Reconhecimento de Estado. Sucessão de Estados. Responsabilidade Internacional. Flashcards
O conceito de Estado possui basicamente quatro elementos: nação, território, governo e soberania. Assim,
não é possível que haja mais de uma nação em um determinado Estado, ou mais de um Estado para a mesma nação.
Errado. Convenções sobre direitos e deveres dos Estados (Montevideo, 1933) VII Conferência Internacional Americana:
Artigo 1 - O Estado como pessoa de Direito Internacional deve
reunir os seguintes requisitos.
I. População permanente.
II. Território determinado.
III. Govêrno.
IV. Capacidade de entrar em relações com os demais Estados.
O princípio da autodeterminação aplica-se ao caso de secessão de Estados
Errado. Quando ocorre simples secessão, não há que se falar na existência em favor da população do novo Estado de um direito à independência fundamentado no princípio da autodeterminação dos povos. Quando envolve esse princípio, afirma-se que houve emancipação do território anteriormente dependente (como na secessão remedial) ou na descolonização.
No caso do Leste Ucraniano, se, após a queda do presidente eleito ocorresse uma perseguição à população russa na Ucrânia, existiria, excepcionalmente, direito à independência das regiões que abarcassem essa população.
Correto. A autodeterminação externa é destinada exclusivamente aos povos submetidos à subjulgação, à dominação ou à exploração estrangeira.
Os Estados protegidos, em uma relação de protetorado, perdem sua personalidade jurídica internacional, pois se subordinam a uma potência protetora.
Errado. Estados Protegidos são Estados; a independência jurídica é o que importa: Marrocos (foi protetorado francês); Andorra (Espanha); San Marino (Itália); Mônaco (França)Obs: Porto Rico é um Estado Associado, não sendo pessoa jurídica de Direito Internacional
O conceito de Estado possui basicamente quatro elementos: nação, território, governo e soberania. Assim,não é possível que haja mais de uma nação em um determinado Estado, ou mais de um Estado para a mesma nação.
Errado. Convenções sobre direitos e deveres dos Estados (Montevideo, 1933) VII Conferência Internacional Americana:Artigo 1 - O Estado como pessoa de Direito Internacional devereunir os seguintes requisitos.I. População permanente.II. Território determinado.III. Govêrno.IV. Capacidade de entrar em relações com os demais Estados.
De acordo com a Convenção de Montevidéu sobre Direitos e Deveres dos Estados, de 1933, o reconhecimento de Estado é condição sine qua non para sua existência.
Errado.
O ato de reconhecimento de Estado tem efeitos ex tunc.
Correto. Efeito retroativo
O reconhecimento de Estado não pode, enquanto regra, ser revogado.
Correto.
Uma vez que uma entidade reúna todos os elementos constitutivos de Estado, os demais Estados da sociedade internacional são obrigados a reconhecê-la como tal.
Errado. Reconhecimento é discricionário
Sobre o instituto do reconhecimento, julgue:O reconhecimento jurídico de uma situação de fato pode ser tácito, mas deve ser claro.Dessa forma, o mero silêncio não pode ser considerado um meio de reconhecimento.
Errado. O silêncio pode ser considerado um meio de reconhecimento. Ex: Templo entre Camboja e Tailândia
Sobre o instituto do reconhecimento, julgue:A teoria declaratória prevalece sobre a teoria constitutiva em se tratando de qualquer sujeito de Direito Internacional.
Errado. Teoria declaratória prevalece em se tratando de Estados. Os movimentos de libertação nacional somente serão movimentos quando reconhecidos pelos Estados (Constitutivo).
Sobre o instituto do reconhecimento, julgue:Em 1903, Brasil, Argentina e Chile reconheceram, conjuntamente, o Panamá. Isso evidencia que o ato de reconhecimento de Estado pode ser um ato multilateral.
Errado. Houve o reconhecimento do Panamá, mas o ato é unilateral, e não multilateral. Mesmo um ato coletivo não deixa de ser unilateral.
Sobre o instituto do reconhecimento, julgue:A participação de dois Estados em um mesmo tratado multilateral ou em uma mesma organização internacional implica reconhecimento tácito de Estado de ambas as partes.
Errado. Existe reconhecimento tácito de Estados, mas esse não é o caso. Ex: Irã e Israel estão na ONU, e isso não implica em reconhecimento mútuo. Um tratado bilateral pode ser uma prova mais substancial de um reconhecimento tácito de Estado.
Sobre os requisitos para o reconhecimento de Estado, julgue os itens a seguir:a) Por força do princípio ex injuria jus non oritur, para que um Estado seja reconhecido, ele não pode ter-se constituído a partir de violação grave do Direito Internacional.
Correto. De uma violação de direitos não pode ocorrer a percepção de direitos. Os EUA, a partir da Doutrina Stimson, não reconheceram o Estado de Manchuquo, em 1933, que era um Estado Fantoche dos japoneses. Foi constituído mediante o uso da força (contra o Tratado Briand-Kellog), ou seja, contra violação grave do Direito internacional. Ex2: República Turca do Chipre do Norte não pode ser reconhecida pela comunidade internacionalEx3: Rodésia do SulEx4: SomarilândiaEx5: Estados criados pela África do Sul para segregar os negros
b) De acordo com a doutrina Stimson, um Estado só deve ser reconhecido quando sua existência política for viável.
Errado. Doutrina Stimson afirma que princípio ex injuria jus non oritur, para que um Estado seja reconhecido, ele não pode ter-se constituído a partir de violação grave do Direito Internacional.