Propriedades dos fios de sutura Flashcards
Configuração física: composição dos fios quanto aos seus filamentos:
mono ou multifilamentados (este, trançado ou torcido). Os multifilamentados aumentam chances de infecção.
Capilaridade:
capacidade de captar líquidos
Absorção de fluidos:
é o poder que o fio tem de captar fluido quando está totalmente imerso. A capilaridade e absorção de fluidos estão intimamente relacionados à capacidade que o fio tem de captar, transportar e reter bactérias. Os multifilamentados têm maior capacidade de absorção.
Aderência bacteriana:
propriedade relacionada às três anteriores. É a capacidade que o fio possui de fazer as bactérias aderirem em sua superfície e/ou interstício. Portanto, fios monofilamentados têm indicação em ferida contaminada.
Diâmetro:
é o calibre do fio, determinado em milímetros e expresso em zeros.
Força tênsil:
A força tênsil deve ser diferenciada no fio em repouso e em utilização (com o nó). Esta é a força tênsil efetiva.
Força do nó:
é a força necessária para um determinado tipo de nó escorregar ou escapar. O fio ser “escorregadio” significa que ele tem um baixo coeficiente de atrito.
Elasticidade:
é a capacidade que o fio tem de retomar sua forma e tamanho original após tracionado.
Plasticidade:
expressa a capacidade que o fio tem de manter-se sob a nova forma após ter sido tracionado.
Memória:
é a propriedade relacionada à elasticidade e plasticidade após ter sido dado o nó. Fios com alta memória tendem a desatar o nó, e retornar à sua forma original, como o nylon (náilon). A memória influencia no manuseio. Fios com alta memória dificultam o manuseio. Fios com alta memória, que são pouco elásticos e com grande força tênsil têm tendência a cortar tecidos.
Pliabilidade:
é a facilidade que o cirurgião encontra no fio para cerrar o nó, para dobrar o fio. Os fios de maior pliabilidade são os multifilamentados, principalmente os trançados, como a seda.
Coeficiente de atrito:
é a capacidade do fio em deslizar pelos tecidos, e de desatar o nó. Fios com elevado coeficiente de atrito chegam a “raspar” nos tecidos dificultando, portanto, sua retirada. Fios monofilamentados são utilizados em suturas cutâneas por possuírem baixo coeficiente de atrito.Quanto menor este coeficiente é mais fácil reposicionar o nó, entretanto, mais fácil de ele escapar.
Características de manuseio:
Pliabilidade e coeficiente de atrito
Características físicas do fio:
Configuração física
Capilaridade
Absorção de fluidos
Aderência bacteriana
Diâmetro
Força tênsil
Força de nó
Elasticidade
Plasticidade
Memoria