Poriferos Flashcards

1
Q

Características dos poriferos

A

Os poríferos são animais muito simples e que não possuem células organizadas em tecidos verdadeiros.
Esses animais são sésseis e filtradores, ou seja, não se locomovem e retiram as partículas necessárias para a sua sobrevivência do ambiente aquático.
Apresentam grande capacidade de regeneração.
Presente tanto em água doce como em água salgada, porém maior quantidade está presente em ambientes marinhos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Estrutura corporal

A

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes porod são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo. No corpo desse animal, observa-se uma corrente de água constante.
O corpo das esponjas consiste em duas camadas de células, que se separam por uma camada gelatinosa chamada mesoílo. A superfície externa apresenta células achatadas, chamadas de pinacócitos, que formam a pinacoderme.
Voltada para o interior da esponja, observa-se a presença de uma camada de células flageladas, chamadas de coanócitos. Esses flagelos estão voltados para o interior do átrio, e a agitação deles garante a movimentação da água no interior do corpo do animal e também a captura do alimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

No que consiste o mesoílo?

A

O mesoílo apresenta-se como uma porção gelatinosa e nele se encontram amebócitos e material esquelético. Os amebócitos apresentam movimentação por meio de pseudópodes e ajudam, entre outras funções, a transportar nutrientes para outras células e produzir materiais que formarão o esqueleto. O material esquelético, por sua vez, é formado por espículas. As espículas apresentam diferentes formas e tamanhos e podem ser formadas por sílica ou calcário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Tipos de esponjas

A

Asconoide ou tipo Áscon: é o tipo mais simples, sendo observada uma parede fina, perfurada por poros, os quais se abrem na espongiocele. Esta se abre no ósculo. Normalmente, esponjas com essa estrutura tendem a ser pequenas.
Siconoide ou tipo Sícon: possuem corpo mais complexo, havendo dobras nas paredes. Nesse grupo, os coanócitos não revestem a espongiocele, sendo observados em canais radiais.
Leuconoide ou tipo Lêucon: tipo mais complexo de esponja, apresentando um grande grau de pregueamento do corpo. Possui diversos canais e, usualmente, o átrio desaparece ou se apresenta bem reduzido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Digestão dos poríferos

A

A digestão, por exemplo, não ocorre em um sistema digestório. São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Reprodução sexuada dos poríferos

A

No que diz respeito à reprodução sexuada, devemos destacar que a maioria das esponjas é hermafrodita, ou seja, um mesmo indivíduo é responsável pela produção de gametas masculinos e femininos. Entretanto, essa produção não costuma ocorrer ao mesmo tempo, sendo observada a produção de um tipo de gameta antes da produção de outro, uma condição chamada de hermafroditismo sequencial. Isso evita que ocorra a autofecundação.
Os gametas das esponjas não são produzidos em estruturas especializadas, sendo formados a partir dos coanócitos ou amebócitos. Os gametas masculinos são liberados na água, e a corrente de água transporta-os até outro indivíduo que está produzindo um gameta feminino, o qual fica no interior do corpo da esponja. O gameta masculino é captado por um coanócito, que o transporta até o gameta feminino. Após a fecundação, forma-se uma larva livre e natante, que pode colonizar uma área longe da esponja parental. A larva, então, fixa-se no substrato e desenvolve-se em uma esponja adulta e séssil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Reprodução assexuada dos poríferos

A

Já com relação à reprodução assexuada, dois tipos podem ocorrer: o brotamento e a gemulação. No brotamento, formam-se brotos no corpo do animal, os quais podem desprender-se do corpo da esponja-mãe ou permanecer fixos a ele. Na gemulação, por sua vez, formam-se estruturas reprodutoras denominadas de gêmulas, que são formadas por células indiferenciadas que possuem um envoltório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly