Cabelos e unhas Flashcards
O que vc sabe sobre cabelo e quais as fases de crescimento deste?
Os pêlos do couro cabeludo (150.000) nascem em torno de 1 cm por mês e caem entre 60-100 por dia. As fases são a anágena (mitose e ceratogênese - 3 anos homem, 8 anos mulher), catágena (regressão matriz pilar - 3 semanas) e a telógena (repouso, quedo do pêlo anagênico - 3-6 meses).
Quais são as principais causas de alopecia difusa e alopecia circunscrita?
difusa - Congênita, tóxica.
Efluvio telógeno (pós-parto, pós-infecção)
Hipo/hipertiroidismo ; DM descompensada
Metabólica (desnutrição, baixa Ferro e Zinco…)
Colagenoses ( LES, miosites…)
Drogas (citostáticos, fibratos, estatinas, vit A, retinóides, lítio, betabloqueadores…
Radioterapia, queimaduras (cicatriciais).
Circunscrita Androgenética, Areata, Traumática ->> tração Lues secundária, zoster, foliculite Foliculite decalvante, - cicatricial Kerium celsi - cicatricial Neoplasias - cicatricial
Quais são as características clínicas da alopecia areata?
Perda rápida e completa de pêlos em uma ou mais áreas do couro cabeludo, e as vezes, de outras regiões (barba, supercilio, pubis), originando placas alopécicas de pele lisa, SEM sinais inflamatórios, circulares, com 1-5 cm de diÂmetro. na PERIFERIA, pêlos aparentemente normais FACILMENTE arrancáveis e outros assemelham-se a pontos de exclamação. Ocorre = em homens e mulheres, mais em jovens.
Quais são os fatores importantes na etiopatogenia da alopecia areata?
Fatores genéticos (casos familiares, gêmeos univitelinos), autoimunes (associação com outras doenças auto-imunes) e estresse emocional (não comprovada, desencadeante).
Quais são as modalidades terapêuticas da alopecia areata?
Terapia tópica, intralesional ou sistêmica.
Que fármacos podem ser utilizados na terapia tópica da AA?
Irritantes primários (solução de fenol, antralina - boa indicação em crianças), corticosteróides (atividade modesta em monoterapia), minoxidil (síntese de DNA folicular - boa resposta em casos menos extensos, principalmente associado a antralina e os corticóides tópicos).
Qual é o tratamento mais eficaz para os casos de AA crônica?
Imunoestimuladores. SABDE, DPCP, DNCB. Desaconselhado em crianças. Parece reduzir linfócitos T no folículo piloso.
Qual é o tratamento de primeira escolha par lesões mais localizadas na AA?
Corticóides intralesionais. Acetonido de triancinolona. Bastante doloroso, pode levar a atrofia e síndrome de Cushing.
Quais fármacos podem ser utilizados na terapia sistêmica da AA?
Fototerapia (PUVA) - contraindicado na infância, corticosteróides (pouco utilizado - efeito colateral e recorrencia), ciclosporina (pouco utilizado - efeito colateral e recorrencia) e sulfassalazina.
Quais são as características clínicas da alopecia androgenética?
Transformação gradativa de folículos terminais em velos, correspondendo a uma miniaturização dos folículos influenciada por diversos fatores como idade, genética, aspectos hormonais.
Em que situação deve-se pesquisar mais profundamente a alopecia androgenética feminina?
Casos de início mais precoce e/ou com outros sinais de hiperandrogenismo (acne, hirsutismo, alterações menstruais) para Síndrome dos ovários policísticos, hiperplasia adenal conênita, SAHA (seborreia, acne, hirsutismo, alopecia) e tumores ovarianos.
Quais são as modalidades terapêuticas da alopecia androgenética?
Tópica (minoxidil - utilizado há varios anos - e 17-a-estradiol), sistêmica (finasterida) e/ou cirúrgica (mais avançado e resistente a clínica - microimplante).
Qual a diferença da terapêutica na alopecia androgenética do homem e da mulher?
Na mulher, prefere-se a terapêutica tópica. A finasterida não tem resultado uniformes, ao contrario dos homens, que após 5 anos de uso, 90% notaram parada de queda de cabelo e 65% tiveram repilação. Na mulher, antiandrógenos sistêmicos como a espironolactona, o acetato de ciproterona e a flutamida tem tido bons resultados.
Como podemos definir tricotilomania?
estado neurótico que leva pessoas (meninas menores de 10 anos) a arrancar cabelos. Critérios: arrancamento recorrente de cabelos com perda visível, sentimento progressivo de tensão imediatamente antes do arrancamento de pêlo ou ao tentar resistir ao ato, sentimento de prazer, gratificação ou alívio após arrancamento. Não existe tratamento efetivo!!
O que é aloécia por tração?
Alopecia principalmente nas áreas têmporo-frontais do couro cabeludo devido a trações permanentes no modo de pentear ou com a finalidade de esticar os cabelos com calor. Mais em melanodérmicos. Tb tem por escovação vigorosa.