Princípios Flashcards
Quais os princípios fundamentais do direito ambiental?
1- Princípio do Direito Humano Fundamental ao Meio-Ambiente Equilibrado
2- Princípio da Ubiquidade
3- Princípio da Supremacia do Interesse Público na Proteção Ambiental
3.1- Princípio da Obrigatoriedade da Intervenção Estatal
3.2- Princípio da Indisponibilidade do Bem Ambiental
4- Princípio do Usuário-Pagador
5- Princípio do Mínimo Existencial Ecológico/Socioambiental
6- Princípio da Proibição ao Retrocesso Ecológico/Socioambiental
7- Princípio da Participação/do Compartilhamento
8- Princípio do Protetor/Provedor-Recebedor
9- Princípio do Limite
10- Princípio da Preservação
11- Princípio do Poluidor-Pagador
12- Princípio da Precaução - in dubio pro natura et persona.
13- Princípio da Solidariedade Intergeracional
14- Princípio da Equidade Intergeracional
15- Princípio do Desenvolvimento Sustentável
16- Princípio da Função Social, Econômica e Ambiental da Propriedade
O que é o princípio da prevenção?
É o princípio que determina a adoção de políticas públicas de defesa dos recursos ambientais como uma forma de cautela em relação à degradação ambiental.
É preciso que o ente ambiental faça o poluidor reduzir ou eliminar os danos ambientais, pois estes normalmente são irreversíveis em espécie.
Este princípio trabalha com o risco certo, pois já há base científica, uma vez que o empreendimento é amplamente conhecido.
O que é o princípio da precaução?
O princípio da precaução estabelece a vedação de intervenções no meio ambiente, salvo se houver a certeza que as alterações não causaram reações adversas, já que nem sempre a ciência pode oferecer à sociedade respostas conclusivas sobre a inocuidade de determinados procedimentos.
Assim, se determinado empreendimento puder causar danos ambientais, contudo inexiste certeza científica quanto aos efetivos danos e sua extensão, mas com base científica razoável fundada em juízo de probabilidade não remoto da sua potencial ocorrência, o empreendedor deverá ser compelido a adotar medidas de precaução para elidir ou reduzir os riscos ambientais para a população (in dubio pro natura). Há risco incerto ou duvidoso.
O que é o princípio do desenvolvimento sustentável?
Trata-se do principio que procura coadunar os aspectos ambiental, econômico e social, buscando um ponto de equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais, o crescimento econômico e a equidade social.
Assim, decorre de uma ponderação que deverá ser feita casuisticamente entre o direito fundamental ao desenvolvimento econômico e o direito à preservação ambiental. É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de existência digna das gerações futuras. Aplica-se aos recursos naturais renováveis.
O que é o princípio do poluidor-pagador?
Deve o poluidor responder pelos custos sociais da degradação causada por sua atividade impactante, devendo-se agregar esse valor no custo produtivo da atividade, para evitar que se privatizem os lucros e se socializem os prejuízos.
O objetivo do princípio do poluidor-paga dor é forçar a iniciativa privada a internalizar os custos ambientais gerados pela produção e pelo consumo na forma de degradação e de escasseamento dos recursos ambientais.
O que o princípio do usuário-pagador?
As pessoas que utilizam recursos naturais devem pagar pela sua utilização, mesmo que não haja poluição, a exemplo do uso da água.
O que é o princípio da cooperação entre os povos?
Tendo em vista que o meio ambiente não conhece fronteiras políticas, sendo a terra um grande ecossistema, a única forma de preservá-la é a cooperação entre as nações, mormente por meio dos tratados internacionais, para se ter uma tutela global ambiental.
O que é o princípio da solidariedade Intergeracional?
As atuais gerações devem preservar o meio ambiente e adotar políticas ambientais para a presente e as futuras gerações, não podendo utilizar os recursos ambientais de maneira irracional de modo que prive seus descendentes do seu desfrute.
O que é o princípio da Natureza pública da proteção ambiental?
É dever irrenunciável do Poder Público e da coletividade promover a proteção do meio ambiente, por ser bem difuso, indispensável à vida humana sadia.
O que é o princípio da Participação comunitária?
As pessoas têm o direito de participar da formação da decisão ambiental, existindo vários instrumentos nesse sentido, como a audiência pública no EIA-RIMA.
O princípio da participação, conhecido também como princípio democrático ou de princípio da gestão democrática, assegura ao cidadão o direito à informação e a participação na elaboração das políticas públicas ambientais, de modo que a ele deve ser assegurado os mecanismos judiciais, legislativos e administrativos que efetivam o princípio.
O caput do art. 225 da Constituição Federal consagra este princípio ao dispor que é dever do Poder Público e da coletividade defender e preservar o meio ambiente.
O que é o princípio da informação?
O princípio da informação, também conhecido como princípio da publicidade, parte do pressuposto de que toda informação em matéria ambiental é de interesse coletivo, e que no caso de inexistência caberá ao Estado produzi-la tamanha é sua importância para a construção do Estado de Direito Ambiental.
Assim, independentemente da demonstração de interesse específico, qualquer indivíduo terá acesso às informações dos órgãos ambientais, ressalvado o sigilo industrial e preservados os direitos autorais.
O que é o princípio do limite?
Explicita o dever estatal de editar patrões máximos de poluição a fim de manter o equilíbrio ambiental.
Trata-se de principio voltado para a Administração Pública, cujo dever é fixar parâmetros mínimos a serem observados em casos como emissões de partículas, ruídos, sons, destinação final de resíduos sólidos, hospitalares e líquidos, dentre outros, visando sempre promover o desenvolvimento sustentável.
Portanto, somente são permitidas as práticas e condutas cujos impactos ao meio ambiente estejam compreendidos dentro de padrões previamente fixados pela legislação ambiental e pela Administração Pública.
O que é o princípio do protetor-recebedor?
É necessária a criação de benefícios em favor daqueles que protegem o meio ambiente com o desiderato de fomentar e premiar essas iniciativas.
O que é o princípio da Função socioambiental da propriedade?
O princípio da função social da propriedade exige obrigações de fazer e de não fazer, sendo importante destacar que não se nega ao proprietário o direito exclusive sobre a coisa, apenas se exigindo que o uso da propriedade resulte em benefícios à coletividade.
Um dos requisitos para que a propriedade rural alcance a sua função social é o respeito à legislação ambiental (artigo 186, II, da CRFB/1988), bem como a propriedade urbana, pois o plano diretor deverá necessariamente considerar a preservação ambiental, a exemplo da instituição de áreas verdes.
O que é o princípio da Vedação ao retrocesso ecológico?
É defeso o recuo dos patamares legais de proteção ambiental, salvo temporariamente em situações calamitosas.