DIREITO CIVIL Flashcards
Os entes despersonalizados, apesar de não terem personalidade jurídica, e, portanto, capacidade jurídica,
possuem capacidade processual, exercida mediante representação processual.
CORRETO.
A sociedade e a associação irregulares/de fato , bem como outros entes organizados sem personalidade jurídica, serão representados em juízo, ativa e passivamente, por um representante pela pessoa a quem couber a administração de seus bens.
CORRETO.
A herança jacente ou vacante será representada pelo herdeiro.
ERRADO.
A herança jacente ou vacante será representada pelo curador.
O espólio será representado pelo curador .
ERRADO.
Pelo inventariante.
Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.
ERRADO.
DE OFÍCIO NÃO!
Poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.
CORRETO. Teoria menor
A Teoria Maior é aplicável à maioria das relações jurídicas, aplicando-se a maior lei, o CC/2002, ao passo que a Teoria Menor é aplicada a um conjunto menor de relações jurídicas, aplicando-se a menor lei, o CDC, apenas!
CORRETO.
Não constitui desvio de finalidade a mera expansão ou a alteração da finalidade original da atividade econômica específica da pessoa jurídica.
CERTO
Aplica-se a elas integralmente a proteção dos direitos da personalidade, possuindo honra subjetiva e objetiva e podendo pleitear a reparação dos danos materiais e morais.
ERRADO.
Aplica-se a elas a proteção dos direitos da personalidade, possuindo honra objetiva - mas não
subjetiva - e direito à reparação de danos materiais e morais.
A honra subjetiva é inerente aos seres humanos.
A pessoa jurídica pode sofrer dano moral, mais uma vez, sendo aferido com critérios objetivos, de acordo com a Súmula 227 do STJ: “A pessoa jurídica pode sofrer dano moral”.
São pessoas jurídicas de direito privado
(A) o condomínio edilício e as fundações.
(B) o empresário individual e as sociedades.
(C) as empresas individuais de responsabilidade limitada e as associações.
(D) as organizações religiosas e a massa falida.
(E) os partidos políticos e os espólios.
(C) as empresas individuais de responsabilidade limitada e as associações.
Em caso de dissolução irregular da pessoa jurídica, presume-se a existência de desvio de finalidade, para fins de desconsideração da personalidade jurídica prevista no Código Civil.
ERRADO.
O encerramento das atividades ou dissolução, ainda que irregulares, da sociedade não é causa, por si só, para a desconsideração da personalidade jurídica prevista no Código Civil.
Súmula 435-STJ: Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente.
O Código Civil adotou, como regra geral, a teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica, sendo suficiente a inexistência de bens em nome da pessoa jurídica para atingir os bens dos sócios.
ERRADO.
Como regra geral, o Código Civil Brasileiro adota a teoria maior, segundo a qual NÃO basta que a Pessoa Jurídica esteja insolvente e, portanto, impossibilitada financeiramente de cumprir com suas obrigações perante seus credores. Ao lado da demonstração da insolvência da Pessoa Jurídica, deverá figurar adicionalmente ou o elemento subjetivo (desvio de finalidade) ou o elemento objetivo (confusão patrimonial). Adotada no art. 50 do CC;
Decai em cinco anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.
ERRADO.
Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.
São pessoas jurídicas de direito privado, segundo o Código Civil:
A sociedades, fundações, organizações religiosas e territórios;
B associações, fundações, organizações religiosas e empresas individuais de responsabilidade limitada;
C sociedades de economia mista e empresas públicas;
D União, Estados, Municípios e Territórios;
E associações, sociedades, fundações, organizações religiosas e partidos políticos.
E associações, sociedades, fundações, organizações religiosas e partidos políticos.
Verificada a prática de atos ilícitos com infração dos estatutos ou contrato social pelos sócios ou administradores, para que estes sejam responsabilizados, é necessário o reconhecimento da desconsideração da personalidade jurídica.
ERRADO.