PROCESSO CIVIL Flashcards
C/E
A capacidade postulatória, definida como a autorização legal para atuar em juízo, é prerrogativa de advogados públicos e privados e defensores públicos, por exemplo.
CORRETO.
C/E
A União ajuizou ação contra réu patrocinado pela Defensoria Pública. Na sentença, o juiz acolheu parecer do Ministério Público, que se manifestou no feito como fiscal da lei.
Como o parecer foi acolhido, o juiz deverá fixar honorários também em favor do Ministério Público.
ERRADO.
A CF prevê a vedação ao recebimento de honorários pelos membros do Ministério Público.
C/E
Mesmo sem o instrumento de mandato, o advogado poderá intentar ação a fim de evitar preclusão, prescrição ou decadência, bem como intervir no processo para a prática de atos urgentes, estando obrigado, no entanto, a exibir o instrumento de mandato no prazo máximo de dez dias, prorrogáveis por outros dez, por despacho do juiz.
ERRADO.
O prazo é 15 dias!
C/E
O advogado tem direito de retirar os autos do cartório, pelo prazo legal, sempre que lhe competir neles falar,
ainda que o prazo seja comum às partes.
ERRADO.
O advogado tem direito de retirar os autos do cartório,
pelo prazo legal, sempre que neles lhe couber falar por determinação do juiz.
C/E
Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.
CORRETO.
C/E
Uma vez apresentada impugnação, serão devidos honorários advocatícios pela Fazenda Pública nas
hipóteses em que o cumprimento de sentença para o pagamento de quantia certa enseje a expedição de
precatório.
CERTO.
C/E
Estendem-se os efeitos da sentença proferida entre as partes originárias ao adquirente ou cessionário.
CERTO.
Pelo novo Código de Processo Civil, a multa por litigância de má-fé é de, em regra, no máximo _______ por cento do valor da causa.
dez
C/E
A gratuidade da justiça não compreende as obrigações decorrentes da sucumbência, que ficarão sob condição suspensiva.
CERTO.
C/E
Constituem Fazenda Pública, para fins processuais, os entes federados e suas respectivas autarquias, fundações e empresas públicas.
ERRADO.
As empresas públicas não estão abrangidas no conceito de Fazenda Pública. A expressão Fazenda Pública abrange a União, Estado, Município, Distrito Federal e suas autarquias e fundações de direito público.
C/E
No caso de assistência por advogado particular, a gratuidade não abrange o preparo de recurso que verse
exclusivamente sobre valor de honorários de sucumbência fixados em favor daquele primeiro.
CORRETO,
O recurso que verse exclusivamente sobre valor de honorários de sucumbência fixados em favor do advogado de beneficiário estará sujeito a preparo,
salvo se o próprio advogado demonstrar que tem direito à gratuidade.
C/E
Quando houver recurso contra a decisão que indeferir ou revogar a gratuidade de justiça, o recorrente estará dispensado do recolhimento de custas até decisão do relator sobre a questão, preliminarmente ao julgamento do recurso.
CORRETO.
Contra a decisão que indeferir a gratuidade ou a que acolher pedido de sua revogação caberá agravo de instrumento, exceto quando a questão for resolvida na
sentença, contra a qual caberá apelação.
O recorrente estará dispensado do recolhimento de custas até decisão do relator sobre a questão, preliminarmente ao julgamento do recurso.
C/E
A multa por litigância de má-fé será calculada com base no valor da causa, contudo, se o valor da causa for irrisório ou inestimável, a multa será aplicada em até 10 vezes o valor do salário-mínimo, a critério do juiz.
CERTO.
C/E
O valor da indenização a título de litigância de má-fé deverá ser liquidado por arbitramento nos próprios
autos.
ERRADO.
Pois o valor da indenização poderá (e não deverá) ser liquidado por arbitramento. A liquidação por arbitramento ocorrerá apenas se o valor não for fixado pelo juiz devido ao fato de não ser possível mensurá-lo.
C/E
De ofício ou a requerimento, o juiz condenará o litigante de má-fé a pagar multa, que deverá ser superior a um por cento e inferior a dez por cento do valor corrigido da
causa, a indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou.
CORRETO.