Princípios Flashcards
Qual a diferença entre antibióticos, antimicrobianos e quimioterápicos?
Antibióticos são fármacos antimicrobianos de origem microbiana.
Antimicrobiano é qualquer fármaco com atividade antimicrobiana que pode ser usado no tratamento de infecções.
Quimioterápicos são substâncias que afetam o funcionamento celular, incluem antibióticos, antimicrobianos e para tratamento do câncer.
Diferença entre fungicos, bactérias e micobactérias?
Fungos possuem microbtúbulos, bactérias possuem parede celular e micobactérias possuem ácido micólico na composição da parede celular.
Como é a estrutura de bactérias gram +? Como é a sua coloração?
Possui membrana citoplasmática e parede celular, cuja camada é espessa e formada por peptídeoglicanos. Sua coloração é roxa (positivo=recebe coloração).
Como é a estrutura de bactérias gram - ? Qual a sua coloração?
Possui membrana citoplasmática, parede celular mais fina que a das gram+ (mas também formada por peptídeoglicanos) e membrana celular externa, com um espaço periplasmático entre a membrana externa e a parede celular.
Como é formada a membrana externa e o espaço periplasmático? O que são endotoxinas e exotoxinas?
A membrana externa é uma bicamada lipídica que também possui outras estruturas associadas, como porinas (canais com água que permitem a passagem de substâncias com carga positiva), lipopolissacarídeos (LPS - formado pelo polissacarídeo O + polissacarídeo interno + lipídeo A) e proteínas.
As endotoxinas são moléculas de alto peso molecular associadas à membrana externa e que causam uma reação imune muito potente, sendo a principal representante o LPS, sendo que o lipídeo A é tóxico. As endotoxinas são pirogênios potentes.
O espaço periplasmático é formado por água, enzimas, proteínas e também contém a parede celular.
Exotoxinas são proteínas produzidas por gram+ e - capazes de matar ou alterar a função da célula hospedeira, são exemplos: ácido teicoico, que fica na parede celular das gram+, toxina botulínica e estreptolisinas.
Quais são as características da parede celular?
A parede celular é formada por peptídeoglicanos. Em gram+ é espessa e os plímeors fortemente polares permitem a entrada de compostos com carga positiva. Já em gram- a parede é fina, apenas 2 camada.
Quais são as gram + de maior relevância clínica?
Estafilococos
Estreptococos
Enterococos
(Todos terminam em cocos)
Quais são as gram - de maior relevância clínica?
Enterobactérias (são bacilos)
Pseudomonas
Nisseria
Acinobacter
Moxarella
Haemophilus
Quais são as classes de antibióticos que agem sobre a parede celular?
Beta-Lactâmicos, Glicopeptídeos e Lipopeptídeos.
Os beta-lactâmicos se dividem em: penicilinas, cefalosporinas, carbapenêmicos e monobactâmicos.
Qual classe age sobre a membrana externa?
Polimixinas.
Quais classes agem sobre a produção de proteínas? Quais delas agem sobre a subunidade 30s e quais agem sobre a subunidade 50s
Tetraciclinas, Glicilciclinas e Aminoglicosídeos agem sobre a subunidade 30s.
Macrolídeos, Lincosamidas, Afenicol, Oxazolidionas e Estraptograminas agem sobre a subunidade 50s. Sendo que as oxazolidionas também agem sobre o RNAt (unidade 70s).
Quais classes agem sobre a síntese do DNA?
Quinolonas/Fluoroquinolonas e Rifamicinas.
Quais classes agem sobre a síntese do ácido fólico ou de purinas?
Sulfonamidas e a Trimetropima.
Como é o mecanismo de ação dos beta-lactâmicos?
A parede celular é importante, pois mantém a integridade da célula e protege contra a lise devido à alta pressão osmótica. Ela é formada por peptideoglicanos: NAG - n-acetilmurâmico - e DAG - n-acetilglicosamida. Os beta-lactâmicos agem sobre as transpeptidases, que são responsáveis pela ligação cruzada entre as cadeias de peptideoglicanos e que dão rigidez da parede. Eles também agem sobre as autolisinas (ativam elas), enzimas que quebram a parede para que seja feita uma nova, além disso, eles também agem sobre as PLPs - proteíns de ligação às penicilinas, que estão envolvidos na síntese da parede celular (inibem peptidases que fazem as ligações entre glicopeptideos) e da síntes de peptídeoglicanose na manutenção da morofologia da célula ou do septo na divisão celular