargas negativas muito fortes que impedem o movimento das partículas e moléculas aniónicas.
O que são as Células Messangiais?
(Células Lacis ou de Goormaghtigh)
São um grupo de células presente no corpúsculo renal e fora dele, junto ao pólo vascular. São fagocíticas e portanto apresentam núcleo arredondado (contrasata com o fusiforme das endoteliais). São sensíveis à angiotensina II e reagem contraindo os capilares do glomérulo, controlando assim a pressão sanguínea.
Quais as funções das Células Messangiais?
Fagocitose e Endocitose para remover resíduos da fenda de filtração da membrana basal e glomerular e de algumas proteínas plasmáticas;
Suporte Estrutural ao produzir componentes da matriz messangial que faz o suporte dos podócitos nos locais (e síntese) de IL-1, PGE2 d PDGF;
Distensão Glomerular como resposta a variação de pressões arteriais.