Citologia Flashcards
O que é endocitose?
Endocitose: a entrada de partículas grandes (que não conseguem adentrar as proteínas ou a camada fosfolípidio) dentro das células.
Processo de entrada de partículas na célula, por meio de vesículas chamadas endossomos. A membrana plasmática invagina-se para absorver moléculas orgânicas e outras substâncias particuladas
Qual a diferença entre a fagocitose e a pinocitose?
O tipo de material que adentra na célula (sólido ou líquido), e a emissão ou não de pseudópodes.
Explique fagocitose.
Na fagocitose entram materiais sólidos. A fagocitose é responsável pela alimentação das amebas. Para isso, elas modificam sua forma e emitem projeções de citoplasma chamados pseudópodes (pés falsos). Quando o alimento estiver envolvido pelos pseudópodes, parte da membrana da ameba formará o fagossomo (parte da membrana que envolve a bactéria se desprende formando uma vesícula). Dentro da ameba, a vesícula irá se fundir com um lisossomo formando o vacúolo digestivo. No interior desse vacúolo acontecerá a digestão, graças às enzimas contidas no lisossomo. Depois de finalizada a digestão, os restos serão liberados.
Explique pinacitose.
Na pinocitose entram partículas dissolvidos na água. Nesse caso, a célula se aproxima da partícula mas não emite pseudópodes para englobá-la. Na pinocitose, a célula modifica sua forma e sofre invaginação. No espaço formado estarão contidas as partículas líquidas. A membrana que envolve a partícula solta-se da célula e forma uma vesícula, chamada de pinossomo. O pinossomo se funde aos lisossomos.
O que é exocitose?
Processo de eliminação de partículas digeridas para fora da célula. Vesículas formadas no interior da célula fundem-se com a membrana, liberando a substância que estava dentro da célula. A exocitose pode ser chamada de defecação celular.
Classificação dos transportes de substâncias através da membrana plasmática.
Algumas substâncias, para entrarem e saírem da célula, não geram gasto de energia, outras, no entanto, envolvem esse gasto. De acordo com essas características, podemos observar dois tipos de transporte na célula: o passivo e o ativo.
Fale sobre o transporte passivo.
O transporte passivo não envolve gasto de energia e pode ser de três tipos: difusão simples, osmose e difusão facilitada. Na difusão simples, uma substância move-se do meio mais concentrado para o menos concentrado. Na osmose, o solvente (ex: água) passa, pela membrana, do meio menos concentrado para o mais concentrado. Por fim, na difusão facilitada, proteínas carreadoras garantem o processo de transporte de substâncias.
Fale sobre o transporte ativo
O transporte ativo é o movimento de substâncias através da membrana celular contra o gradiente de concentração, ou seja, do lugar onde há menos para onde há mais dessa substância. Como isso vai “contra a corrente natural”, a célula precisa gastar energia (na forma de ATP) para realizar esse processo.
Explique difusão simples (transporte passivo).
Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. Dizemos, nesse caso, que ocorre um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma.
Explique osmose (transporte passivo).
A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado.
Explique difusão facilitada (transporte passivo).
A difusão facilitada é um tipo de transporte de substâncias através da membrana celular que acontece com a ajuda de proteínas específicas, chamadas proteínas de transporte. Isso ocorre quando moléculas, como glicose ou íons, não conseguem atravessar diretamente a membrana por causa do tamanho ou da carga elétrica.
Essas proteínas atuam como “canais” que permitem a passagem dessas substâncias, sempre seguindo o gradiente de concentração (do lugar onde há mais para onde há menos).
Explique a bomba de sódio-potássio (transporte ativo).
A bomba de sódio-potássio é como uma “máquina” dentro das células que mantém o equilíbrio de íons de sódio (Na⁺) e potássio (K⁺). Ela usa energia (ATP) para mover esses íons de um lado da membrana para o outro, sempre contra o gradiente de concentração.
Como funciona:
Ela “expulsa” 3 íons de sódio (Na⁺) para fora da célula.
E “puxa” 2 íons de potássio (K⁺) para dentro da célula.
Composição da membrana plasmática.
A membrana plasmática é uma estrutura formada por uma bicamada de lipídios com proteínas nela inseridas.
Os lipídios que formam essa bicada são basicamente os fosfolipídios, os quais se destacam por apresentarem uma região hidrofóbica e uma região hidrofílica. A região hidrofóbica está voltada para o centro da membrana, também conhecida como “cauda”. Enquanto a hidrofílica volta-se para as superfícies externa e interna da membrana, também conhecida como “cabeça”.
Glicocálix da membrana plasmática.
Na região mais externa da membrana plasmática, é possível observar uma área denominada glicocálice. Essa área é mal delimitada e formada por cadeias glicídicas dos glicolipídios e glicoproteínas que estão presentes na própria membrana, estão relacionadas com o processo de reconhecimento celular, adesão celular e defesa imunológica.
Proteínas da membrana plasmática.
Em algumas regiões, as proteínas estão inseridas totalmente na membrana (proteínas integrais), em outras, no entanto, apenas parte delas está inserida, ou elas estão ligadas fracamente à membrana sem se inserirem nela (proteínas periféricas). Em algumas ocasiões, as proteínas atuam formando canais que servem para a passagem de substâncias (proteína de canal).