Dinâmica Externa do Relevo Flashcards

1
Q

AGENTES EXTERNOS (exógenos ou modeladores de terreno)

  • INTEMPERISMO
    Modificações de ordem física (desintegração) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorarem na superfície da terra.

• INTEMPERISMO FÍSICO: modifica a morfologia, resistência e textura das rochas.

  1. Variação de temperatura diurna/noturna (+ efetiva em ambiente desértico)
  2. Congelamento/degelo: (+ efetivo em ambiente glacial)
  3. Cristalização de sais: (crescimento mineral em fraturas - carbonatos sulfatos), que atacam monumentos históricos.
  4. Crescimento de raizes (intemperismo biológico).

• INTEMPERISMO QUÍMICO: modifica a composição e a estrutura química/cristalina das rochas.

    1. A água interage com minerais produzindo resíduos.
    1. Afetam o intemperismo o tipo de rocha o clima a topografia e a biosfera.
  • OBS: O solo é um produto do intemperismo.
A

EROSÃO (transporte dos fragmentos)

  • Pode ser causada pela ação do vento, erosão eólica, que dá origem, por exemplo, às dunas. Também pela diversidade da ação das águas: erosão fluvial (rios), erosão pluvial (chuvas), marinha (falésias) e glacial (fiordes).

A) EROSÃO FLUVIAL (rios)

  • A ação das águas dos rios escavam os seus leitos e modelam as vertentes, transportando os sedimentos em suspensão em suas águas até o mar ou depositando-os em SUAS MARGENS ou PLANÍCIES.

B) EROSÃO PLUVIAL (chuvas)

  • A ação das águas das chuvas, além do intemperismo químico, provocam a lixiviação, ou seja, a erosão dos solos devido à queda dos pingos de chuvas no chão, lavando-o e carregando seus nutrientes e sedimentos. A lixiviação dos solos é intensa em climas chuvosos, como também nas encostas de montanhas, especialmente naquelas cuja cobertura vegetal foi destruída pela ação antrópica (urbanização, industrialização, agricultura, pecuária.

C) EROSÃO MARINHA (falésias)

  • A ação das águas dos mares se manifesta pela erosão ou abrasão marinha, pelo transporte e sedimentação no litoral. Um litoral é tanto mais novo quanto mais reentrâncias (entradas de mar, como golfos, baías) e protuberâncias (saliências, como cabos).
    A ABRASÃO MARINHA varia em função de trangressões e regressões marinhas, da natureza das rochas existentes no litoral (as magmáticas e metamórficas são mais resistentes à abrasão).

D) EROSÃO GLACIAL (fiordes)

  • A erosão glacial realiza-se de duas maneiras : por compreensão (quando a água infiltra-se em fendas de rochas e depois se congela, quebrando a rocha, visto que a água sob a forma sólida tem maior volume que no estado líquido) e por desgaste mecânico (a parte inferior das geleiras é menos fria e, assim, o gelo é mais pastoso que na parte superior, daí o glaciar desloca-se sobre os solos e as rochas, destruindo-os, transportando sedimentos e depositando-os quando estaciona). Amo trabalho de deposição ou acumulação glacial dá-se o nome de morainas.

E) EROSÃO ANTRÓPICA

  • A ação dos seres vivos, notadamente o homem, com sua tecnologia, exerce uma ação antrópica sobre a natureza, causando desequilíbrios ambientais no solo, na vegetação, nos climas.

F) EROSÃO ÉOLICA (vento)

  • O vento exerce também uma ação de modelado terrestre. A erosão éolica é feita em sequência, deste modo: primeiro, o vento coleta partículas ao longo do seu deslocamento sobre os solos (deflação); depois, lança essas partículas contra as rochas ou obstáculos que se opõem ao seu deslocamento (corrosão). A acumulação éolica é manifestada nas dunas. Um outro exemplo são os solos de lõess (especialmente no noroeste da China, muito férteis por conterem partículas de argila, quartzo e cálcio.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly