ADMINISTRATIVO Flashcards
Ressalvados os casos expressamente previstos na Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei, lei esta que pode emanar de qualquer dos entes da federação.
ERRADO.
Não pode emanar de qualquer ente da federação.
A função social da empresa pública e da sociedade de economia mista da União compreende:
A-estabelecimento de práticas de governança corporativa.
B-execução de atividades típicas da Administração Pública que requeiram gestão descentralizada.
C-cumprimento de requisitos de transparência pública.
D-gerência do patrimônio dos entes federativos, sem fins lucrativos.
E-razões de interesse coletivo ou segurança nacional.
CORRETO.
E- Razões de interesse coletivo ou segurança nacional.
A criação e Extinção de EP/ SEM devem ser autorizadas em lei específica.
ERRADO!
A extinção pode ser autorizada em lei genérica , devendo conter diretrizes e objetivos.
As empresas públicas e sociedades de economia mista são criadas pelo registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial, desde que haja autorização dada em lei específica.
CORRETO.
Exige-se autorização legislativa para a criação de subsidiárias das empresas públicas e sociedades de economia mista, sendo suficiente, para tanto, a previsão genérica na lei que as instituir, ou seja, não há necessidade de autorização legislativa específica a cada vez que uma nova subsidiária é criada.
CORRETO.
E para extinção não precisa de autorização legislativa e não precisa de licitação.
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), sociedade de economia mista estadual, valendo-se de permissão genérica constante do ato normativo que autorizou sua criação, instituiu uma empresa subsidiária integral com o objetivo de desenvolver pesquisas para melhorar o abastecimento de água no estado. Nessa situação hipotética, segundo o entendimento do STF, caso deseje alienar o controle acionário da subsidiária integral, o estado de Rondônia
A- deverá obter autorização legislativa e proceder à licitação.
B- deverá obter autorização legislativa, sendo dispensável a licitação, desde que observados os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da Constituição Federal de 1988.
C-não precisará obter autorização legislativa, mas será necessária a licitação na modalidade concorrência.
D-não precisará obter autorização legislativa, podendo realizar a alienação sem licitação, desde que se observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da Constituição Federal de 1988, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.
E-não precisará obter autorização legislativa, podendo a alienação ser realizada sem licitação e sem qualquer condicionante.
D-não precisará obter autorização legislativa, podendo realizar a alienação sem licitação, desde que se observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da Constituição Federal de 1988, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.
Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista possuem Natureza Jurídica de Direito Privado e Regime Jurídico de Direito Público-Privado/Híbrido ou Privado.
Correto!
Submetem-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive no que tange aos direitos e às obrigações de natureza civil, comercial, tributária e trabalhista,
A- sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica.
B- sociedades de economia mista prestadoras de serviços públicos.
C-fundações públicas.
D-autarquias.
E-agências reguladoras.
A- sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica.
Não é aplicável o regime dos precatórios às sociedades de economia mista prestadoras de serviço público próprio do Estado e de natureza não concorrencial.
ERRADO.
É aplicável!
As empresas públicas e sociedades de economia mista gozam de privilégios fiscais não extensíveis ao setor privado.
ERRADO.
NÃO GOZAM DE PRIVILÉGIOS FISCAIS NÃO EXTENSÍVEIS AO SETOR PRIVADO.
Empregados Públicos são equiparados a agentes públicos , possuem vínculo celetista ou contratual e não possuem estabilidade;
CORRETO.
O STF reconheceu que a dispensa dos empregados públicos (demissão), de empresas públicas e
sociedades de economia mista que prestam serviços públicos, deverá ser motivada, em respeito aos princípios da moralidade e da isonomia.
CERTO.
Caso um ente público com participação em determinada sociedade de economia mista não aporte, para a sociedade, recursos para despesas de pessoal ou custeio em geral, será legítimo que os diretores dessa sociedade percebam remuneração além do teto constitucional.
CORRETO.
Compete à Justiça Comum processar e julgar controvérsias relacionadas à fase pré-contratual de seleção e admissão de pessoal e eventual nulidade do certame em face da Administração Pública, direta e indireta, nas hipóteses em que adotado o regime celetista de contratação de pessoal.
CORRETO.
Tanto as empresas públicas quanto as sociedades de economia mista sujeitam-se ao regime falimentar.
ERRADO.
As empresas estatais não se submetem ao regime falimentar.