Mama e Placenta Flashcards

1
Q

Que porções constituem a Placenta?

A

Porção Fetal formanda pelo Córion e Porção Materna formada pela decídua basal, ambas envolvidas na troca fisiológica de substâncias entre as circulações materna e fetal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Descreva o Desenvolvimento do Sistema Circulatório Uteroplacentário

A

Aos 9 dias começa a desenvolver-se o Sistema Circulatório Uteroplacentário: desenvolvem-se espaços vasculares, as lacunas trofoblásticas, no sinciciotrofoblasto. Os sinusoides maternos (da porção materna) anastomosam-se com as lacunas trofoblásticas e vai ser a pressão diferencial entre canais arteriais e venosos com etsas anastomosados que estabelece o fluxo direcional A->V - circulação uteroplacentária primitiva. Encontram-se ainda vesículas pinocitóticas no sinciciotrofoblasto que indicam transferência de nutrientes dos vasos maternos para o embrião.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como se originam as Vilosidades Coriónicas?

A

Pela formação do citotrofoblasto, crescimento da mesoderme coriónica e desenvolvimento dos vasos sanguíneos. Estas vilosidades sofrem modificações:
-Vilosidades Coriónicas Primárias: rápida proliferação do citotrofoblasto, enviam cordões ou massas de células para dentro das lacunas trofoblásticas preenchidas de sangue do sinciciotrofoblasto (11-13dias)
-Vilosidades Coriónicas Secundárias: núcleo central de mesênquima, circundado por citotrofoblasto (interna) e sinciciotrofoblasto (externamente) (16 dias, primárias são invadidas por tecido conjuntivo laxo do mesênquima), recobrem toda a superfície do saco coriónico
-Vilosidades Coriónicas Terciárias: final da 3ª semana quando as secundárias se tornam vascularizadas e desenvolvem núcleos de tecido conjuntivo
Podem permanecer livres (vilosidades flutuantes) no espaço interviloso ou podem crescer no lado materno para formar as vilosidades tronco principais (de ancoragem). Durante a gravidez estas amadurecem e o seu diâmetro diminui.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como se forma a Concha Trofoblástica?

A

Esta camda de células que rodeia o sinciciotrofoblasto resulta do crescimento contínuo das células citotrofoblásticas pelo sinciciotrofoblasto que, quando encontram o endométrio materno crescem lateralmente para encontrar prolongamentos semelhantes das vilosidades vizinhas formando uma fina camada de células citotrofoblásticas. Esta camada é interrompida apenas nos locais em que os vasos maternos se comunicam com os espaços intervilosos.
O seu crescimento intersticial é responsável pelo crescimento da placenta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que são os Nós Sinciciais?

A

A camada de citotrofoblasto parece ser descontínua e, em algumas áreas, os núcleos do sinciciotrofoblasto reúnem-se em aglomerados formando nós sinciciais irregularmente dispersos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Que Células estão no estroma de Tecido Conjuntivo das Vilosidades?

A

Células Mesenquimatosas, Células Reticulares, Fibroblastos, Miofibroblastos, Células Musculares Lisas e APC placentárias fetais (macrófagos placentários) aka Células de Hofbauer - proliferam e suprarregulam recetores de superfície específicos que reconhecem e se ligam a vários patogénios, em resposta à apresentação de antígenos. Aqui aumentam as moléculas de MHCII na sua superfície. Vacúolos com lípidos, glicosaminoglicanos e glicoproteínas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Descreva o Desenvolvimento Placentário que dá Origem às porções Fetal e Materna da Placenta (e identifique-as), bem como a irrigação nestas fases.

A

As trocas de nutrientes, produtos e intermediários metabólicos e resíduos entre os sistemas circulatórios materno e fetal efetuam-se nos espaços intervilosos. Com o desenvolvimento as vilosidades na decídua capsular começam a degenerar, produzindo uma superfície lisa e relativamente avascular - córion liso, já as vilosidades adjacentes à decídua basal aumentam em tamanho e número formando o componente fetal da placenta - córion viloso.
A Placa Coriónica é a camada da placenta a partir da qual estas se projetam.
No 4º e 5º mês de gestação o córion viloso apresenta um rápido crescimento e a porção fetal da placenta fica dividida pelos septos placentários (deciduais) nos cotilénodes. Estes septos não se fundem com a placa coriónica pelo que o sangue materno circula facilmente entre eles. Os cotilédones apresentam-se como protuberâncias do lado materno da placa basal.
O Componente Materno da Placenta é a Decídua Basal que forma uma camada compacta.
A placa basal é constituída por tecidos embrionários (concha trofoblástica com uma fina camada de sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto) e tecidos maternos (decídua basal). Os vasos desta porção do endométrio fornecem sangue aos espaços intervilosos e não há mistura do de sangue fetal e materno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como são separados o Sangue Fetal e Materno?

A

Pela Barreira Placentária, mantida principalmente pelas camadas de tecido fetal. Estas camadas formam-se principalmente no 4º mês e a sua espessura torna-se muito fina para facilitar as trocas necessárias, sendo este processo promovido, em parte, pela expansão superficial e de volume das vilosidades, bem como pela degeneração da camada citotrofoblástica interna.
Na sua porção mais fina esta consiste em:
-Sinciciotrofoblasto
-Camada Citotrofoblástica interna delgada (descontínua)
-Lâmina Basal do Trofoblasto
-Tecido Conjuntivo (mesenquimatoso) da vilosidade
-Lâmina Basal do Endotélio
-Endotélio Capilar Placentário Fetal na Vilosidade Terciária.
Muito semelhante à Barreira Hematoaérea do Pulmão, por um lado por apresentarem função muito semelhante e por outro por apresentarem um tipo celular semelhante - tipo particular de macrófago, que neste caso serão as Células de Hofbauer.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como é que o Sangue Fetal chega à placenta?

A

O Sangue Fetal entra na Placenta pelas artérias umbilicais que, quando passam para a placenta se ramificam em diversos vasos de disposição radial (ramos na placa coriónica) que penetram nas vilosidades, formando redes capilares associadas aos espaços intervilosos. As trocas são feitas através das finas camadas fetais que separam as duas correntes e podem ser atravessadas pelos anticorpos (passando para o feto e conferindo assim imunidade passiva). O Sangue retorna por um sistema venoso paralelo ao anterior, mas este converge numa só veia - veia umbilical.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como é que o Sangue Materno chega à Placenta?

A

Por 80-100 artérias espiraladas endometriais que penetram na placa basal e o seu sangue flui até à base dos espaços intervilosos. A PA nas artérias espiraladas é muito maior que nos espaços intervilosos e quando o sangue é injetado neste ele é direcionado profundamente e quando a pressão diminui o fluxo sanguíneo retorna à superfície e entra nas veias endometriais (também na base dos espaços).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Considerando o Trajeto do Sangue Fetal e Materno para a Placenta, como são efetuadas as trocas entre ambos?

A

Ocorre à medida que o sangue flui pelas vilosidades.
A água, CO2, produtos de degradação metabólicos e hormonas são transferidos do sangue fetal para o materno, já água, oxigénio, metabólitos, eletrólitos, vitaminas, hormonas e alguns anticorpos passam na direção oposta. É de realçar que esta barreira não exclui muitas substâncias potencialmente tóxicas (álcool, nicotina, vírus, fármacos, hormonas exógenas e metais pesados).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Como se mantém o crescimento do Embrião antes do estabelecimento do fluxo sanguíneo pela placenta?

A

Por produtos metabólicos sintetizados pelo trofoblasto ou transportados através dele. O Sinciciotrofoblasto sintetiza glicogénio, colesterol e ácidos gordos, bem como outros nutrientes usados pelo embrião.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Descreva a Função Endócrina da Placenta

A
Produz Esteroides e Hormonas Peptídicas, bem como Prostaglandinas (início do trabalho de parto).
Estudos Imunocitoquímicos indicam que o local de síntese hormonal é o sinciciotrofoblasto.
Os Esteroides (Progesterona e Estrogénio) desempenham um papel fundamental na manutenção da gravidez (a placenta assegura a continuidade da produção destes após o corpo lúteo). Na produção de estrogénios placentários o córtex da suprarrenal fetal tem um papel fundamental pois fornece os percursores necessários para a sua síntese (a placenta não tem as enzimas necessárias à sua formação) pelo que isto se designa uma unidade fetoplacentária endócrina.
Quanto às hormonas peptídicas secreta ainda:
-hCG (gonadotropina coriónica humana) - implantação e manutenção da gravidez, tendo ação semelhante à LH
-hCS (somatotropina coriónica humana) - relacionada com a hormona do crescimento humano, promovendo o crescimento geral e regulando o metabolismo da glicose, estimula a proliferação dos ductos mamários
-IGF-I e IGF-II - produzidos pelo citotrofoblasto, estimulando a sua proliferação e diferenciação
-EGF (fator de crescimento endotelial) - inicialmente (4-5semanas) sintetizado pelo citotrofoblasto, estimulando a sua proliferação e posteriormente (6-12 semanas) sintetizado pelo sinciciotrofoblasto estimulando e mantendo a função do trofoblasto diferenciado.
-Relaxina - sintetizada pelas células deciduais, envolvida no amolecimento do colo do útero e ligamentos pélvicos na preparação para o parto
-Leptina . sintetizada pelo sinciciotrofoblasto sobretudo no último mês gestacional, regula a reserva de nutrientes maternos e está envolvida no transporte de nutrientes maternos pela bp
-Outros Fatores de Crescimento - estimulam o crescimento citotrofoblástico
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Descreva o Desenvolvimento da Glândula Mamária e compare-o entre os dois Sexos.

A

Até à Puberdade o Desenvolvimento das Glândulas Mamárias Femininas e Masculinas é semelhante. Nos Homens, no início da puberdade a testosterona atua sobre as células mesenquimatosas, inibindo o crescimento adicional da glândula, enquanto que na mulher o estrogénio e progesterona as vão estimular.
A Glândula aumenta de tamanho, sobretudo devido ao crescimento do tecido adiposo interlobular e os ductos estendem-se e ramificam-se no estroma de tc em expansão. A Proliferação das Células Epiteliais é controlada por interações do epitélio com o estroma, sensível a hormonas. Na vida adulta a arquitetura estrutural está completa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Descreva o Processo de Ativação das Glândulas Mamárias

A

Permanecem em estado inativo até à gravidez, quando assumem a sua maturação morfológica e funcional completa, em resposta aos estrogénios e progesterona, prolactina e gonadocorticoides. No final da gravidez apresentam vesículas secretoras nas células epiteliais, mas a produção de leite é inibida pelos níveis elevados de progesterona. A Secreção de leite ocorre imediatamente após o nascimento, induzido pela prolactina (adeno-hipófise) e a ejeção é estimulada pela oxitocina (neuro-hipófise). Com a menopausa esta glândula regride, sendo tecida por gordura ou tecido conjuntivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Descreva a Organização Geral da Mama e o Tipo de Glândulas nesta Presentes

A

Sudoríparas Apócrinas Tubuloalveolares modificadas, derivam de glândulas sudoríparas modificadas na epiderme, localizadas no tecido subcutâneo. Quando adulta e inativa apresenta 15-20 lobos irregulares que se irradiam da papila mamária e são subdivididos em lóbulos - unidades lobulares do ducto terminal. Estes lobos são separados por faixas fibrosas de tecido conjuntivo, algumas das quais - ligamentos suspensores de Cooper - conectam à derme.

17
Q

Descreva a Organização das Glândulas Mamárias

A

Terminam num ducto galactóforo que se abre na papila mamária. Abaixo da aérola cada ducto apresenta o seio galactóforo (porção dilatada). Próximo das suas aberturas os ductos são revestidos por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado com uma transição gradual para duas camadas de células cuboides no seio galactóforo e uma camada de células colunares ou cuboides no restante sistema ductal.

18
Q

Descreva a Papila Mamária e a Aréola

A

A Epiderme da Papila Mamária e Aérola no adulto é muito pigmentada e ligeiramente enrugada com papilas dérmicas. Coberta por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado e a sua pigmentação aumenta na puberdade.
Abaixo da aréola e da papila estão feixes musculares lisos, dispostos radialmente e circunferencialmente no TC denso e longitudinalmente nos ductos galactóforos. Estas fibras possibilitam a ereção da papila em resposta a vários estímulos.
A Aréola contém glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias modificadas (de Montgomery) e apresentam estrutura intermediária entre as sudoríparas e as mamárias verdadeiras, produzindo pequenas elevações da superfície da aréola, acreditando-se que produzam uma secreção lubrificante e protetora que modifica o pH da pele e inibe o crescimento microbiano. Existem ainda diversas terminações nervosas sensoriais na papila e menos na aréola.

19
Q

Descreva a Unidade Lobular do Ducto Terminal da Glândula Mamária

A

Resultam da ramificação sucessiva dos ductos galactóforos e assim, em cada uma podemos distinguir as seguintes estruturas:
- Dúctulos Terminais - presentes na glândula inativa, sendo que durante a gravidez e após o nascimento os dúctulos terminais (revestidos por células epiteliais secretoras) se diferenciam em alvéolos secretores totalmente funcionais
- Ducto Coletor Intralobular - transporta secreções alveolares para o ducto galactóforo.
-Estroma intralobular - tecido conjuntivo laxo especializado sensível a hormonas, que circunda os dúctulos terminais e os alvéolos. O tecido conjuntivo intralobular contém poucos adipócitos.
As células mais importantes são as Células Epiteliais Glandulares (revestem o Sistema Ductal) e as Mioepiteliais (profundamente no epitélio, entre as epiteliais e a lâmina basal, dispostas em rede e encontradas na porção secretora da glândula, mais distintas nos ductos maiores)

20
Q

Descreva as Alterações das Glândulas Mamárias de acordo com os diversos Trimestres da Gravidez

A

1ºT: alongamento e ramificação dos dúctulos terminais, com proliferação das células epiteliais de revestimento + mioepiteliais e diferenciação a partir de células progenitoras da mama no epitélio dos dúctulos terminais. As células mioepiteliais proliferam entre a base das células epiteliais e a lâmina basal nas porções alveolares e ductais.
2ºT: diferenciação dos alvéolos a partir das extremidades em crescimento dos dúctulos terminais, sendo que o desenvolvimento do tecido glandular não é uniforme - variação até mesmo dentro de um só lóbulo. Variação quanto ao formato (achatadas até colunares baixas). O Estroma te TC intralobular é infiltrado por plasmócitos, linfócitos e eosinófilos à medida que a mama se desenvolve. A quantidade de Tecido Glandular e a massa da mama aumentam principalmente devido ao crescimento dos alvéolos.
3ºT:

21
Q

Descreva as Alterações das Glândulas Mamárias de acordo com os diversos Trimestres da Gravidez

A

1ºT: alongamento e ramificação dos dúctulos terminais, com proliferação das células epiteliais de revestimento + mioepiteliais e diferenciação a partir de células progenitoras da mama no epitélio dos dúctulos terminais. As células mioepiteliais proliferam entre a base das células epiteliais e a lâmina basal nas porções alveolares e ductais.
2ºT: diferenciação dos alvéolos a partir das extremidades em crescimento dos dúctulos terminais, sendo que o desenvolvimento do tecido glandular não é uniforme - variação até mesmo dentro de um só lóbulo. Variação quanto ao formato (achatadas até colunares baixas). O Estroma te TC intralobular é infiltrado por plasmócitos, linfócitos e eosinófilos à medida que a mama se desenvolve. A quantidade de Tecido Glandular e a massa da mama aumentam principalmente devido ao crescimento dos alvéolos.
3ºT: Maturação dos alvéolos e as células glandulares epiteliais tornam-se cuboides, com núcleos no citoplasma basal e desenvolvem RER extenso, surgindo vesículas secretoras e gotículas de lípidos no citoplasma. A proliferação das células estromais interlobulares declina e ocorre aumento da mama por hipertrofia das células secretoras e acumulação de produto secretor nos alvéolos.

22
Q

Descreva os dois Tipos de Secreção envolvidos na produção de Leite

A

Células com RER abundante, um número moderado de mitocôndrias grandes, complexo de Golgi supranuclear e lisossomas densos podendo ainda ter grandes gotículas de lípidos e vesículas secretoras no citoplasma apical. Produzem dois produtos distintos, libertados por mecanismos diferentes:

  • Secreção Merócrina: componente proteico do leite, produzido no RER, acondicionado em vesículas secretoras limitadas por membrana para o seu transporte no Golgi e libertação da célula por fusão membranar.
  • Secreção Apócrina: componente lipídico do leite, gotículas lipídicas livres no citoplasma que coalesce para formar grandes gotículas que passam para a região apical da célula, projetando-se no lúmen do ácino. As gotículas são revestidas por um envoltório de membrana plasmática quando são libertadas, retendo-se uma fina camada de citoplasma entre a membrana plasmática e a gotícula de lípido, sendo também esta libertada.
23
Q

Descreva a Secreção Mamária nos Primeiros dias Pós-Parto

A

Colostro - alcalino e amarelado, com maior conteúdo de proteína, vitamina A, Na+ e Cl-, mas menor conteúdo de lípidos, HC e K+. Tem ainda quantidades consideráveis de anticorpos (IgA) - imunidade passiva, acreditando-se que estes sejam produzidos pelos linfócitos e plasmócitos que infiltram o tecido conjuntivo laxo da mama durante a sua proliferação e desenvolvimento e são secretados por células glandulares.

24
Q

Descreva a Regulação Hormonal da Glândula Mamária quanto à sua Estrutura

A

Na Puberdade o seu Crescimento e Desenvolvimento ocorre devido à estimulação por Estrogénios e Progesterona do Ovário em amadurecimento e as ULDT desenvolvem-se e diferenciam-se em unidades funcionais dinâmicas e depois disto observam-se alterações discretas ao longo do ciclo menstrual:

  • Fase Folicular - estrogénio promove a proliferação dos componentes dos ductos galactóforos
  • Fase Lútea - progesterona estimula o crescimento de alvéolos e o estroma torna-se edemacidado.
25
Q

Descreva a Regulação Hormonal das Glândulas Mamárias quanto à sua Função

A

Embora o estrogénio e a progesterona sejam essenciais para o desenvolvimento físico da mama durante a gravidez, ambos suprimem os efeitos da prolactina e da hCS (cujos níveis aumentam durante a gravidez), mas a perda de secreção de estrogénio e progesterona pela placenta e corpo lúteo, possibilita a ação da prolactina. Para esta é também necessária a secreção adequada de hormona do crescimento, glicocorticoides suprarrenais e paratormona.
Por outro lado, a sucção durante a amamentação inicia impulsos sensoriais dos recetores da papila para o hipotálamo que inibem a libertação do fator inibidor da prolactina, havendo então libertação de prolactina pela adeno-hipófise. Estes impulsos levam ainda à libertação de ocitocina pela neuro-hipófise, sendo que esta estimula as células mioepiteliais que circundam a base das células secretoras alveolares e a base das células nos ductos maiores, causando a sua concentração e a ejeção do leite dos alvéolos e ductos.

26
Q

Descreva a Degeneração da Glândula Mamária

A

Depois da menopausa sofre atrofia: o seu estroma especializado involui. Na ausência de estimulação das hormonas ováricas as células secretoras das unidades lobulares do ducto terminal degeneram e desaparecem, deixando apenas ductos para criar um padrão histológico que se assemelha ao da mama masculina. O tecido Conjuntivo também mostra alterações degenerativas, caracterizadas por diminuição do nº de fibroblastos e fibras de colagénio e perda de fibras elásticas.

27
Q

Descreva o Suprimento Sanguíneo e Vasos Linfáticos da Mama

A

As artérias que a suprem são do s ramos torácicos da artéria axilar, torácica interna e artérias intercostais anteriores. Os ramos dos vasos passam principalmente ao longo do trajeto dos ductos alveolares à medida que alcançam os leitos capilares que circundam os alvéolos e as veias seguem basicamente o trajeto das artérias de volta para as veias axilares e torácicas internas.
Os capilares linfáticos estão no tecido conjuntivo que circunda os alvéolos e os linfáticos maiores drenam nos nódulos linfáticos axilares, supraclaviculares ou paraesternais.

28
Q

Descreva a Inervação da Mama

A

Ramos Cutâneos Anterior e Lateral do 2º-6º nervos intercostais, transportam fibras aferentes e simpáticas. A Função Secretora está principalmente sob controlo hormonal, mas também sob impulsos aferentes associados à sucção para a secreção reflexa de prolactina e ocitocina.