PED Flashcards
O pediatra atende uma menina de 5 anos que apresenta perda progressiva dos marcos do desenvolvimento, feições grosseiras e hepatoesplenomegalia. Esse quadro clínico sugere:
Mucopolissacaridose
A síndrome da morte súbita ainda é um problema significativo nos lactentes. Sobre esta síndrome todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO:
10%
Nos casos confirmados parece haver uma redução da reatividade dos receptores de serotonina.
8%
São fatores de risco: pais fumantes, sexo masculino, imunização incompleta e uso de travesseiros e rolinhos no berço.
23%
É possível observar a presença de quadro petequial em até 95% dos casos e a presença de edema pulmonar é também frequente.
13%
A posição supina ao dormir proporcionou uma redução de 60 a 70% dos casos.
44%
**O uso noturno de chupeta eleva o risco de ocorrência da síndrome.
Na sala de parto, o RN que você atende apresenta, no 1º minuto, extremidades cianóticas, frequência cardíaca de 128, respiração irregular, alguma flexão de extremidades e resposta à introdução do cateter na narina com careta. Qual o Apgar de 1 minuto desse RN?
6
Os escores de Apgar com um e cinco minutos de idade fornecem um método universalmente aceito para avaliar o estado do recém-nascido imediatamente após o nascimento. Os seguintes sinais (ritmo cardíaco, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa, calor) recebem valores de 0, 1 ou 2 e são adicionados para calcular a pontuação de Apgar. As pontuações podem ser determinadas usando a calculadora de pontuação de Apgar: Freqüência cardíaca: Ausente = 0 <100/minuto = 1 >100/minuto = 2. Respiração: Ausente = 0 Fraca, irregular = 1 Forte/Choro = 2. Tônus muscular: Flácido = 0 Flexão de pernas e braços = 1 Movimento ativo/Boa flexão = 2. Cor: Cianótico/Pálido = 0 Cianose de extremidades = 1 Rosado = 2. Irritabilidade Reflexa: Ausente = 0 Algum movimento = 1 Espirros/Choro = 2. ALTERNATIVA A INCORRETA: Não informa o valor correto. ALTERNATIVA B CORRETA: Vide dica do professor. ALTERNATIVA C INCORRETA: Não informa o valor correto. ALTERNATIVA D INCORRETA: Não informa o valor correto. ALTERNATIVA E INCORRETA: Não informa o valor correto.
“Menina, 6 meses, é trazida pela mãe ao pediatra relatando ‘problemas nas perninhas’ da lactente. Mãe relata estar no D4 de antibiótico para tratamento de otite média aguda. Ao exame físico, o pediatra observa limitação da abdução dos membros inferiores e, ao movimentar a coxa em movimento de puxa e empurra, percebe-se movimentação do fêmur. Realizada manobra de Ortolani e Barlow, ambas negativas.” Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável e o exame que deve ser solicitado para confirmação.
Displasia do desenvolvimento do quadril – USG de articulação coxofemoral.
I. A concentração de cálcio no leite humano é bem menos que no leite de vaca; no entanto, o cálcio do leite materno é melhor absorvido;
II. A lipase do leite humano atua contra parasitas como Giardia lamblia;
III. O aleitamento materno complementado é aquele no qual a criança além do leite humano recebe leite de outras espécies;
IV. O colostro possui maior quantidade de gordura, vitaminas lipossolúveis (vitamina A) e IgA;
V. O leite humano possui fatores específicos como IgA secretória que reveste a mucosa intestinal; VI. São containdicações ao aleitamento materno: tuberculose mãe bacilífera, citomegalia materna, HTLV materna, galactosemia no lactente. Estão corretas apenas as afirmativas
I, II e V.
Paciente de 14 anos de idade vem à consulta com queixa de ainda não ter menstruado. Não refere nenhum antecedente pessoal ou familiar significativo. Ao exame físico, apresenta estágio puberal M4 e P4 de Tanner. O médico deve:
Esclarecer que ela deve menstruar logo, não sendo necessário nenhum exame subsidiário.
Em relação a bronquiolite viral aguda, podemos dizer que:
É uma infecção viral que acomete menores de 2 anos, com sintomatologia de obstrução de vias aéreas inferiores
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, as vacinas recomendadas para os 2 meses de vida não incluem aquelas para
doenças invasivas causadas por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. (3o mês).
Na Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde do Brasil (2017), a seguinte definição Paciente com quadro discreto de febre moderada, de início súbito, que dura de 2 a 3 dias, e sintomas generalizados inespecíficos (mal-estar, adinamia, anorexia, cefaleia e outros) e erupção cutânea pápulo-vesicular, que se inicia na face, couro cabeludo ou tronco (distribuição centrípeta-cabeça e tronco), corresponde a caso suspeito de
distribuição centrípeta
varicela.
Gestante com 25 anos admitida em trabalho de parto, com idade gestacional de 37 4/7 semanas pela data da última menstruação e confirmada posteriormente pelo exame clínico (New Ballard). Evoluiu para parto normal. Recém-nascido de termo, com 2.180 g de peso, pequeno para a idade gestacional. Mãe referia ser a terceira gestação, com dois partos vaginais anteriores. Compareceu a três consultas de pré-natal e não realizou os exames solicitados. Os exames maternos colhidos em sala de parto revelaram VDRL 1/32, TPHA positivo. Teste de HIV, hepatite B e C, não reagentes. À realização da história a gestante referia ter tido o mesmo problema na última gestação, há 1 ano e meio. Nesta ocasião recebeu tratamento com duas injeções de “Benzetacil®” por dia, duas vezes, com intervalo de uma semana entre elas. Chegou a fazer controle 1 ano após o tratamento, quando o VRDL revelou título de 1/2. Desde então não realizou controles de saúde. O pai das três crianças é o mesmo, sendo que nunca realizou exames e, por ocasião do tratamento materno na outra gestação, recebeu duas injeções de “Benzetacil®” em um único dia, uma vez. A sorologia do RN foi VDRL 1/8 e TPHA reagente. A melhor conduta a ser adotada para este RN é:
Colher hemograma, liquor, realizar radiografia de ossos longos. Iniciar tratamento com penicilina cristalina.
Lactente de 5 meses, sexo masculino, dá entrada no pronto-socorro com quadro de tosse e coriza há 4 dias, com desconforto respiratório hoje. Apresentou temperatura máxima de 37,8 °C nas primeiras 24 horas do quadro. Ao exame, o paciente se encontra em: bom estado geral, FR = 60 rpm, FC = 110 bpm, tiragem subdiafragmática leve, Sat = 94% em ar ambiente. Pulmão: sibilos difusos, sem estertores. Cardio: 2 bulhas rítmicas normofonéticas sem sopros. Abdômen: normotenso com fígado palpável a 1 cm do rebordo costal, consistência normal, indolor. Pele sem alterações. Realizado raio-X de tórax com achado de hiperinsuflação. Antecedentes pessoais: nascido a termo de parto cesáreo, vacinação em dia. O diagnóstico provável é
bronquiolite.
Em qual das situações clínicas seguintes está correto o diagnóstico de otite média aguda (OMA) em crianças?
Lactente de 10 meses, com febre de até 39 °C há
1 dia, hiperemia e abaulamento de membrana timpânica à direita ao exame físico.
Bebê de 4 meses é levado ao pronto atendimento com história de primeiro episódio de crise convulsiva. Mãe nega febre ou outros sintomas. Ao exame físico, está em mau estado geral, sonolento, afebril, com frequência cardíaca de 150 bpm, frequência respiratória de 20 ipm, Glasgow = 10. Fundo de olho com presença de hemorragia retiniana bilateralmente, e restante do exame físico está normal. A tomografia de crânio apresenta sinais de edema cerebral e áreas de micro e macro-hemorragias, com ausência de fratura de calota craniana. A principal hipótese diagnóstica é
Sd do bebe sacudido
Lactente de 8 meses de idade é levado ao pronto atendimento com o terceiro episódio de otite média aguda num período de 5 meses, desde que entrou na creche. Entre os episódios, foi acompanhado ambulatorialmente, sendo constatada a melhora da otoscopia e a resolução completa de cada quadro de otite. Considerando que o seu calendário vacinal está completo, a principal hipótese etiológica para o quadro atual é
Streptococcus pneumoniae
Recém-nascido de termo, nascido de parto normal, foi colocado em berço aquecido, seco e teve as vias aéreas aspiradas, apresentando no primeiro minuto de vida frequência cardíaca de 80 bpm e respiração irregular. A conduta inicial deve ser:
iniciar ventilação com pressão positiva com ambu e
máscara.
As exotoxicinas A, B e C, que são toxicinas eritrogênicas, são produzidas por bactérias infectadas por determinados bacteriófagos. A bactéria que produz essas toxinas e a doença causada por ela são, respectivamente:
Estreptococo do grupo A, escarlatina.
A vitamina K tem pouca passagem transplacentária
e é responsável pela ativação dos fatores II, VII, IX e X.
V
Criança de 1 ano e 2 meses apresentou febre (39,5°) no momento em que foi dormir, foi medicada com dipirona. Pela manhã voltou a apresentar febre (39,3°), irritabilidade e recusa a deambular. A hipótese diagnóstica inicial é:
Artrite séptica de quadril
O uso terapêutico de imunoglobulina humana intravenosa está indicado nas doenças abaixo, EXCETO
anemia microesferocítica
Recém-nascido do sexo feminino, de 38 semanas de gestação, com peso de 2400 g e comprimento de 47 cm, Apgar 9 e 10, apresenta edema nos dorsos das mãos e pés e pregas cutâneas frouxas na nuca. A hipótese diagnóstica é:
Turner
Menina de cinco anos é trazida pelos pais devido quadro de febre e conjuntivite bilateral há 5 dias. Ao exame, apresentava-se com conjuntivite bilateral, lindoadenopatia cervical anterior, eritema de orofaringe, lábios rachados, rash maculopapular e edema de mãos e pés. Em relação a hipótese diagnostica assinale a alternativa correta:
Deve-se encontrar velocidade de hemossedimentação (VHS) e proteína C reativa (PCR) elevadas, anemia normocitica e trombocitose.
Paciente portador de artrite reumatoide em tratamento com terapia biológica NÃO deve receber as seguintes vacinas:
rotavírus, tríplice viral e febre amarela.
Em consulta de rotina de um menino de 7 anos, assintomático, detecta-se a presença de sopro cardíaco sistólico, de timbre musical, baixa intensidade, localizado em borda esternal esquerda baixa. O sopro não é auscultado quando o menino está na posição ereta. O provável diagnóstico é
sopro vibratorio de still.
Menino nasceu com idade gestacional de 38 semanas, com peso de 2190 gramas e comprimento de 45 cm, ambos abaixo do percentil 10 para a idade gestacional. Em relação a esse bebê, assinale a alternativa correta.
É provável que tenha sofrido um agravo intrauterino na primeira metade da gestação, por possuir peso e comprimento menores do que a média esperada para a idade gestacional.