PREVENTIVA Flashcards
Quanto mais específico um teste maior será seu valor preditivo________.
Quanto mais específico um teste maior será seu valor preditivo positivo.
(chance de estar verdadeiramente positivo maior se um teste mais específico)
Quanto mais sensível um teste maior será seu valor preditivo __________.
Quanto mais sensível um teste maior será seu valor preditivo negativo.
(teste muito sensível procura abranger o máximo de diagnósticos, o que acaba por dar muito teste falso positivo. No entanto, num teste muito sensível é mais valorozo para fins diagnósticos caso ele de negativo, pois dificilmente sera falso negativo.
O que entende-se de “acesso avançado” quando se fala em gestão em atenção primária em sáude nas UBS?
Acesso avançado é o conceito criado atualmente para fortalecer a concepção de não restringir o horário de atendimento numa UBS somente com horários marcados, ou dividindo os dias da semana para atender grupos específicos por dia.
Acesso avançado = atender a pessoa que procura o posto de saúde no dia, mesmo sem horário marcado.
Fases de um ensaio clínico
Fase 1
Uso do medicamento pela primeira vez em um ser humano, geralmente em um indivíduo sadio, que não tem a doença alvo do medicamento. Cerca de 20 a 100 indivíduos participam dessa fase.
(nessa fase avalia-se diferentes vias de administração e diferentes doses. Realiza-se testes de segurança e de interação com outras drogas e álcool.)
Fases de um ensaio clínico
Fase 2
Cerca de 100 a 300 indivíduos que tem a doença ou condição alvo para a droga testada participam dessa fase.
(Objetiva obter mais dados de segurança e começar a avaliar a eficácia do medicamento ou procedimento).
Fases de um ensaio clínico
Fase 3
Após a conclusão do estudo piloto, grandes estudos multicêntricos acompanham milhares de pacientes (5 a 10 mil) por um período maior de tempo. É nessa fase que acontece a comparação entre medicamentos (o melhor tratamento da atualidade ou o placebo X o medicamento testado).
(O objetivo da fase 3 é é comparar os tratamentos e estabelecer superioridade entre eles. É nessa fase onde deve-se oferecer todas as informações necessárias para a elaboração da vula do medicamento.É aqui onde pode sofrer aprovação ou restrição do uso comercial do medicamento)
Fases de um ensaio clínico
Fase 4
Fase 4 tambem é conhecida como farmacovigilância. Tal fase acontece depois que o medicamento ja foi aprovado e levado ao mercado. Testes de acompanhamento do seu uso são elaborados e acompanhados em milares de pessoas.
(tem por objetivo detectar e definir efeitos colaterais e riscos relacionados que não foram descritos nas fases anteriores.)
Como se dá a notificação de violência doméstica?
em até 7 dias ao SINAN contendo o nome da paciente.
(o fato de conter o nome da paciente não configura quebra do sigilo médico, pois a notificação visa estudos epidemiológicos e ao nominar o documento evita o risco de “dupla notificação”)
Pode-se associar ao adesivo de nicotina o uso de chiclete de nicotina?
Sim.
Adesivo para manter o nivel sérico estável e a goma para evitar as sensações de fissuras.
A recomendação mínima para o tratamento com adesivo de nicotina é de___.
8 a 10 semanas.
(mas é comum encontrar padronização de tratametos com 12 semanas ou mais)
As articulações interfalangeanas distais (IFD), primeira carpometacarpiana (CMTC) e primeira metatarsofalangeana (MTF) não costumam ser comprometidas na artrite reumatóide.
verdadeiro ou falso?
verdadeiro!
(Caso tais articulações estejam acometidas, sugere-se diagnóstico alternativo como, por exemplo, osteoartrite).
o hiato auscultatório é comum é adultos jovens.
verdadeiro ou falso?
Falso.
o hiato auscultatórioé comum em idosos.
A seguridade social compreende um conjunto de ações entre poderes públicos e sociedade, destinadas a assegurar direitos relativos à_______,_________ e __________.
à saúde, previdência e assistência social.
De acordo com o SUS, os _____________________ constituem a base do subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
distritos sanitários especiais indígenas.
O que são as medidas de intervalos interquartílicos?
são medidas de dispersão utilizadas para descrever variáveis com distribuição assimétrica.