PREV Flashcards
Em relação à varíola, assinale a alternativa correta.
A) A imunização contra a varíola protege, aproximadamente, 60% dos vacinados.
B) A varíola foi considerada erradicada pela OMS em 1980.
C) A vacina contra a varíola só chegou ao Brasil na década de 1970.
D) O Brasil nunca teve surtos epidêmicos de varíola.
B
A expressão ´vigilância epidemiológica´ passou a ser aplicada ao controle das doenças transmissíveis na década de 50, para designar uma série de atividades subsequentes à etapa de ataque da campanha de erradicação da:
Malária
De acordo com a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, definida pelo Ministério da Saúde, são de notificação imediata
A) doença aguda pelo vírus Zica e febre amarela.
B) febre de Chikungunya e febre amarela.
*C) doença aguda pelo vírus Zika em gestante e febre de Chikungunya em áreas sem transmissão.
D) esquistossomose e hanseníase.
E) infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana e hepatites virais.
Assinale a alternativa que contém um caso clínico de notificação compulsória imediata para o Estado de São Paulo.
Paciente com 18 anos, apresentando quadro de mal- -estar geral, coriza, febre, prostração, exantema morbiliforme e presença do sinal de Koplik na avaliação da cavidade oral.
Segundo a Lista Nacional de Notificação Compulsória do Ministério da Saúde, os casos de tuberculose
são de notificação semanal.
Assinale a alternativa que contém uma doença de notificação compulsória imediata, de caso suspeito ou confirmado, segundo Portaria do MS no 204, de 17/02/2016.
A) Tuberculose.
B) Óbito com suspeita de doença do vírus Zika.
C) Doença de chagas.
D) Hanseníase.
E) Esquistossomose.
B
A UNESCO estabeleceu o ano de 2013 como o “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, ressaltando que 780 milhões de pessoas vivem sem água potável e outros 2,5 bilhões sem saneamento básico adequado. No estado de São Paulo, objetivando o uso racional da água disponível nos mananciais, entre outros, foi criado o “Proágua”, programa estadual de vigilância de qualidade da água, em 1992. Entre o conjunto de ações desenvolvidas por este programa para atendimento dos padrões de potabilidade da água, além do cadastramento de alternativas de abastecimento, do monitoramento físico-químico e bacteriológico e da avaliação de riscos nos ambientes de captação, tratamento e abastecimento, como atividade de rotina, têm-se:
análise das amostras de água coletadas por profissionais das vigilâncias sanitárias municipais, realizadas em laboratórios públicos estaduais, dos pontos pré-selecionados com risco e vulnerabilidade da rede de distribuição - “cavaletes”.
Amauri construiu um bar. Não seguiu exatamente a planta apresentada e aprovada pela Vigilância Sanitária municipal, mas como seu amigo Jorge é Agente de Saneamento, teve a sorte de conseguir o alvará de funcionamento naquele ano, pois foi exatamente o Jorge quem realizou a inspeção sanitária. No ano seguinte, Jorge se afastou por doença e outro Agente compareceu para vistoria anual, o Aníbal. Aníbal constatou que havia apenas um único banheiro e que não apresentava ventilação, nem janela. Amauri lhe disse que o dinheiro acabara e que não conseguira terminar o segundo banheiro, conforme a planta. Aníbal, utilizando-se da prerrogativa educativa adotada pelo município e não enxergando grandes riscos, orientou Amauri a terminar e corrigir a irregularidade, combinando prazo de três meses, explicando-lhe sobre as normas vigentes. Amauri respirou aliviado. Se Amauri não realizar a obra até a nova visita de Aníbal em três meses, caberá a Aníbal:
autuar o estabelecimento de Amauri, conforme a legislação sanitária vigente.
A vigilância ambiental dos fatores de risco biológicos é desmembrada em três áreas de concentração:
A) Vetores, hospedeiros e reservatórios, animais peçonhentos.
Segundo a ANVISA, são substâncias controladas que pertencem à lista C, EXCETO: A) Antidepressivas. B) Antirretrovirais. C) Anabolizantes. D) Psicotrópicas. E) Imunossupressoras.
C
Lista de medicamentos controlados: A1, A2 (entorpecentes); A3 (psicotrópicas); B1 (psicotrópicas); B2 (psicotrópicas anorexígenas); C1 (outras substâncias sujeitas a controle especial); C2 ( Retinóicas de Uso tópico - Retinóicas de Uso sistêmico); C3 (Talidomida); C4 (Antiretrovirais); C5 (anabolizantes).
Para fazer jus ao Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS-SAÚDE) - concedido pelo Ministério de Saúde a pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos -, a internação hospitalar será apurada de acordo com o seguinte critério:
razão paciente-dia.
Assinale, dentre os sistemas de informação listados a seguir, o que melhor fornece elementos para a realização de análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área da saúde pública.
SINAN
A principal fonte de coleta de dados para o Registro Hospitalar de Câncer (RHC) é(são):
exames de anatomia patológica.
O Registro Hospitalar de Câncer (RHC) tem características importantes, sendo sua principal função:
B) buscar atingir a melhoria da atenção clínica dispensada ao paciente oncológico pelos meios do conhecimento da assistência oferecida.
Um dos sistemas e bases de dados do Ministério da Saúde (MS) que incorporam informações de interesse da saúde do trabalhador é o
SIM
O SIHSUS - Sistema de Informações Hospitalares do SUS tem por finalidade registrar todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares que
A) foram financiadas pelo SUS.