Prot E Amino No Exercicio Flashcards

1
Q

Proteínas e recomendações diaria

A

Para os indivíduos sedentários recomenda-se o consumo diário de proteínas (RDA) entre 0,8 e 1,2g/kg de peso/ dia.
praticantes de exercícios físicos de endurance Tem sido constatada uma maior necessidade de ingestão, pois as proteínas contribuem para o fornecimento de energia em exercícios, sendo, ainda, necessárias na síntese protéica muscular no pós-exercício. Para atletas de endurance, as proteínas têm um papel auxiliar no fornecimento de energia para a atividade, calculando-se ser de 1,2 a 1,6g/kg de peso a necessidade diária.
Para os atletas de força, a proteína tem papel importante no fornecimento de “matéria-prima” para a síntese de tecido, sendo de 1,4 a 1,8g/kg de peso as necessidades diárias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

BCAA

A

Aminoácidos de cadeia ramificada Leucina, isoleucina, valina,
Os efeitos da suplementação com BCAA no desempenho espor serem potentes moduladores da captação de triptofano pelo sistema nervoso central, estimulariam a tolerância ao esforço físico prolongado portivo são discordantes e a maioria dos estudos realizados parece não mostrar benefícios na performance. Faltam estudos científicos com informações consistentes a respeito das vantagens ergogênicas desta suplementação, assim como a respeito de seus possíveis efeitos colaterais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

BCAA x Triptofano x Fadiga

A

A Serotonina cerebral aumenta durante o exercício, que se presume ser uma causa de fadiga central, ocorre em resposta a um aumento do transporte de triptofano livre (f-Trp) através da barreira hematoencefálica. Além disso, transporte de triptofano livre é influenciado pelos níveis séricos de BCAAs, pois eles competem pelo mesmo sistema transportador
Conclusão: a suplementação de BCAA não teve efeito sobre a sensação de fadiga; no entanto, levou a um efeito favorável em substâncias de fadiga, metabólitos de energia e substâncias para dor muscular. Portanto, pode-se concluir que a ingestão de BCAA pode desempenhar um papel útil na melhoria do desempenho do exercício.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

efeitos colaterais do BCAA

A

altas doses pode provocar transtornos gastrointestinais como diarreia e comprometer a absorção de outros aminoácidos, e podem elevar a concentração de amônia no sangue e no músculo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Creatina

A

é um composto nitrogenado derivado do aminoácidos glicina
sua maior reserva está nos músculos
a suplementação tem como objetivo aumentar os seus níveis para diminuir a fadiga

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

efeitos da creatina

A

Creatina pode ter potenciais efeitos ergogênicos, que repercutiram em aumento da resistência ao esforço em atividades de curta duração e alta intensidade e aumento da massa muscular. relacionado o uso da suplementação de creatina a potenciais efeitos ergogênicos, que repercutiram na prática em aumento da resistência ao esforço em atividades de curta duração e alta intensidade e aumento da massa muscular.
Já o uso da creatina, como recurso ergogênico em atividades físicas prolongadas, não encontra nenhum suporte na literatura científica.
Embora com resultados ainda controversos, muitos estudos têm sugerido que a creatina teria efeito ergogênico em indivíduos nos quais se constata diminuição de aporte da creatina exógena alimentar, como os vegetarianos e os indivíduos idosos, sendo somente para estes casos específicos, após uma boa análise do profissional especializado, médico e/ou nutricionista, justificável o seu uso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

β-hidroxi-β-metilbutirato

A

é um metabólito da leucina, um aminoácido de cadeia ramificada. Teoricamente sua suplementação decresce o catabolismo
O uso de β-hidroxi-β-metilbutirato (HMB) tem sido cogitado como um potencial agente para o aumento da força e massa magra corporal. Seria uma ação anticatabólica. Porém ainda faltam estudos científicos que comprovem de maneira inequívoca a eficácia do suplemento nesta ação ergogênica, a não ser em algumas situações específicas, como é o caso de populações de idosos que participam de programas de exercícios físicos visando o ganho de força muscular. Para a população em geral, mesmo quando se trata de atletas de competição, não existe recomendação para o seu uso, devendo prevalecer a orientação de que não se deve usar.
Os autores concluíram que nem o HMB-Cálcio nem o HMB-Ácido Livre melhoraram a hipertrofia ou reduziram o dano muscular em homens treinados em resistência submetidos a treinamento de resistência ingerindo quantidades ideais de proteína.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Nutrição do Atleta - SBME

A

A performance e a saúde de atletas podem ser beneficiadas com a modificação dietética Efeitos benéficos para a saúde, mudanças favoráveis da composição corporal e aprimoramento do desempenho desportivo de atletas, decorrentes do manejo dietético.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Velocidade de absorção de proteínas

A

whey rápida e casein lenta

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Proteína do Whey ou Arroz - Comparação Baseada em Plantas x Animal

A

Não existiu diferença nos parâmetros avaliados entre as duas fontes de proteína ao final de 8 semanas
Não foram observadas diferenças em nenhuma variável entre os grupos no início ou pré e pós-intervenção. Além disso, ao consumir uma ingestão diária de proteína >1,6 g/kg/dia, a suplementação proteica adicional não afetou a composição corporal ou o desempenho em jogadores de futsal treinados, independentemente do tipo/fonte de proteína.
sugerindo que a fonte de proteína não afeta as adaptações induzidas pelo treinamento de resistência em homens jovens não treinados que consomem quantidades adequadas de proteína.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Dano Renal x Proteína

A

a
Jovens treinados consumindo uma dieta rica em proteínas (2,6 a 3,3 g/kg/dia) durante um período de 4 meses não tiveram alterações nos lipídios ou nos marcadores da função renal e hepática. Não houve mudanças no desempenho ou composição corporal.
Consumir 5,5 vezes a dose diária recomendada de proteína não apresenta alterações significativas ao longo do tempo ou entre os grupos de peso corporal, massa gorda ou massa magra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly