plantas Flashcards
O que é seiva bruta?
Água e sais minerais absorvidos pelas raízes das plantas e transportados pelo xilema.
O que é seiva elaborada?
Constituída por substâncias orgânicas produzidas pela planta no processo de fotossíntese e transportada pelo floema.
Qual a fase dominante das pteridófitas?
Esporófitos
Qual a função das raízes?
Sustentação da planta ao substrato e retirada de nutrientes e água do solo.
Qual a função do caule?
Estrutura que garante a sustentação das folhas.
Qual a função das folhas?
Relacionada ao processo de fotossíntese.
Quais as principais características das pteridófitas?
Plantas vasculares (presença de vasos condutores).
Ausência de sementes.
Esporófito como fase dominante.
Por que as pteridófitas necessitam de água para se reproduzir?
A reprodução das pteridófitas depende da água, pois os anterozoides são flagelados e precisam nadar até a oosfera para fecundá-la.
O que é um gametófito bissexual?
É uma fase da vida das plantas em que se é capaz de produzir gametas masculinos e femininos.
Nos gametófitos bissexuais, os anterídeos e os arquegônios amadurecem em tempos distintos, ou seja, produzem esses gametas em momentos diferentes. Portanto, o anterozoide de um gametófito não pode fecundar a própria oosfera. Nesses casos, os anterozoides produzidos em um gametófito irão fecundar a oosfera de algum gametófito próximo a ele.
O que são os soros das plantas?
Conjuntos de esporângios, responsáveis por produzir esporos.
O que são plantas epífitas?
São plantas que vivem sobre outras, usando-as como suporte.
Fale sobre o prótalo/gametófito das pteridófitas.
É uma fase da vida da planta que inicia através da germinação dos esporos, e é pouco desenvolvida apresentando, mais ou menos, 1 cm. É monóico, possuindo arquegônios e anterídios.
Fale sobre a reprodução sexuada das pteridófitas.
Inicia com a germinação dos esporos que dão origem ao gametófito, possuindo os arquegônios e anterídios, que posteriormente produzirão a oosfera (gameta feminino) e os anterozóides (gametas masculinos). Os anterozoides possuem flagelos que com a presença de água nadam até a oosfera, realizando a fecundação que dá origem ao zigoto.
O zigoto irá se multiplicar e se transformar em um esporófito. O esporófito cresce em cima de um gametófito. Na parte de trás das folhas, existem estruturas chamadas de soros, que produzem os esporos. Os esporos são liberados e ao encontrar um ambiente apropriado germinam formando um novo gametófito.
O que são os estróbilos que aparecem nas gminospermas? Quais são os dois tipos?
Os estróbilos, também chamados de cone, são estruturas relacionadas com a produção de esporos. São classificados em: estróbilos masculinos, capazes de produzir pólen; e estróbilos femininos, capazes de produzir óvulos.
Fale sobre as sementes das gminospermas.
As gminospermas apresentam sementes “nuas”, ou seja, que não estão envoltas por frutos. As sementes se formam a partir do desenvolvimento do óvulo e são constituídas por três partes básicas: o embrião, a reserva nutritiva e o envoltório.
Por que as gimnospermas diferentemente dos outros grupos de plantas não necessitam da presença de água para sua reprodução?
Pois não há a presença de gametas masculinos flagelados, ao invés disso apresentam grãos de pólen que permitem com que os gametas masculinos cheguem ao gameta feminino.
Qual a estratégia da planta gminosperma para que ela não seja polinizada por ela mesma?
Apresentam estróbilos masculinos na parte mais baixa, e estróbilos femininos na parte mais alta. Dificultando que os grãos de pólen carreguem os gametas masculinos até o gameta feminino.
O que é o tubo polínico?
Estrutura que transporta o gameta masculino presente nos grãos de pólen até a oosfera, permitindo a fecundação e o desenvolvimento do embrião.
Explique a reprodução das gimnospermas.
Na fase esporófito, as gimnospermas apresentam o estróbilo feminino e o estróbilo masculino, que são responsáveis por produzir os esporos. Os grãos de pólen contêm os gametas masculinos e vão se espalhar até se encontrarem com o óvulo, onde forma o tubo polínico que cresce até a oosfera, ocorrendo a fecundação e formando o embrião. O embrião passa a se desenvolver em semente. Essa semente se dispersa e em um ambiente favorável pode dar origem à um novo esporófito.
Por que as briofitas geralmente apresentam pequeno porte?
Pela ausência de vasos condutores, o que impossibilita o transporte de água e nutrientes por distâncias muito longas, prejudicando o crescimento da planta.
Como os rizoides das briofitas se diferenciam das raízes?
Os rizoides são diferentes das raízes porque não apresentam vasos para o transporte de seiva, e também não possuem capacidade de absorver água e sais minerais.
O que é a antera das angiospermas?
São os órgãos masculinos das angiospermas, presentes nas flores, responsáveis por produzir e liberar os grãos de pólen.
O que é o estigma das angiospermas?
O estigma é responsável por capturar e germinar os grãos de pólen, além de atuar como uma barreira para garantir que apenas os grãos de pólen corretos entrem no pistilo.
Explique a fecundação das angiospermas.
Os grãos de pólen gerados pela antera das flores vão de encontro ao estigma, em que a célula vegetativa forma o tubo polínico que vai de encontro ao óvulo, a célula geradora se divide em duas células espermáticas, uma vai de encontro à oosfera formando o zigoto. Enquanto a outra célula espermática vai se fundir com os núcleos polares (presentes no óvulo) gerando uma célula triplóide que irá se multiplicar dando origem ao tecido chamado de endosperma, que serve como reserva energética ao embrião. Nesse processo, ocorre uma dupla fecundação.