Pele Flashcards
Funções da Pele
retenção de fluidos, protecção de substâncias tóxicas, termorregulação,
protecção contra infecções e contra radiações UV, fornece informação imunológica, participa na homeostase, fornece informação sensorial, apresenta funções endócrinas e participa na excreção e absorção.
Camadas da Pele
Epiderme; Derme; Hipoderme
Constituição e Camadas da Epiderme
Trata-se de um Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado e deriva da ectoderme. Constituída principalmente por queratinócitos,
melanócitos (funções de pigmentação) e células de
Langerhans (função de defesa);
Pode ser dividida em 4 camadas: estrato basal, estrato
espinhoso, estrato granuloso e estrato córneo.
Constituição e Camadas da Derme
Trata-se de um Tecido Conjuntivo Denso, fibroelástico, rígido, com funções de sustentação e nutrição, tendo origem na mesoderme. Contém extensas redes vasculares e neurais (que suprem também a epiderme avascular): A inervação sensorial e autónoma penetram toda a derme podemos encontrar corpúsculos de Meissner (receptores sensoriais) e corpúsculos de Pacini (receptores de pressão). Podemos encontrar também várias glândulas e folículos pilosos. O aumento de superfície de contacto entre a derme e a epiderme (que facilitará a sua adesão) deve-se à existência de papilas dérmicas (projeções da derme visíveis em cortes perpendiculares que são mais longas e compactas na pela espessa) e cristas epidérmicas (complementam as anteriores, são mais profundas em locais de maior abrasão) e no caso da pele espessa ainda as cristas dérmicas (paralelas entre si e com as papilas dérmicas entre elas - impressões digitais). 2 camadas: derme papilar e derme reticular - ambas têm fibroblastos responsáveis pela produção de colagénio e elastina, linfócitos, mastócitos e macrófagos (defesa imunológica específica)
Constituição da Hipoderme
Tecido conjuntivo laxo composto maioritariamente por tecido adiposo (em lóbulos separados pelo tecido conjuntivo laxo)
Tipo de Células que se encontram no Estrato Basal da Epiderme
Camada simples de pequenas células cuboides, com pouco citoplasma (basófilo) e quantidade variável de melanina, mitoticamente
ativas, ligadas umas às outras (e aos melanócitos) por desmossomas e à lâmina basal por hemidesmossomas e adesões focais.
Tipo de Células que se encontram no Estrato Espinhoso da Epiderme
Várias camadas de células maiores, espinhosas, cujos processos citoplasmáticos estão unidos por desmossomas (pontos de Schutz). Estas têm núcleos proeminentes, são basófilas e apresentam menor atividade mitótica. Com a migração tornam-se mais achatadas e o seu núcleo fica alongado. O produto da sua síntese proteica é a citoqueratina que se agrega e forma tonofibrilhas que se concentram na periferia do citoplasma e nas projeções celulares.
Tipo de Células que se encontram no Estrato Granuloso da Epiderme
Camada não queratinizada mais superficial. 3 ou 4 camadas de células granulares achatadas - grânulos de queratino-hialina (proteínas ricas em cistina e histidina, precursoras da filagrina, responsável por agregar os filamentos de queratina) bastante basófilos. Encontram-se ainda os Corpúsculos de Odland (queratinossomas), pequenos corpos lamelares ovais que formam uma matriz impermeável à água entre as células. São basicamente “sacos” de queratina delimitados por lípidos, sem existência de organelos celulares. Na porção mais externa desta camada a morte celular ocorre graças à rutura das membranas lisossómicas, libertando-se enzimas com papel importante no processo final de queratinização.
Tipo de Células que se encontram no Estrato Lúcido
Subdivisão do Estrato Córneo, visível apenas nas zonas de pele mais espessa. Células cor-de-rosa claro (cora pouco e são eosinófilas) aparentemente homogéneas e sem estrutura definida que se encontram acima do estrato granular (As 3-5 camadas de células são difíceis de distinguir do estrato córneo, que se encontra imediatamente acima). Estado avançado do processo de queratinização.
Tipo de Células que se encontram no Estrato Córneo
Células mais rosa-escuro, anucleadas, muito achatadas, altamente diferenciadas e preenchidas por queratina. Na parte mais profunda são envolvidas por lípidos que constituem uma barreira contra a água. (Camada mais espessa nos locais de abrasão)
Camadas da Derme
Camada papilar - Tecido conjuntivo laxo pouco espesso desde o nível do plexo vascular superficial com colagénio I e II e fibras elásticas em rede irregular. Apresenta vasos sanguíneos e terminações nervosas, sendo que apenas estas últimas podem penetrar na epiderme.
Camada reticular - Tecido conjuntivo denso irregular cuja espessura varia conforme a localização anatómica. Menos constituintes celulares mas possui fibras de colagénio I e poucas fibras elásticas que formam as Langer’s Lines. No pénis, escroto e períneo há uma camada de tecido muscular liso nesta camada e podemos ainda encontram tecido adiposo (armazenamento de energia e manutenção da temperatura). É nesta camada que têm origem as células musculares lisas individuais para formar o músculo eretor do pelo (estando no seu local de inserção as células estaminais).
Descreve as Papilas Dérmicas
Projecções da derme, encontradas na junção da derme com a epiderme. Em algumas destas papilas são encontrados receptores sensoriais: corpúsculos de Meissner.
Onde se encontram os Corpúsculos de Paccini
Encontram-se ao nível basal da derme reticular
Onde se encontram as Glândulas Sebáceas (anatomicamente)?
Em toda a pele, excepto na palma da mão e na planta do pé
Onde abrem os ductos das Glândulas Sebáceas?
Os seus ductos geralmente abrem na poção superior dos folículos
pilosos
Que tipo de Secreção é produzida pelas Glândulas Sebáceas e que tipo de Controlo é efetuado sob as mesmas?
O Sebo é libertado por secreções holócrinas (a célula vai ficando preenchida por produto lipídico e entra em apoptose até que tanto os restos celulares como o seu conteúdo são libertados num ducto existente ao nível do infundibulum do pêlo), sob controlo endócrino.
Que tipos de Glândulas Sudoríparas existem?
Écrinas (presentes em todo o corpo, excepto: lábios, parte dos órgãos genitais, glande, clítoris) e Apócrinas (presentes nas axilas, aréola e mamilo, pele em volta do ânus e órgãos genitais)
Em que processo estão envolvidas as Glândulas Sudoríparas Écrinas e que transmissores as inervam?
Estas estão envolvidas na Termorregulação - respondem ao calor e ao suor e são inervadas por transmissores colinérgicos.
Onde se abrem as Glândulas Sudoríparas Écrinas?
Na Epiderme
Onde se encontram as Glândulas Sudoríparas Apócrinas (anatomicamente), que transmissores as inervam e a que estímulos respondem?
Localizadas principalmente nas axilas e regiões genitais, são inervadas por transmissores adrenérgicos e respondem a estímulos sensoriais e emocionais.
Descreva os melanócitos
Derivadas da crista neural, migram para a epiderme (melanoblastos). Mantêm-se em contacto com um certo número de queratinócitos – razão varia consoante o local anatómico e raça. Reserva de melanócitos não diferenciados junto aos folículos capilares e a sua diferenciação é regulada pelo gene Pax-3. São células dendríticas e estão espalhadas entre as células do estrato basal, têm o corpo celular na camada basal, mas os seus processos estendem-se até ao estrato espinhoso. Não apresentam desmossomas e mantêm capacidade de replicação, ainda que mais lenta do que os queranócitos.
Qual a função dos melanócitos?
Produzir melanina e fornecê-la aos queranócitos adjacentes
Como é feito o fornecimento de melanina aos queranócitos?
Os queranócitos fagocitam os prolongamentos finais do melanócito que contêm os grânulos de melanina.
Que fatores podem fazer variar o número de melanócitos?
A localização anatómica, mas nunca a etnia (pele mais escura => melanócitos maiores, com maior produção de melanina).
Caracterize o citoplasma dos melanócitos
Claro
A partir de que estrutura cresce o pelo?
Papila - estrutura basal, tecido mesenquimatoso. A sua viabilidade é essencial para a manutenção do folículo piloso
Que tipo de músculo está associado ao pelo?
O músculo eretor do pelo é músculo liso.
Onde se encontra a matriz que irá dar origem à unha?
Sob o eponíquio - prega de pele formada principalmente pelo estrato córneo.
Que tipo de células constituem a placa ungueal?
Células Epiteliais Queratinizadas.
A que se refere a classificação de “Pele Fina” e “Pele Espessa”?
Áreas sujeitas a maior abrasão como as palmas das mãos e as
solas dos pés não têm pêlos e tem uma maior espessura da epiderme (principalmente a parte queratinizada). A pele fina geralmente contém folículos capilares.
Por que razão se considera a diferenciação das células da epiderme como uma forma especializada de apoptose?
As células do stratum granulosum apresentam a morfologia típica da apoptose nuclear (com fragmentação do DNA) mas não associada a fragmentação celular. As células vão sendo preenchidas por filamento de queratina
Descreve os Queranócitos
Células epiteliais muito especializadas sendo as células predominantes. Produzem queratinas (citoqueratinas) que formam filamentos intermédios (filamentos de queratina ou tonofilamentos). Participam na formação da barreira contra a água. Quando imaturas apresentam citoplasma basófilo graças à grande quantidade de ribossomas aqui encontrados.
Descreva o processo de queratinização (pele)
O conteúdo dos grânulos de querato-hialina são libertados no citoplasma e as protéinas promovem a agregação dos filamentos de queratina para formar as tonofibrilhas. Ocorre a fragmentação do núcleo e restantes organelos associada a uma diminuição do pH (7-> 4,5-6)
Descreva o Processo de Descamação
Processo de ocorrência contínua na superfície da epiderme e depende do pH. Os desmossomas são degradados por kallikrein-related serine peptidases (KLK5, KLK7, KLK14). Um inibidor fisiológico das KLK funciona a pH neutro mas deixa de atuar com a descida do mesmo e por isso a descamação apenas ocorre na parte mais superficial do estrato córneo.
Descreve a Barreira de Água
Mantém a homeostase do organismo e deve-se à mistura heterogénea de lípidos organizada em corpos lamelares encontrada nos estratos espinhoso e granuloso. Esta barreira é formada pelo invólucro celular (proteínas insolúveis na face interna da membrana - mais espessa em epitélios mais sujeitos a stress mecânico - lábios, mãos e pés) e pelo invólucro lipídico (lípidos na face externa da membrana, ligações éster, sendo os principais componentes as ceramidas, colestrol, FFA e acilglicosilceramida)
Como é formada a melanina e qual a sua função?
A melanina é um pigmento produzido e secretado pelos melanócitos, cuja principal função é a proteção contra a radiação UV não-ionizante. As reações que resultam na sua formação ocorrem nos pré-melanossomas e e nos melanossomas sendo que estes últimos (juntamente com a melanina) são transferidos para os queranócitos vizinhos por um processo que envolve fagócitos dos queranócitos. Assim a melanina resulta da oxidação da tirosina em DOPA que irá originar melanina.
Descreve as Células de Langerhans
São Células Apresentadoras de Antígeno (sistema mononuclear fagocítico) tendo origem num progenitor linfóide comum na medula. Estes migram pela corrente sanguínea e chegam à epiderme para se diferenciarem em células imunocompetentes que expressam MHCI, MHCII, recetores Fc para IgG, CD1a e recetores C3b. Estas não formam desmossomas com os queranócitos, o seu núcleo cora intensamente com hematoxilina, são visíveis no estrato espinhoso por técnicas de imunocitoquímica com anticorpos anti-CD1a e têm grânulos de Birbeck.
Descreva as Células de Merkel
Células Dendríticas derivadas da Crista Neural que se encontram no estrato basal. Possuem marcadores ambos da epiderme como da crista neural e são abundantes em locais de alta sensibilidade (ponta dos dedos). Ligam-se aos queratinócitos por desmossomas, contêm filamentos intermédios de queratina, têm um núcleo lobado e citoplasma mais denso que as restantes. Associadas a terminações nervosas aferentes e no seu conjunto constituem o corpúsculo de Merkel (mecanorrecetor). Podem ser identificadas usando marcadores neurais - proteína 100 ou para a citoqueratina.
Que estrato apresenta uma maior constituição celular na pele espessa e a que se deve tal acontecimento?
Na pele espessa o estrato córneo tem uma maior espessura uma vez que se as cristas dérmicas criam uma maior área de contacto - estrato basal com maior superfície => mais células => maior espessura para o estrato córneo.
Que tipos de Recetores Sensoriais da Pele podemos encontrar?
Terminações Nervosas Livres e Terminações Nervosas Encapsuladas (corpúsculos de Paccini, de Meissner e de Ruffini)
O que caracteriza as Terminações Nervosas Livres e por que sensações são responsáveis?
Tratam-se de fibras muito finas, com velocidades de condução lentas, podendo ser mielinizadas mas nunca nas terminações. Não estão envolvidas por tecido conjuntivo nem por células de Schwann e terminam ao nível do estrato granuloso. São responsáveis pelas sensações de calor, frio, toque e mecanorreceção (envolve os folículos capilares).
O que caracteriza as Terminações Nervosas Encapsuladas e que tipos conhece?
São terminações envolvidas por tecido conjuntivo, sendo que se podem distinguir os Corpúsculos de Paccini, de Meissner e de Ruffini.
Qual a função, localização e estrutura dos Corpúsculos de Paccini?
São responsáveis por detetar variações de pressão e vibrações (deformação do corpúsculo => estímulo mecânico amplificado no seu centro). Situam-se na derme mais profunda ou mesmo na hipoderme, bem como no tecido conjuntivo das articulações, periósteo e das vísceras. São ovais e a sua porção mais externa é formada por lamelas concêntricas e células de Schwann modificadas achatadas separadas por um pouco de fluido, sendo que no cerne existe uma única fibra amielinizada e não ramificada.
Qual a função, localização e estrutura dos Corpúsculos de Meissener?
Estes respondem ao toque (baixa frequência na pele sem folículos capilares). Encontram-se nas papilas dérmicas logo abaixo da lâmina basal da epiderme - anatomicamente nos dedos das mãos, plantas dos pés, mamilos, pálpebras, lábios e genitais. Cilíndricos, perpendiculares à superfície e cada corpúsculo tem 1 ou 2 terminações amielinizadas que se ramificam, sendo a componente celular formada por células de Schwann que formam lamelas irregulares envolvidas por uma cápsula de colagénio.
Qual a função, localização e estrutura dos Corpúsculos de Ruffini?
Trata-se de mecanorrecetores que respondem à toção e ao estiramento. Encontram-se nas plantas dos pés e têm uma forma fusiforme e longa. Apresentam um espaço preenchido por fluido, atravessado por fibras de colagénio e envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo, sendo que nesta penetra apenas uma fibra mielinizada que vai perder a mielina que a envolve e dividir-se numa densa arborização de axónios.
Onde se encontram os folículos pilosos e o pelo e o que influencia a sua distribuição?
Praticamente toda a superfície corporal exceto as palmas das mãos e plantas dos pés, lábios, glande, clitóris e região que envolve os orifícios urogenitais. Esta distribuição é influenciada pelas hormonas sexuais.
Que processo é assegurado pelo folículo piloso?
Produção e Crescimento do pelo
Como se pode dividir o folículo piloso?
De superior para inferior:
Infundíbulo - da superfície até ao nível de abertura da glândula sebácea associada
Istmo - do infundíbulo até ao nível de inserção do músculo eretor do pelo
Segmento Inferior - termina no bulbo (dilatação) e está envolvido por tecido conjuntivo altamente vascularizado - papila dérmica (e as células que envolvem formam a matriz)
Quando falamos em folículos pilosos, de que se trata a matriz?
Camada que envolve a papila dérmica e constitui a camada germinativa do folículo. A sua divisão permite o crescimento do pelo - esta divisão vai dar células produtoras de queratina e a bainha interna da raiz.
Quais as 3 zonas que constituem o pêlo?
De interno para externo:
Medula - células muito vacuolizadas
Córtex - células cuboides
Cutícula da haste do pêlo - células pavimentosas que foram a parte mais externa do pêlo.
(Depois destes encontra-se a bainha interna e externa da raiz e ainda a papila dérmica)
Quais as camadas da bainha interna da raiz?
De dentro para fora:
Cutícula - células pavimentosas
Camada de Huxley - 1-2 camadas celulares
Camada de Henle - células cuboides em contacto com a bainha externa da raiz.
Descreve a queratinização do pêlo e da bainha interna da raiz
Ocorre logo após a saída das células da matriz e este decorre à medida que o pelo cresce a partir do bulbo piloso (um processo intermitente). São as células da epiderme que cobrem a papila dérmica que constituem a raiz do pelo e serão queratinizadas para formar a haste do pelo. Este processo distingue-se do da epiderme por ser intermitente, ocorrer apenas no bulbo e pela compactação da substância córnea que não sofre descamação. Tal processo está completo quando o pelo emerge.
O que separa o folículo da derme?
Membrana vítrea - tecido conjuntivo
Onde se insere o músculo eretor do pêlo?
Na papila dérmica
O que causa a pigmentação do pêlo?
A presença de melanina na medula e no córtex fornecida pelos melanócitos que se encontram entre a papila dérmica e a raiz.
Que tipo de Glândulas são as Glândulas Sebáceas?
São glândulas acinares ramificadas
De que estrutura resultam as Glândulas Sebáceas?
Estas resultam do desenvolvimento da bainha externa da raiz - existem várias por cada folículo.
Que estrutura está associada à glândula sebácea?
O músculo eretor do pelo que auxilia na sua excreção
Qual a forma e os segmentos das Glândulas Sudoríparas Écrinas?
Estruturas independentes de forma tubular simples enoveladas (parte mais superficial da epiderme). Apresentam um Segmento Secretor - derme profunda ou hipoderme superficial e um Ducto - segue em direção à superfície da epiderme e é constituído por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico.
Descreve o suor libertado pelas Glândulas Sudoríparas Écrinas
Hipotónico graças à reabsorção de algum sódio e água ao longo do segmento excretor - poucas proteínas e quantidades variáveis de NaCL, ureia, ácido úrico e amónia.
Que tipos de células constituem o segmento excretor das Glândulas Sudoríparas Écrinas?
Clear Cells - abundantes em glicogénio (PAS positivas), domínios lateral e apical com grandes invaginações, produtoras do componente aquoso do suor, próximas da base (em contacto com a base da camada epitelial ou células mioepiteliais);
Dark Cells - contêm grânulos secretores com secreções proteicas;
Células mioepiteliais - espalhadas entre as restantes, coram intensamente com eosina e a sua contração permite uma rápida excreção de suor.
Como se faz a transição do ducto da Glândula Sudorípara Écrina para a epiderme?
O ducto apresenta uma forma espiralada. Ao penetrar na epiderme, as células desaparecem e as paredes do ducto são formadas por células da própria camada da pele, constituindo um epitélio estratificado cubóide. As células são mais pequenas e escuras, não existem células mioepiteliais e estão organizadas em duas camadas: uma periférica ou basal (núcleos ovóides) e uma central ou luminal (citoplasma vítreo e muito corado).
A que estrutura se associam as Glândulas Sudoríparas Apócrinas e porquê?
Aos Folículos Pilosos, uma vez que se desenvolvem a partir da estrutura que os origina e mantêm-se em ligação com estes.
Qual a estrutura das Glândulas Sudoríparas Apócrinas?
São tubulares e podem ser ramificadas. Apresentam a porção secretora na parte profunda da derme ou na hipoderme, um lúmen amplo para que se possa armazenar o produto de excreção. O seu epitélio é simples e apenas possui um tipo celular de citoplasma eosinófilo. Está ainda associada a células mioepiteliais.
O ducto é semelhante ao das glândulas écrinas mas é menos espiralado e não ocorre qualquer reabsorção, apresentando um epitélio simples cuboide.
Qual o tipo de secreções das Glândulas Apócrinas?
Merócrinas - grânulos no domínio apical são libertados por exocitose.
Descreva o suor libertado pelas Glândulas Sudoríparas Apócrinas
Contém proteínas, hidratos de carbono, amónia, lípidos e alguns compostos orgânicos.
Em que fase da vida é que as Glândulas Sudoríparas Apócrinas se tornam funcionais e a que se deve isto?
Na puberdade, já que são dependentes das hormonas sexuais.
O que constitui as unhas?
Placas de células queratinizadas
Descreva a raiz da unha
Envolvida por uma prega de epiderme que cobre as células da matriz - local de grande variedade celular: células estaminais e epiteliais, células de Merkel e de Langerhans, melanócitos. As células estaminais dividem-se e migram em direção à raiz da unha para se diferenciarem e produzirem queratina - não ocorre descamação.
O que confere rigidez à unha?
A queratna é composta por filamento muito compactos e envolvidos numa matriz amorfa de queratina muito rica de enxofre.