Projeções Cartográficas Flashcards
1
Q
=> Globo ——> Carta
(Esfera) (Plano)
Planisfério
- MERCATOR: É conforme: apresenta distorções de acordo com o aumento da latitude, sendo assim temos, regiões como a Europa, a América do Norte e a Ásia com áreas muito superiores à realidade.
- PETERS: Equivalente: Busca manter a proporcionalidade da área territorial existente entre os continentes, para isso foi necessária uma distorção na forma dos mesmos.
- Métodos principais
* Cilíndrica
* Cônica
* Azimutal
A
• PROJEÇÃO CILÍNDRICA
- Quando a superfície do globo terrestre é projetada sobre um cilindro, em que este cilindro é posteriormente planificado. É utilizada para representar grandes áreas (Mapas Mundi). Tem boa projeção nas áreas equatoriais, mas quanto maior a Latitude, maior a distorção. Apresenta o sistema de coordenadas geográficas de forma retilínea, com Latitudes e Longitudes formando ângulos de 90°. Entre as projeções cilíndricas devemos destacar: MERCATOR e PETERS
• PROJEÇÃO CÔNICA
- Quando a superfície da terra é projetada sobre um cone que é posteriormente planificado. É utilizada para representar principalmente, as regiões polares. Esta projeção é representada no plano central (normalmente no polo), de onde partem em traçado radial os meridianos e circular os paralelos. Por abranger uma área mais restrita (apenas um hemisfério), está projeção apresenta menor área de distorção. Tem boa projeção na área onde o cone projetado tangencia a elipsoide terrestre (área próximas a um dos trópicos).
• PROJEÇÃO PLANA OU AZIMUTAL
- É utilizada para representar regiões específicas da terra. Podem ser de três tipos: Polar, Equatorial ou Oblíqua. É utilizada para confecção de mapas especiais, como cartas náuticas e aeronáuticas. Contém paralelos projetados em círculos concêntricos e meridianos projetados em linhas retas. Sendo sua projeção mais fiel na área central da projeção, quanto mais afastado do centro, maior a distorção.