Orientação e Localização Flashcards
- ORIENTAÇÃO (estrelas, bússola ou até mesmo GPS)
1 . Estrelas
A Estrela Polar PERTENCE À CONCENTRAÇÃO DA URSA MENOR, SENDO VISÍVEL SOMENTE HEMISFÉRIO NORTE. Basta traçar uma reta perpendicular partindo desta estrela para localizar o polo norte. Podemos determinar o Polo Sul a partir da Constelação do cruzeiro do sul - traçando uma linha em direção à estrela de Magalhães.
2 . Bússola
Instrumento com uma agulha magnética que gira sobre um eixo vertical apontando para o N MAGNÉTICO. Para trabalharmos com esta ferramenta é necessário conhecer a rosa-dos-ventos.
- Pontos Cardeais
- Norte, setentrional ou Boreal (N).
- Sul, meridional ou Astral (S).
- Leste, oriental ou Nascente ou Este (E).
- Oeste, ocidental ou Poente (W).
- Pontos Colaterais
- Nordeste (NE): entre o Norte e o Leste.
- Sudeste (SE): entre o Sul e o Leste.
- Sudoeste (SO): entre o Sul e o Oeste.
- Noroeste (NO): entre o Norte e o Oeste.
Pontos Subcolaterais
- Norte - Nordeste -NNE | •Sul - Sudeste - SSO
- Este -Nordeste -ENE | •Oeste-Sudoeste-OSO
- Este - Sudeste - ESE | •Oeste-Noroeste- ONO
- Sul -Sudeste - SSE| •Norte-Noroeste - NNO
3 . Linha Geográfica
Segundo Sthaler & Strahler a rede geográfica está baseada nos polos. Ela é formada pela convergência de linhas que se inscrevem no globo, com o propósito de fixar a posição dos pontos da superfície. A rede consiste em um conjunto de linhas traçadas de Sul a norte, que unem os polos, os meridianos, é um conjunto de linhas traçadas de Oeste a Leste, paralelas ao Equador (que é um círculo máximo), os paralelos.
- LINHAS IMAGINÁRIAS
- Círculo Polar Ártico: 66º33’N
- Trópico de Câncer: 23º27’N
- Equador: 0°
- Trópico de Capricórnio: 23º27’S
- Círculos Polar Antártico: 66º33’S
A) PARALELOS(latitude):são as linhas circulares de 360°, paralelas ao Equador (círculo máximo) e marcaram a distância entre os polos. Os paralelos mais importantes (além do Equador), são o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao norte, e o Trópico de Capricórnio, ao sul; que determinam as zonas quentes, temperadas e glaciais da superfície do planeta. Dividem a terra em dois hemisférios: NORTE e SUL.
- Os paralelos são sempre paralelos entre si. Ainda que sejam linhas circulares, sua separação é constante.
- Os paralelos vão sempre em direção Leste-oeste.
- Os paralelos cortam os meridianos formando ângulos retos. Isto é, correto para qualquer lugar do globo, exceto para os pólos, uma vez que neles a curvatura dos paralelos é muito acentuada.
- Todos paralelos, com exceção do Equador, são círculos menores. O Equador é um círculo máximo completo.
B) MERIDIANOS(longitude): São linhas (semicirculares) que saem de um polo em direção ao outro. Meridiano de Greenwich (Londres, Reino Unido) foi adotado em 1884 como meridiano de origem e divide a terra (junto com anti meridiano) em hemisférios Leste e Oeste. São 360 meridianos a partir de GR°, sendo 180 em cada hemisfério.
- Qualquer meridiano tem direção norte-sul.
- Têm sua máxima separação no Equador e convergem em direção aos dois pontos comuns nos pólos.
- O número de meridianos que se pode traçar sobre o globo infinito. Assim sendo, existe um meridiano para qualquer ponto do globo. Para sua representação em mapas os meridianos se selecionam separados por distâncias iguais adequadas.
Coordenadas Geográficas
A interpolação entre os meridianos e paralelos fornecem as latitudes e as longitudes de um ponto qualquer na superfície terrestre.
- LATITUDE
É a distância angular (MEDIDA EM GRAUS), de qualquer parte da terra até a LINHA DO EQUADOR, unido perpendicularmente ao centro do planeta. Usada também para medir em graus à distância entre dois lugares na superfície. A latitude pode ser: (Norte 0°)ou (Sul 90°). É medida pelos paralelos e varia de 0° até 90°.
- LONGITUDE
É a distância angular (MEDIDA EM GRAUS), de qualquer parte da terra até MERIDIANO GREENWINCH, unido perpendicularmente ao centro do planeta. Usada também para medir em graus à distância entre dois lugares na superfície. A longitude pode ser: (Leste 0°) ou (Oeste 180°). É medida pelos meridianos e varia de 0° até 180°.
E) Ponto antípoda
É o ponto OPOSTO dos paralelos e meridianos. Como encontrá-los?
- Quanto à latitude: ela vai de 0° a 90°. E sempre será norte ou sul, portanto, o seu ponto oposto será sempre a mesma latitude e muda-se apenas o hemisfério. EXEMPLO: 30° S = o seu ponto antípoda será 30° N.
- Quanto à longitude sabemos que ela vai de 0° à 180°. Sempre será Leste ou Oeste. Se a longitude apresentada for 60° W, achamos o ponto antípoda diminuindo de 180°. EXEMPLO: 180° - 60° = 120°; e depois invertemos o hemisfério. Sendo assim, o ponto antípoda será: 120° E.
F) GPS
A tecnologia atual permite que qualquer pessoa possa se localizarmos planeta com uma grande precisão. O “G.P.S.” - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) - foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA no início da década de 1960. Consiste de 28 satélites artificiais em órbita ao redor da terra, duas vezes por dia, a uma distância de 20.000km, emitem simultaneamente sinais de rádio codificados. A hora-padrão é altamente precisa, porque cada satélite tem um relógio atômico, com precisão de nano-segundo - mais preciso que a própria rotação da terra.
Um receptor GPS descodifica as transmissões do sinal de código dos múltiplos satélites e calcula a sua posição com base nas distâncias a estes. A posição é dada por latitude, longitude e altitude.
MOVIMENTOS DA TERRA
- ROTAÇÃO
É um giro que o nosso planeta faz ao redor do seu próprio eixo polar, ocorrendo de OESTE PARA LESTE. A duração de uma volta da Teerão redor de si mesma é de aproximadamente 24 horas (23h, 56min e 04seg - dia sideral). A velocidade de rotação varia de acordo com a variação da latitude, portanto, quanto maior for a distância do Equador, menor será a velocidade do movimento.
. CONSEQUÊNCIAS
- Sucessão dos dias e das noites;
- A divisão do dia em 24 horas;
- Circulação ATM (Ventos);
- O Achatamento dos pólos;
- Dilatação da região equatorial;
- Desvios das Correntes Marinhas;
- Desnível dos oceanos.
OBS: Afelio é Periélio não tem rotação nenhuma com o verão.
*TRANSLAÇÃO
Movimento que a terra gira em torno do sol, descrevendo uma órbita eclíptica, em 365 dias, 5h e 48’ (ano sideral). Deste movimento resultam:
- Equinócios e solstícios sentido Oeste para Leste
- Desigual distribuição de luz e calor na terra, velocidade = 39 km/seg
- Desigual duração dos dias e noites
- A cada 4 anos temos o ano bissexto, duração = 365 dias solar, 6 horas
- As estacares do ano
A) SOLSTÍCIOS
São os DOIS PONTOS MÁXIMOS DE DECLINAÇÃO DO SOL em seu caminho aparente sobre a terra, até 23º27’30” de latitude N e S do Equador (mesma inclinação do eixo terrestre). Quando os raios solares incidem perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio (23º27’30” S do Equador). No dia 21/12, é verão no hemisfério Sul, enquanto é inverno no hemisfério Norte.
B) EQUINÓCIOS
Período em que os raios solares incidem PERPENDICULARMENTE (90°) AO EQUADOR, iluminando igualmente os DOIS HEMISFÉRIOS. Deste modo temos a primavera (23/9 HS) e o outono (21/3 HS), além da mesma duração ente dias e noites. Podemos concluir, pois, que, conforme as estações do ano, a terra estará aquecida de modo distinto, em virtude também da inclinação do eixo terrestre.
C) AFÉLIO(longe do sol) E PERIÉLIO(perto do sol)
Sabendo que a órbita da terra é uma elipse ocorre uma diferença nesta distância entre a terra e o sol, da ordem de 2,5 milhões de quilômetros.