Nematelmintos Flashcards
Características
São vermes de corpo alongado, não segmentados, cilíndricos e afilados nas laterais.
São triblásticos, pseudocelomados, protostômios (o blastóporo (abertura que se forma no embrião permitindo a comunicação entre a cavidade digestiva e o meio externo) origina a boca e o ânus se forma posteriormente).
Possuem simetria bilateral.
Possuem sexos separados, com a apresentação de um acentuado dimorfismo sexual.
Formação do corpo
Esses animais apresentam a parede do corpo formada externamente por uma cutícula complexa, que nos parasitas, os protege da ação das enzimas digestivas do hospedeiro, e internamente, observa-se uma camada de músculos longitudinais. Os nematódeos são como um tubo dentro de outro, sendo o tubo interno o sistema digestório. Entre a parede corporal e o tubo digestivo há uma cavidade preenchida por líquido (pseudoceloma), que atua como um “esqueleto hidrostático”, que mantém a forma do animal e proporciona alguma sustentação. O líquido que ocupa a cavidade corporal permite a distribuição de várias substâncias, como nutrientes, resíduos e gases.
Sistema nervoso
O sistema nervoso dos nematódeos é do tipo ganglionar, formado por dois cordões longitudinais, um dorsal e outro ventral. Também é parcialmente centralizado, sendo possível observar um anel nervoso ao redor da faringe.
Sistema respiratório
Nos nematódeos, o sistema respiratório está ausente, e as trocas gasosas ocorrem por difusão através do tegumento.
Sistema circulatório
não possuem sistema circulatório. Nos nematódeos, os nutrientes são transportados pelo corpo do animal no líquido encontrado no pseudoceloma.
Habitat
Eles podem ser observados, por exemplo, no ambiente terrestre, marinho e de água doce.
Algumas espécies de nematódeos são parasitas, que podem ser observadas, portanto, no corpo de outros seres vivos. Esse é o caso das lombrigas, que podem ser vistas habitando o intestino de alguns indivíduos.
Reprodução
A maioria dos nematódeos é dioica, ou seja, existem indivíduos de sexos diferentes. Machos e fêmeas de algumas espécies apresentam nítido dimorfismo sexual, sendo possível observar, por exemplo, fêmeas maiores que os machos. A fecundação nos nematódeos é interna, e os machos colocam seus espermatozoides no poro genital das fêmeas, utilizando uma estrutura chamada espículo copulatório, que auxilia na inserção.
Após a fecundação, os ovos são liberados pela fêmea e podem ser colocados no ambiente ou permanecer dentro do corpo dela até a eclosão, dependendo da espécie. O ciclo de vida dos nematódeos pode ser direto (sem hospedeiro intermediário) ou indireto (com hospedeiro intermediário).
Parasitas
Ascaris lumbricoides (lombriga): Parasita intestinal humano.
Ancylostoma duodenale (ancilóstomo): Causa anemia ao se fixar na parede do intestino.
Enterobius vermicularis (oxiuro): Provoca coceira na região anal.
Wuchereria bancrofti: Causa filariose (elefantíase), bloqueando vasos linfáticos.