Reações Adversas Às Drogas e Urticária Flashcards
Qual a semelhança e a diferença entre intolerância e idiossincrasia?
A semelhança é que ambos se dão por conta de anomalias enzimaticas constitucionais. A diferenca é que a intolerancia é o aparecimento de manofestaçoes de toxicodade com doses normais e a idiossincrasia é o aparecimento de quadro diverso da açao farmacologica da substancia.
Quais os mecanismos responsáveis pelas reações medicamentosas?
Efeitos farmacológicos da droga, predisposição constitucional, distúrbios enzimáticos ou imunológicos e interações medicamentosas.
Defina efeitos colaterais
Sintomas ou sinais decorrentes da ação farmacológica normal da droga nao relacionados a finalidade da sua administração
Paciente iniciou tratamento para sífilis e houve exacerbação de lesões já existentes. Qual o nome dessa reação e por que ela ocorre?
Reação de jarisch-herxheimer. surge em consequência da destruição de grande número de microrganismos, liberando substâncias tóxicas ou sensibilizantes para o hospedeiro
A liberação de histamina por codeína, atropina e outros pode resultar em que?
Urticária, hipotensão e cefaléia
É possível que fármacos desencadeiem ou exacerbem doencas? Se sim, cite exemplos.
Sim, exacerbação de psoriase por lírio e beta bloqueadores. Exacerbação de acne por lírio e halogenos, etc
Quais são os mecanismos imunes das reacoes adversas por distúrbios imunológicos?
Dependentes de IgE, citotóxicos, dependentes de complexos imunes e mediados pela imunidade celular
Exemplifique cada tipo de reação adversa por distúrbio imunológico
Dependentes de IgE - penicilina
Citotóxicos - anemia hemolitica e plaquetopeniabpor drogas
Dependentes de complexos imunes - febre, artralgia, edema, urticária, adenopatia e eosinofilia sangüínea pela doença do soro
Imunidade celular - dermatite de contato
Ler sobre interações medicamentosas
pag 802
O que é eritema fixo pigmentar?
É uma erupção por droga que recidiva sempre no mesmo local(!!!!!), ainda que novas lesoes possam surgir simultaneamente em outras áreas.
É uma mancha de cor vermelho-azulada, redonda ou oval, com limites nítidos. Pode ser purpurica, urticada ou bolhosa nas formas mais graves. Tem prurido e sensação de queimação. Esmaece gradualmente, surgindo cor castanha por pigmentação melânica, que desaparece em algumas semanas.
Não é necessário tratamento exceto se há infecção secundária (creme anti-séptico)
Locais mais frequentes do eritema pigmentar fixo:
Qualquer região, mais na palma, planta e mucosa.
Que drogas podem causar eritema pigmentar fixo?
Mais frequentes são analgesicos, antipireticos (dipirona, salicilato), meprobamato, tetraciclina, anovulatorios, etc. Antineoplasicos. Quadro exclusivamente causado por drogas. Antibióticos (itamar)
Quais as características do exantema agudo causado por drogas?
tipo morbiliforme ou escarlatiniforme, as vezes com prurido, febre, artralgia ou cefaleia. Aparecimento subito após 8 dias de uso da droga ou interrupção. Pode desaparecer com interrupção ou mesmo com continuação da medicação (anticorpos IgM).
O que é eritema multiforme ou polimorfo?
Erupção com tipicas lesões “em alvo”. Há participação de mecanismos imunológicos (imunidade celular ou imunocomplexos). Vários agentes podem causar: barbitúricos, analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos, antineoplásicos.
A urticária por droga ocorre por quais medicamentos?
Soros, antibióticos, opiáceos, tranquilizantes, salicilatos, antiinflamatórios nao esteroides, antineoplasicos. Se dá por mecanismo imunológico e nao imunologico. Pode levar a choque anafilático (hipotensao, edema de glote)
As erupções eczematosas são mais comuns com o uso de drogas sistêmicas ou tópicas? Explique.
Tópicas. Com sistêmicas é mt dificil, e podem ocorrer em individuos sensibilizados por via topica e que se expõem sistemicamente à mesma droga, ocorrendo surgimento ou exacerbação de lesões onde há ou houve eczema de contato prévio.
As lesões purpuricas provocadas por drogas podem ocorrer por quais mecanismos?
Plaquetopenia de origem imunológica, plaquetopenia não-alérgica, plaquetopenia por excesso de agregação plaquetária, púrpura por alterações da coagulação, púrpura do tipo pigmentar progressivo, púrpura decorrente de corticoterapia prolongada.
As erupções vesico-bolhosas causadas por drogas podem ocorrer isoladamente ou associadas a eritema polimorfo, eritema fixo, vasculite necrotizante. Quais são os locais preferidos da forma isolada?
Plantar, palmar, pododáctilos, quirodáctilos e genitais.
As erupções acneiformes causadas por drogas ocorrem em localizações diferentes da acne vulgar e podem agravar quadros de acne pré-existente. Quais fármacos podem causar?
iodetos, brometos, fluoretos, corticóides, cianocobalamina, anovulatórios, dactinomicina, lítio, andrógenos e hidantoínas.
Olhar alterações pigmentares
pag 810 e 811
As lesões de iododerma são predominantemente X e as de bromoderma são predominantemente X
pustolosas; vegetantes
O que é a síndrome de Stevens-Johnson?
É uma forma grave e eventualmente fatal de eritema multiforme bolhoso (major) mais comum em crianças e adultos jovens
Quais são as drogas mais relacionadas a Síndrome de Stevens-Johnson?
Sulfas, anticonvulsivantes e antiinflamatórios não esteróides.
Na síndrome de Stevens-Johnson ocorre necrose eosinofílica dos queratinócitos, degeneração hidrópica da camada basal e clivagem subepidérmica ou intra-epidérmica. Pq ocorre necrose dos queratinócitos?
Por conta de defeitos na metabolização das drogas, com produtos intermediários que atuariam sobre os queratinócitos, ou uma reação citotóxica com lesão dos queratinócitos.