Preventiva Flashcards
Levando em conta a situação da saúde no Brasil, podemos dizer que a principal causa de morte entre crianças menores de um ano de idade é:
Afecções perinatais.
O coeficiente ou Razão de Mortalidade Materna (RMM) e o Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) têm o mesmo denominador. V/F?
V: Numero de nascidos vivos
A Razão de Mortalidade Materna (RMM) representa o
número de óbitos de mães por causas relacionadas com a gestação no período do parto. V/F?
F
*RMM = total de óbitos durante gravidez, parto ou puerpério imediato / total de nascidos vivos.
O denominador do Coeficiente de Mortalidade Infantil é representado pelo número de óbitos em menores de um ano de vida em certa área durante o ano. V/F?
F.
O denominador é Numero de nascidos vivos.
O índice de envelhecimento populacional é calculado
pela razão entre o:
Número de habitantes com idade ≥ 60a e o número de habitantes de 0 a 14a, multiplicado por 100.
A taxa de mortalidade infantil vem caindo no Brasil, e
isso se deve principalmente à queda no período pós-neonatal. V/F?
V
Esse componente é mais “fácil” de ser controlado porque depende, primordialmente, das condições ambientais e sanitárias (que vem melhorando no Brasil), as quais estão ligadas às principais causas de óbito nessa faixa etária. Já o componente de mortalidade neonatal é mais difícil de ser diminuído, pois suas principais causas dependem de malformações congênitas e afecções do período perinatal.
Na cidade de São Paulo, em 1994, morreram 16 mulheres durante a gestação ou dentro de um período de 42d após o término da gravidez, pelas seguintes causas primárias: 2 por septicemia pós-aborto; 5 por complicações hipertensivas da gestação; 2 por hemorragia de terceiro trimestre; 2 por infecção pós cesárea; 3 por cardiopatia agravada pela gestação; 2 por acidentes de trânsito. Considerando-se que, nesse mesmo ano, nasceram nessa cidade 10.000 nascidos vivos, o coeficiente de mortalidade materna, para o ano de 1994, foi de:
140 mortes por 100.000 nascidos vivos.
Mediante o quadro de dengue no Brasil, em 2014, pode- se afirmar que a medida de frequência utilizada para estimar o risco de óbito em pacientes foi o coeficiente de letalidade. V/F?
V
O que é o índice de Swaroop-Uemura?
O índice de Swaroop-Uemura mede a proporção de óbitos em pessoas com 50 anos ou mais em relação ao número total de óbitos. Este indicador permite analisar a tendência de mortalidade ao longo dos anos e a comparação entre diversos países e localidades.
Taxa de mortalidade neonatal tardia (coeficiente de mortalidade neonatal tardia): nº de óbitos de 28-60dde vida completos, por nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. V/F?
F
*taxa de mortalidade neonatal tardia mede o número de óbitos em crianças na faixa etária entre 7-27 dias (e NÃO entre 28-60 dias). É calculado por número de óbitos em crianças na faixa etária entre 7-27 dias/número de nascidos vivos.
Taxa de mortalidade pós-neonatal (coeficiente de mortalidade infantil tardia, coeficiente mortalidade pós-neonatal): nº de óbitos de 28-364d de vida completos, por nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. V/F?
V
Taxa de mortalidade infantil (coeficiente de mortalidade infantil): número de óbitos de menores de um ano de idade, por nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. V/F?
V
Um grupo de médicos realizou um estudo analisando o número de óbitos ocorridos por carcinoma epidermoide de colo uterino entre pacientes com a doença, no período compreendido entre 2010 e 2014. Este estudo analisou o coeficiente de:
Letalidade por carcinoma epidermoide de colo uterino.
O denominador do coeficiente de natimortalidade é o
número de:
nascidos vivos + nascidos mortos.
O coeficiente de natimortalidade mede o número de nascidos mortos e avalia, em última instância, a assistência pré-natal, as condições de saúde e a nutrição da mãe e os fatores fetais. É calculado pela divisão entre o número de nascidos mortos pela soma dos nascidos vivos com nascidos mortos.
Em uma cidade com 10 mil hab, foram registrados 180 casos novos de uma determinada doença no período de 1 ano, dentre os quais 45 foram a óbito devido à doença no mesmo período. Com base nessas informações, é correto afirmar que a incidência da doença foi de 18 casos/1.000 habitantes/ano . V/F?
V
Incidência = número de casos novos / população exposta, ou seja, 180/10.000 = 18/1.000
Em uma cidade com 10 mil hab, foram registrados 180 casos novos de uma determinada doença no período de 1 ano, dentre os quais 45 foram a óbito devido à doença no mesmo período. Com base nessas informações, é correto afirmar que a letalidade da doença foi de 25%. V/F?
V
Letalidade = número de óbitos por determinada doença / número de pacientes acometidos por essa mesma doença, ou seja, 45/180 = 1/4 = 25%.
Em uma cidade com 10 mil hab, foram registrados 180 casos novos de uma determinada doença no período de 1 ano, dentre os quais 45 foram a óbito devido à doença no mesmo período. Com base nessas informações, é correto afirmar que a prevalência da doença, no final do período de 1 ano, era de 18% . V/F?
F
Prevalência = número total de casos do período / população exposta, ou seja, (180-45)/10.000 = 13,5%.
Em uma cidade com 10 mil hab, foram registrados 180 casos novos de uma determinada doença no período de 1 ano, dentre os quais 45 foram a óbito devido à doença no mesmo período. Com base nessas informações, é correto afirmar que o coeficiente de mortalidade específico para a doença nesse ano foi de 4,5/1.000 habitantes. V/F?
V
Coeficiente de mortalidade específico: (número de óbitos por doença específica/população) x 1.000 = 45/10.000 = 4,5/1.000
Um pesquisador recrutou 30.000 pessoas com risco de desenvolver determinada doença para participarem de um estudo epidemiológico. Dessas pessoas, 3.000 tiveram o diagnóstico antes de iniciar o estudo. Após dez anos de observação, outras 2.700 pessoas desenvolveram a doença. A taxa anual de incidência dessa doença detectada pelo estudo foi de:
10 casos por mil.
Sobre taxas de letalidade, é correto afirmar que correspondem aos óbitos no total de acometidos por uma afecção. V/F?
V
O índice de Swaroop-Uemura tem a propriedade de indicar:
Razão entre mortos com 50 anos ou mais e o total de óbitos.
De uma doença nova com alta infectividade e alta letalidade, eu espero alta incidência e baixa prevalência. V/F?
V
De uma doença nova com baixa infectividade e alta
letalidade, eu espero baixa incidência e alta prevalência. V/F?
F
Baixa incidência e baixa prevalência.
De uma doença nova de alta infectividade e baixa letalidade, eu espero baixa incidência e alta prevalência. V/F?
F
Alta incidência e alta prevalência.
A taxa de letalidade da doença meningocócica estima
o risco de morrer pela doença em relação à população exposta. V/F?
F
Letalidade: risco de morrer pela doença em relação ao total de casos da doença.
Qual indicador de saúde corresponde à porcentagem de pessoas que morreram com 50 anos ou mais em relação ao número total?
Índice de Swaroop-Uemura.
Considerando uma doença não transmissível e de
elevada letalidade, o desenvolvimento de um novo tratamento que aumente a sobrevida dos doentes, sem, no entanto, levar à cura, trará um aumento da sua incidência. V/F?
F
PREVALÊNCIA
O número de nascidos mortos (28s ou mais de gestação) ocorridos em certa área durante o ano multiplicado por 1.000 (mil) e dividido pelo total de nascidos vivos nessa área durante o ano somado aos nascidos mortos é chamado de coeficiente de:
Natimortalidade