Políticas Públicas Flashcards
Idalberto Chiavenato aponta que a resistência à mudança organizacional pode ser consequência de quais aspectos?
Lógicos, psicológicos ou sociológicos
O estabelecimento de um senso de urgência artificial aumenta ou diminui o risco de resistência individual e organizacional?
Um dos 08 passos do modelo de mudança organizacional de John Kotter consiste em “estabelecer um senso de urgência”. Trata-se de estabelecer um senso de urgência para a mudança, através de motivos fortes e razões que convençam as pessoas da necessidade de mudar.
O estabelecimento do senso de urgência é um dos fatores críticos ao sucesso do processo de mudança organizacional que diminui o risco de resistência à mudança.
A cultura organizacional favorece a resistência a mudanças no interior das organizações?
Isso mesmo! Uma cultura organizacional forte é um fator que pode causar resistência à mudança. Isso acontece pois os valores compartilhados já estão arraigados, conferindo uniformidade e sentido às ações dos membros da organização. Portanto, se a mudança trouxer aspectos que forem incompatíveis com a atual cultura organizacional, a tendência é que os indivíduos resistam à mudança.
De acordo com Kurt Lewin, no que consiste a fase de mudança?
O modelo de mudança organizacional proposto por Kurt Lewin é constituído por três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento. Nesse modelo, a mudança que é a passagem de um estado para outro, envolve transformação, interrupção, perturbação e ruptura, dependendo da intensidade.
De acordo com Kurt Lewin, o processo de mudança organizacional é composto, necessariamente, por 03 fases: descongelamento, mudança e recongelamento.
A mudança é a fase onde novas práticas, ideias e comportamentos são aprendidos. Ou seja, trata-se da fase onde as novas ações começam a ser executadas, em direção ao “estado futuro desejado”.
De acordo com Chiavenato, a mudança consiste na “passagem de um estado para outro diferente”.
De acordo com o autor, a mudança envolve transformação, interrupção, perturbação e ruptura, dependendo da intensidade.
A teoria do campo de forças é utilizada no processo de mudança organizacional?
Sim, bastante! De acordo com o modelo de análise do campo de forças, o processo de mudança é afetado por dois conjuntos de forças que se opõem. De um lado, encontram-se as forças positivas (ou propulsoras), que tendem a apoiar e impulsionar a mudança. De outro lado, as forças negativas (ou restritivas), que tendem a inibir, se opor e resistir à mudança.
Diferencie as fases de congelamento e recongelamento do modelo de Kurt Lewin.
De acordo com Kurt Lewin, o processo de mudança organizacional é composto, necessariamente, por 03 fases: descongelamento, mudança e recongelamento.
Nesse sentido, o descongelamento é a fase inicial, onde se percebe, se entende e se aceita que é necessário mudar. As velhas práticas, ideias e comportamentos são abandonados com o objetivo de serem substituídos por novos. Em outras palavras, é a fase onde o status quo é destruído.
É na fase do recongelamento que é necessário que a organização ofereça mecanismos de suporte (apoio) e de reforço, com o objetivo de que o novo padrão seja devidamente incorporado.
O preparo para a mudança, que é o estágio do diagnóstico organizacional que visa sensibilizar os colaboradores em relação aos problemas da organização, faz parte de qual modelo de mudança organizacional?
É o modelo da pesquisa-ação, que possui uma etapa de diagnóstico preliminar (e não o modelo descongelamento-mudança-recongelamento, de Kurt Lewin).
No modelo de Kurt Lewin, é a fase de descongelamento que tem por objetivo fazer com que os funcionários entendam, se conscientizem e aceitem que é necessário mudar.
Diferencie mudança e inovação.
A mudança corresponde à alteração temporal de uma realidade, sem implicação de julgamento de seu resultado; a inovação, por sua vez, configura-se somente quando há geração de ganhos.
De fato, a mudança significa “a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra.” A mudança envolve transformação , interrupção, perturbação e, dependendo da situação, ruptura.
Já a inovação ocorre quando há geração de valor (ganhos) com novas ideias (advindas da criatividade).
Portanto, a questão está correta ao dizer que a mudança corresponde à alteração temporal de uma realidade (passagem de um estado para outro), sem implicação de julgamento de seu resultado (independe se o resultado gerou ou não valor, ou seja, independe se o resultado foi positivo ou negativo); e que a inovação, por sua vez, configura-se somente quando há geração de ganhos (quando há geração de valor).
Em um processo planejado de mudança organizacional, quem pode ser considerado agente de mudança?
Em um processo de mudança planejado, o agente de mudanças será o responsável pela administração das atividades de mudança dentro da organização, podendo ser um executivo, um funcionário da organização ou mesmo um consultor externo.
Diferencie as estratégias evitar e mitigar o risco.
É a estratégia de resposta ao risco denominada mitigar o risco que é adotada quando são estabelecidas ações para reduzir a probabilidade de um risco previamente identificado ocorrer.
A estratégia prevenir/evitar, por sua vez, acontece quando a equipe do projeto age para eliminar o risco ou proteger o projeto contra o impacto negativo que o risco pode causar.
O escopo de um projeto é definido na fase de concepção ou de planejamento?
Na fase de planejamento
A estrutura analítica do projeto (EAP) deve estar descrita no termo de abertura?
Não. O termo de abertura do projeto é um documento que formalmente “autoriza” a existência de um projeto e fornece ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais nas atividades do projeto.
O termo abertura do projeto documenta o objetivo do projeto, a descrição de alto nível do projeto, as premissas, as restrições e os requisitos de alto nível que o projeto pretende satisfazer.
Desenvolver o termo de abertura é um processo que faz parte do grupo de processos de iniciação.
A EAP, por sua vez, é um processo que faz parte do grupo de processos de planejamento.
No que consiste a técnica de análise do valor realizado denominada ECA?
A Técnica do Valor Agregado (Earned Value Analysis - EVA) é utilizada para monitorar o desempenho do projeto. A EVA consiste em medir o desempenho através da comparação entre o “custo do projeto” e “valor agregado” ao projeto (ou seja, o valor que já foi agregado ao projeto).
Em outras palavras, ela compara o avanço do projeto em relação ao que foi planejado. Isto é, compara o que já foi executado (valor que já foi agregado) com o que foi anteriormente planejado.
Conforme o guia PMBOK, no que consiste determinar orçamento?
De acordo com o Guia PMBOK, determinar o orçamento é o processo que agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
A qual grupo de processos cabe identificar a necessidade de criação de novas fases no projeto e a busca pela aprovação da inserção dessas fases no projeto original?
É o grupo de processos de iniciação que se refere aos processos relacionados à obtenção de autorização para iniciar um novo projeto ou uma nova fase.
Em que grupo de processos deve se ocupar das atividades de análise do progresso e desempenho do projeto, de identificação das áreas nas quais devam ocorrer mudanças nos planos preestabelecidos e da implementação dessas mudanças?
Grupo de processos de monitoramento e controle
No que consiste a estrutura analítica do projeto?
Na estrutura analítica do projeto (EAP), a equipe de gerenciamento de projetos deve fazer o detalhamento do escopo total do trabalho previsto no projeto, de forma a permitir a visualização das entregas ou dos produtos e a facilitar o gerenciamento do projeto.
Criar a EAP consiste em subdividir (detalhar) o escopo do trabalho (tanto as entregas quanto o trabalho) em partes menores, através de uma estrutura hierarquizada, com o objetivo de gerenciar mais facilmente o projeto.
Está correto dizer que o termo de abertura do projeto apresenta o detalhamento dos produtos que serão entregues pelo projeto?
Não, o termo de abertura do projeto documenta o objetivo do projeto, a descrição de alto nível do projeto, as premissas, as restrições e os requisitos de alto nível que o projeto pretende satisfazer.
Está correto dizer que o termo de abertura do projeto, documento por meio do qual se solicita autorização para se iniciar um projeto ou uma fase de um projeto, deve conter os limites do projeto e a descrição detalhada dos elementos essenciais do projeto, como o propósito, os objetivos, os requisitos, o orçamento e o cronograma?
Nada disso! O termo de abertura do projeto é um documento que formalmente autoriza a existência de um projeto e fornece ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais nas atividades do projeto.
O termo de abertura do projeto documenta o objetivo do projeto, a descrição de alto nível do projeto, as premissas, as restrições e os requisitos de alto nível que o projeto pretende satisfazer.
Portanto, a assertiva está errada ao dizer que é um documento por meio do qual se solicita a autorização para iniciar o projeto. O termo de abertura é o documento que autoriza a existência de um projeto.
Além disso, conforme vimos, o termo de abertura não traz a descrição detalhada dos elementos essenciais descritos pela assertiva. Ele se limita a documentar o objetivo do projeto, e trazer a descrição de alto nível do projeto, as premissas, as restrições e os requisitos de alto nível que o projeto pretende satisfazer.
Como funciona uma estrutura matricial balanceada?
Em uma estrutura matricial balanceada (matriz balanceada), a autoridade do gerente do projeto é de baixa a moderada. A disponibilidade de recursos para o projeto também é de baixa a moderada. E a gerência do orçamento se dá de forma mista (compartilhada entre o gerente funcional e o gerente de projeto).
Portanto, está correto dizer que na estrutura matricial balanceada o gerente de projeto não é detentor de autoridade total sobre a equipe, sobre os recursos envolvidos nem sobre o orçamento do projeto.
Conforme o guia PMBOK, acompanhar o desempenho dos membros da equipe do projeto e fornecer feedback faz parte de qual grupo de processos?
É o processo de gerenciar a equipe que consiste em acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.
Os riscos de um projeto aumentam ou diminuem à medida que o projeto vai percorrendo as fases de seu ciclo de vida?
Conforme o processo vai avançando, os riscos vão diminuindo, na medida em que as decisões vão sendo tomadas e as entregas vão sendo aceitas.
No que consiste a validação do escopo?
Consiste no processo de formalizar a aceitação das entregas concluídas do projeto.
As entregas concluídas de um projeto precisam passar por um processo formal de aceitação. Qual é o nome desse processo?
Validação do escopo
Ao conduzir as aquisições de computadores para um projeto de desenvolvimento de software, segundo o PMBOK 5ª edição, quais procedimentos deve adotar o gerente de projeto?
Obter respostas dos fornecedores e selecionar o fornecedor.
De acordo com o PMBOK 5ª edição, do que trata o processo de conduzir aquisições?
O processo de conduzir as aquisições consiste no processo de obtenção de respostas de vendedores, seleção de um vendedor e adjudicação de um contrato.
Entre as responsabilidades do gestor de um projeto, está a execução de processos de gerenciamento de contratos e controle de mudanças que são necessários para desenvolver e administrar contratos e pedidos de compras emitidos. Essas responsabilidades estão associadas a qual tipo de gerenciamento?
Gerenciamento de aquisições
As funções relacionadas à gestão dos processos necessários para assegurar que um projeto contemple todo o requerido, e nada mais do que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso, estão associadas a qual tipo de gerência?
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Ou seja, o objetivo é definir exatamente quais são os processos e atividades necessárias à execução e conclusão eficaz do projeto, com o objetivo de evitar que atividades desnecessárias sejam incluídas no projeto.
O que é o caminho crítico de um projeto?
O caminho crítico do projeto é o caminho mais longo, caminho sem folgas de um projeto. Portanto, precisamos somar os dias e encontrar a sequência que possui o maior número de dias.
A função do gerente de projeto varia de acordo com a estrutura organizacional em que o projeto é realizado. No caso do projeto levado à frente por certa empresa, o gerente do projeto está subordinado ao setor de vendas. Dessa forma, como é classificada a estrutura utilizada?
É na estrutura funcional que a autoridade do gerente de projeto é pouca ou nenhuma. Quem gerencia o orçamento do projeto é o gerente funcional.
Qual é a diferença das etapas do processo administrativo tal como concebido por Fayol (clássico) e Dale (neoclássico)?
Fayol - prever, organizar, comandar, coordenar, controlar.
Dale - planejar, organizar, dirigir, controlar.
Quais os principais desafios que a descentralização enfrenta?
Capacidade administrativa e financeira; desigualdades regionais; coordenação e coerência das políticas (fragmentação e duplicação); corrupção e má gestão; capacitação e formação; participação pública; sustentabilidade financeira.
Aponte os três elementos que impactam no fluxo político.
O fluxo político se relaciona com as barganhas e negociações entre os políticos propriamente ditos. Nesta dinâmica, Kingdon menciona três elementos que impactam neste fluxo:
- O clima político (national mood);
- As forças políticas organizadas ou grupos de pressão;
- Mudanças ocorridas dentro do governo.
Defina a teoria da escolha racional institucional.
A teoria da escolha racional institucional é uma abordagem que combina a ideia de que indivíduos tomam decisões de forma racional, buscando maximizar seus benefícios, com a compreensão de que instituições (como leis, normas sociais e estruturas políticas) moldam e limitam essas escolhas.
Do que se trata a teoria do equilíbrio pontuado?
De acordo com essa teoria, existe uma situação recorrente nas políticas públicas: apesar das políticas serem, geralmente, marcadas por uma estabilidade, ocasionalmente ocorrem grandes rupturas. Assim, as políticas públicas teriam um caráter de estabilidade, mas grandes mudanças poderiam ocorrer (em crises, por exemplo).
Esta teoria foi desenvolvida primeiramente por Frank Baumgartner e Bryan Jones ao longo dos anos 80 e 90, tendo como base a política norte-americana. De acordo com a teoria, as políticas públicas podem sofrer mudanças incrementais (pequenas e progressivas), quando existe uma certa estabilidade, e sofrer rupturas quando o cenário é de crise.
Segundo a teoria dos múltiplos fluxos, a mudança na agenda ocorre quando há convergência entre que fatores?
Reconhecimento de um problema, identificação de alternativas e construção de apoio político.
De acordo com Kingdon, o modelo dos fluxos múltiplos tenta explicar por que alguns temas entram e outros não entram na agenda governamental.
O modelo postula que os governos são permeados por três fluxos: fluxos dos problemas, fluxo das soluções/alternativas e fluxo da política.
Assim, devemos reconhecer que o problema existe (1), identificar alternativas viáveis de resolução do problema (2) e construir uma base de apoio político para viabilizar a solução escolhida (3).
Defina audiência pública.
A audiência pública é um instrumento do diálogo estabelecido com a sociedade na busca de soluções para as demandas sociais. É um espaço de conversação aberto para a construção de soluções para as questões apresentadas pela comunidade. Ela propicia ao particular a troca de informações com o administrador, bem assim o exercício da cidadania e o respeito ao princípio do devido processo legal em sentido substantivo.
Qual o conceito das conferências de políticas públicas?
De acordo com o governo federal, as conferências de políticas públicas são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas de propostas e estratégias de organização.
Qual a participação, no âmbito municipal, da gestão orçamentária participativa na aprovação do PPA, LDO e LOA?
O Estatuto das Cidades (Lei 10.257/01) prevê que, no âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa é condição obrigatória para a aprovação do PPA, LDO e LOA pela Câmara Municipal.
Qual o conceito da accountability societal?
A accountability societal (ou social) está relacionada ao controle exercido pelas diversas entidades sociais como associações, sindicatos, ONGs, mídia, as quais investigam e denunciam os abusos cometidos e cobram responsabilização.
Qual o conceito dos conselhos de gestão?
Os conselhos de gestão são instrumentos típicos da Administração Pública Gerencial que tem por objetivo possibilitar que os cidadãos participem e fiscalizem a administração pública.
Quais os 04 princípios de Governo Aberto?
- Transparência: as informações sobre as atividades de governo são abertas, compreensíveis, tempestivas, livremente acessíveis e atendem ao padrão básico de dados abertos.
- Prestação de contas e responsabilização (accountability): existem regras e mecanismos que estabelecem como os atores justificam suas ações, atuam sob críticas e exigências e aceitam as responsabilidades que lhes são incumbidas.
- Participação cidadão: o governo incentiva a sociedade a debater, colaborar e propor contribuições que levam a um governo mais efetivo e responsivo.
- Tecnologia e inovação: o governo reconhece a importância das novas tecnologias no fomento à inovação, promovendo o acesso à tecnologia e ampliando a capacidade da sociedade de utilizá-la.
Quais as sanções podem ser aplicadas ao agente público civil ou militar que descumprir propositalmente as obrigações trazidas pela Lei de Acesso à Informação?
O agente público civil ou militar que descumprir propositalmente as obrigações trazidas pela Lei de Acesso à Informação poderá ser punido, no mínimo, com suspensão. Além disso, o agente poderá responder por improbidade administrativa.
Quais sanções à pessoa física ou entidade privada que detiver informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o poder público e deixar de observar o disposto na Lei de Acesso à Informação estão sujeitos?
Advertência;
multa;
rescisão do vínculo com o poder público;
suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública por prazo não superior a dois anos;
declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública, até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.
Quais são os prazos máximos de restrição de acesso às informações?
- Ultrassecreta: 25 anos;
- Secreta: 15 anos;
- Reservada: 05 anos.
O que são indicadores lead ou indicadores de tendência ou indicadores direcionadores?
Esses indicadores medem atividades no sentido de direcionar ou induzir resultados futuros. Eles traçam um plano preditivo para a empresa. Funcionam como uma tendência. Eles direcionam o desempenho futuro da organização. Os indicadores lead avaliam as ações que estão sendo executadas, com o objetivo de influenciar as atividades para que os resultados futuros (objetivos desejados) sejam alcançados.
O que são indicadores lag ou indicadores de resultado?
São indicadores que medem as ações passadas, ou seja, os resultados que já foram obtidos (medem as ações que já terminaram). Eles possibilitam que a empresa tenha uma visão do seu desempenho até determinado período. Busca-se avaliar se os resultados obtidos no passado estão de acordo com os objetivos definidos. Se não estiverem, não há mais o que ser feito. Somente no próximo período ou ciclo os desvios poderão ser corrigidos. Por exemplo: indicador de número de vendas do mês passado.
Quais critérios básicos devem estar presentes para garantir a operacionalização dos indicadores conforme o Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual?
O Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores elencam alguns critérios básicos (critérios centrais) que devem estar presentes para garantir a operacionalização dos indicadores. São eles:
- Seletividade (importância): os indicadores devem fornecer informações sobre as principais variáveis estratégicas e prioridades definidas de ações, produtos ou impactos esperados;
- Simplicidade, clareza, inteligibilidade e comunicabilidade: os indicadores devem ser simples e compreensíveis, capazes de levar a mensagem e o significado. Os nomes e expressões devem ser facilmente compreendidos e conhecidos por todos os públicos interessados.
- Representatividade, confiabilidade e sensibilidade: os indicadores devem ter capacidade de demonstrar a mais importante e crítica etapa de um processo, projeto etc. Deve-se captar as etapas mais importantes e críticas dos processos, no local certo, para que seja suficientemente representativo e abrangente. Os dados devem ser precisos, capazes de responder aos objetivos e coletados na fonte de dados correta e devem refletir tempestivamente os efeitos decorrentes das intervenções;
- Investigativos: os dados disponibilizados pelos indicadores devem ser fáceis de analisar, sejam estes para registro ou para reter informações e permitir juízos de valor;
- Comparabilidade: os indicadores devem ser facilmente compráveis com as referências internas ou externas;
- Estabilidade: os indicadores devem ter procedimentos gerados de forma sistemática e constante, sem muitas alterações e complexidades, uma vez que relevante manter o padrão e permitir a série-histórica.
- Custo-efetividade: os indicadores devem ser projetados para serem factíveis e economicamente viáveis. Os benefícios em relação aos custos devem satisfazer todos os outros demais níveis. Nem todas as informações devem ser mensuradas, é preciso avaliar os benefícios gerados em detrimento do ônus despendido.
Um sistema de controle eficaz deve possuir quais características, segundo Maximiano e Chiavenato?
De acordo com as ideias de Maximiano e Chiavenato, um sistema de controle eficaz deve possui as seguintes características:
- Orientação estratégica (foco estratégico): o controle deve focalizar nas atividades primordiais da organização, ou seja, dar ênfase àquelas atividades mais significativas e que trazem maiores resultados à empresa;
- Compreensão (inteligibilidade): no processo de controle deve ser utilizada uma linguagem simples e clara, no intuito de facilitar a compreensão de todos. Os dados devem ser apresentados de forma compreensível. O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas.
- Orientação rápida para as exceções (foco nas exceções): o mecanismo de controle deve ser capaz de identificar os desvios rapidamente. A partir de uma visão panorâmica sobre as variações, o administrador deve ser capaz de identificar os desvios que estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-los.
- Flexibilidade: o controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
- Autocontrole: o controle deve proporcionar confiabilidade, participação e boa comunicação entre as pessoas envolvidas;
- Natureza positiva: o controle deve enfatizar o desenvolvimento, mudança e melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.
- Economia: os benefícios obtidos pelo processo de controle devem ser maiores que os custos do controle;
- Clareza e objetividade: o controle deve ser imparcial e acurado para todos. Também deve haver a economia de palavras.
- Aceitação: os sistemas de controle devem ser aceitos pelos controlados;
- Rapidez: as informações obtidas pelo processo de controle devem chegar rapidamente ao tomador de decisões;
- Precisão: a tomada de decisão depende de informações precisas obtidas pelo processo de controle.
Em relação ao momento, quais são as funções de controle no processo administrativo?
Em relação ao momento, o controle pode ser classificado em: controle preventivo (pré-ação), controle simultâneo (concorrente) e controle posterior (feedback).
Defina os tipos de decisão.
1 -Decisões programadas/programáveis/estruturadas: trata-se de decisões rotineiras e repetitivas utilizadas para resolver problemas cotidianos. Ou seja, são decisões padronizadas, utilizadas para responder a situações que ocorrem regularmente. São utilizadas para situações de certeza e previsibilidade, em que existem dados (informações) adequados e suficientes.
- Decisões não programadas/programáveis/estruturadas: trata-se de decisões novas e não repetitivas, utilizadas para resolver problemas não rotineiros. Ou são decisões mais complexas, utilizadas para responder a situações excepcionais/extraordinárias (que não ocorrem regularmente). São utilizadas para situações de maior risco, incerteza e imprevisibilidade, e que existem dados (informações) inadequados e insuficientes.
- Decisões estratégicas: são as decisões tomadas no nível estratégico, pelos gestores da alta cúpula da administração (diretores, presidentes, CEO´s). As decisões se referem a assuntos que envolvem a organização como um todo, bem como assuntos que envolvem as relações da empresa com o ambiente externo.
- Decisões táticas/administrativas: são decisões tomadas no nível tático, pelos gerentes e chefes de departamento/divisão. As decisões se referem a assunto que envolvem determinada unidade organizacional (departamento).
- Decisões operacionais: são as decisões tomadas no nível operacional, pelos supervisores. As decisões se referem a assuntos que envolvem a execução de tarefas ou determinada atividade específica.
- Decisões centralizadas: são tomadas pela alta cúpula, ou seja, as decisoes estão concentradas nos níveis hierárquicos mais altos da empresa. Os níveis mais baixos não participam do processo decisório.
- Decisões descentralizadas: estão espalhadas por todos os níveis da empresa. Ou seja, na descentralização ocorre transferência do poder decisório dos níveis mais elevados para os níveis mais baixos da empresa.
- Decisões individuais: são aquelas tomadas de forma individual, ou seja, de forma singular por uma única pessoa.
- Decisões coletivas/grupais: são aquelas tomadas por um grupo de indivíduos. Esse tipo de decisão gera maior aceitação das pessoas em relação à decisão que foi tomada. Ou seja, pelo fatodos indivíduos terem participado da tomada de decisões, eles aceitam melhor a decisão e também ficam mais motivados.
- Decisões autocráticas: o gestor tomar a decisão sozinho, sem interferência de qualquer outra pessoa.
- Decisões consultivas: o gestor consulta a opinião das pessoas que serão impactadas com aquela decisão que será tomada. Depois, o gestor toma a decisão que ele achar conveniente.
- Decisões consensuais: o gestor estimula o grupo a entrar em consenso sobre a decisão. Assim, a decisão somente será tomada quando todos os indivíduos do grupo apoiarem a decisão (mesmo que discordem da alternativa encontrada).
- Decisões democráticas: nas decisões democráticas, o grupo tem autonomia para decidir e a decisão é tomada pelo voto da maioria.
- Decisões lógicas/práticas: são aquelas tomadas com base na zona de conforto. São decisões tomadas com base em procedimentos já conhecidos. São decisões mais estáveis e que têm maior aceitação dos indivíduos.
- Decisões criativas: são decisões arriscadas, diferenciadas, inovadoras e que têm menor aceitação dos indivíduos (são menos consensuais).
O que é o estado de natureza no universo da tomada de decisões?
O estado de natureza são as condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar. Há autores que acrescentam ainda uma quarta condição ambiental: a turbulência (ou ambiguidade).
nome da decisão que ocorre em ambiente de turbulência/ambiguidade (mudanças rápidas), que ocorre quando todas as informações , alternativas, resultados, causas e objetivos, são incertas, desconhecidas e insuficientes?
Inspiração
Qual é a diferença entre o modelo de decisão racional e o modelo de racionalidade limitada no que se refere à tomada de decisão?
O modelo de racionalidade limitada parte do princípio de que o indivíduo tem uma capacidade limitada de processar informações (limitação cognitiva), levando o indivíduo, portanto, a tomar decisões que sejam satisfatórias e suficientes (ou seja, ele não busca tomar decisões ótimas). Já o modelo racional busca decisões ótimas.
Quais são os estilos de tomada de decisão?
- Diretivo: o tomador de decisões com estilo diretivo apresenta baixa complexidade cognitiva e é orientado para as tarefas (desempenho).
- Analítico: é caracterizado pela tomada de decisão orientada para as tarefas (desempenho) e considera grande quantidade de informação.
- Conceitual: é caracterizado pela tomada de decisão orientada para as pessoas e tem elevada complexidade cognitiva.
- Comportamental: é caracterizado pela preocupação com o bem-estar das pessoas na tomada de decisões.
De que se trata a regra heurística conhecida como representatividade?
É o julgamento e decisão tomada com base em estereótipo. Por exemplo, um gerente de marketing recebe cerca de 50 currículos de candidatos a uma vaga para analista na sua área. Diante do grande número de informações e das restrições de tempo e de recursos para avaliar todos os candidatos, o gestor decidiu restringir sua análise aos currículos dos candidatos formados nas universidades consideradas as melhores da cidade, pois acredita que dessas universidades só sai gente bem formada.
No que consiste a técnica de Delphi?
No processo decisório das organizações, algumas técnicas são aplicadas para facilitar a decisão, quer para geração de possíveis alternativas, quer para avaliação das alternativas encontradas. A técnica que reduz a influência da opinião de personalidades de referência no processo, uma vez que os participantes não sabem que são os demais, é a técnica de Delphi, que consiste em uma ferramenta de decisão em grupo, na qual questionários são enviados a um grupo de especialistas na área da decisão a ser tomada. Ou seja, os membros não se reúnem fisicamente. O objetivo é que nenhum dos membros seja influenciado, com a ideia de outro membro. Em outras palavras, busca-se evitar que os membros sejam influenciados com as ideias de outros membros (especialmente daqueles membros que são tidos como referência no assunto).
No que consiste o diagrama de ishikawa?
É uma ferramenta de apoio à tomada de decisão que tem por objetivo auxiliar o tomador de decisão a identificar as causas de determinado problema.
Qual o novo fato gerador introduzido a partir do triângulo da fraude, inserido no modelo Diamante da Fraude?
A partir do triângulo da fraude, uma outra teoria foi elaborada e ficou conhecida como Diamante da Fraude. Nesse novo modelo, foi introduzido um novo fator:
- Capacidade: para a fraude ocorrer, além dos fatores do triângulo da fraude (pressão, oportunidade e racionalização), o transgressor precisa ter as habilidades pessoais e técnicas para cometer a fraude.
Qual o objetivo do surgimento do Public Service Orientation - PSO (Orientação para o Serviço Público)?
O terceiro estágio da Administração Pública Gerencial, denominado Public Service Orientation - PSO (orientação para o serviço público), surgiu com o intuito de agregar princípios mais ligados à cidadania, tais como o accountability e a equidade. O objetivo é que o Estado superasse a ideia de que deve tratar os usuários apenas como clientes. O termo cliente - embora ainda utilizado - fica em segundo plano, e o termo cidadão ganha força.
Aponte as diferenças entre igualdade e equidade.
A equidade é um conceito que busca superar a igualdade. Ou seja, a equidade consiste em dar um tratamento igual para os iguais e desigual para os desiguais, na medida de suas desigualdades.
Já a igualdade se refere a tratar igualmente (identicamente) todas as pessoas, independentemente da situação em que elas se encontrem.
Aponte aspectos positivos e negativos da descentralização política.
Positivos:
- Maior facilidade para controle social: os cidadãos podem fiscalizar mais de perto a utilização dos recursos públicos que são utilizados pela gestão local;
- Uma maior relação entre o serviço oferecido e o tributo pago: o cidadão percebe com mais facilidade a relação entre o que ele paga de tributo e o que ele recebe em troca do governo, quando a arrecadação é feita diretamente pela gestão local.
- Existe um melhor conhecimento da realidade local: a gestão local está mais próxima da realidade local e, com isso, consegue enfrentar melhor os reais problemas da população.
- Existem melhores checks and balances: a descentralização permite que os governos sejam mais fortes para controlares uns aos outros.
- Incentiva uma maior competitividade entre as cidades: os eleitores podem escolher onde querem morar, e isso incentiva a competitividade entre as cidades e a busca da inovação e do oferecimento dos melhores serviços públicos.
Desvantagens:
- Guerra fiscal: os Estados e Municípios passam a oferecer maiores vantagens econômicas (tais como isenções de impostos, subsídios etc.) com o objetivo de atrair as empresas e sediá-las em seus territórios. Isso acaba prejudicando a capacidade financeira dos entes federativos e reduzindo a qualidade/quantidade dos serviços públicos oferecido pelo ente.
- Aumenta as desigualdades regionais: as regiões mais avançadas e com melhor capacidade financeira terão vantagens sobre as outras;
- Perda de escala: a diminuição da escala pode gerar um aumento no custo de gerenciamento das estruturas.
- Competição desregulatória: com o objetivo de atrair investimentos, os entes federativos acabam reduzindo as exigências legais que geram custos para as empresas. Por exemplo: reduzir exigências ambientais.
- Aumento da corrupção: parte dos autores entendem que a corrupção maior nos entes locais, uma vez que a proximidade das pessoas e as relações pessoais tendem a favorecer o patrimonialismo. Além disso, a gestão local estaria mais sujeita a pressões políticas e não seria tão bem remunerada quanto a gestão federal.
Defina Administração Gerencial.
A administração gerencial é a descentralização dos serviços sociais para Estados e Municípios. Nesse sentido, deve-se transferir da União para os Estados e Municípios ações de caráter local e transferir parcialmente, da União para os Estados as ações de caráter regional.
Quais os cinco componentes no modelo lógico na formulação de políticas públicas?
- Insumos: referem-se aos recursos do setor públicp (orçamentários ou não) necessários para atingir os objetivos da política pública;
- Processos: são as ações que combinam os recursos disponíveis para produzir bens e serviços a fim de atacar as causas do problema;
- Produtos: são os bens ou serviços resultantes de um processo, ou seja, as entregas (outputs) que a política pública faz para atacar as causas do problema e gerar resultados.
- Resultados: são mudanças incidentes sobre as causas do problema, que decorrem de um ou mais produtos.
- Impactos: mudança de longo prazo no problema que a política busca enfrentar, alinhado aos objetivos da política. Ou seja, tratam-se das contribuições da política pública para determinadas mudanças sociais.
Defina os métodos de análise das políticas públicas definidas como métodos quantitativos ou qualitativos e as técnicas de análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
- Métodos quantitativos (objetivos): são capazes de medir um resultado de forma objetiva. O valor numérico obtido representa o fenômenos que está sendio medido. Os resultados podem ser medidos mais facilmente. Por exemplo: número de homicídios, número de óbitos por doença contagiosa, etc.
- Métodos qualitativos (subjetivos): são métodos mais subjetivos (dependem do julgamento individual de cada pessoa). Buscam avaliar as mudanças ocorridas ou sentidas em determinado processo. Por exemplo: avaliação do sentimento da população em relação à segurança na cidade; ou então, avaliação da população em relação aos serviços de saúde oferecidos pela cidade.
- Análise custo-benefícios: é utilizada quando os custos e os resultados das políticas públicas podem ser traduzidos em unidades monetárias (dinheiro). Trata-se de uma análise quantitativa.
-Análise custo-efetividade: é utilizada quando os resultados (impactos) não podem ser aferidos monetariamente. Portanto, busca-se analisar os benefícios (impactos) dos programas ou projetos governamentais. Trata-se de uma análise qualitativa.
Aponte modelos de tomada de decisão referentes às políticas públicas.
- Modelo racional (racional-compreensivo): considera que o responsável por tomar as decisões possui informações completas e a capacidade plena para processá-las, sendo capaz, ainda, de compreender as consequências exatas de cada decisão. Esse modelo parte do princípio de que o tomar de decisão conhece todos os custos e benefícios envolvidos em cada decisão. O objetivo é optar por políticas em que os ganhos (benefícios) superem os custos, e evitar aquelas políticas em que os custos sejam maiores do que os ganhos (benefícios). O foco está em buscar as alternativas mais eficientes.
- Modelo incremental: busca-se solucionar os problemas de maneira gradual (ou seja, pouco a pouco, sem introduzir grandes modificações e sem introduzir rupturas de qualquer natureza). Em contraponto ao modelo racional, o modelo incremental leva em consideração os custos das decisões e também leva em consideração que nem sempre se tem todas as informações disponíveis. Portanto, as decisões devem ser, muitas vezes, incrementais, de pequena escala, e processos de ajustamento mútuo entre os parceiros.
- Mixed-scanning (sondagem mista): os dois modelos que estudamos anteriormente apresentam alguns problemas. O modelo racional é considerado ingênuo por acreditar que a informação é perfeita e por não considerar adequadamente o peso das relações de poder na tomada das decisões. O modelo incremental, por sua vez, mostra-se pouco compatível com a necessidade de mudanças e pode apresentar um viés conservador.
- Garbage can (lata de lixo): o ponto central desse modelo é que as soluções/alternativas procuram os problemas (e não o contrário). Ou seja, primeiro são construídas diversas soluções em tese (ou seja, soluções que ainda não têm um problema específico em mira). Essas soluções ficam aguardando em uma lata de lixo, isto é, a lata de lixo possui uma coleção de soluções em tese.
Classifique, de acordo com Texeira, as políticas públicas quanto à natureza ou grau de intervenção.
Teixeira ensina que, quando à natureza ou grau de intervenção, as políticas públicas podem ser classificadas em dois tipos:
- Estrutural: busca interferir em relações estruturais como renda, emprego, propriedade etc.
- Conjuntural (emergencial): são políticas que têm por objetivo intervir sobre uma situação temporária e imediata.
Quais as características dos wicked problems?
São características dos wicked problems:
- Ausência de uma formulação definitiva;
- Impossibilidade de adoção de uma solução definitiva;
- Inexistência de uma solução correta;
- Impossibilidade de testar soluções previamente;
- Interligação a diversos outros problemas;
- São problemas instáveis, sujeitos a múltiplas definições por parte dos diferentes grupos sociais interessados.
Defina wicked problems, conforme definido por Capela.
Wicked problems, conforme explica Capella, é mais do que um problema complexo, ou de difícil tratamento. São problemas desestruturados e que desafiam continuamente os analistas de políticas públicas. Trata-se de problemas mal definidos, difíceis de serem descritos, longe do alcance de soluções completas e objetivas.
Aponte oito problemas públicos que fazem parte do cotidiano da produção de políticas públicas.
- Problemas sem clara delimitação de freonteiras, sejam elas oganizacionais, geográficas, setoriais ou mesmo relacionadas às distinções entre setor público e privado, cracterística que eleva a quantidade de atores envolvidos, interesses, ideias e potenciais conflitos e que aumenta a demanda por coordenação;
- Problemas relacionados a bens públicos e que por esse motivo justificam a intervenção do setor público;
- Problemas que envolvem escala e ações que precisam ser desenvolvidas em conjunto;
- Problemas difíceis de serem resolvidos, ou que criam novos problemas;
- Problemas complexos do ponto de vista técnico (dificuldade de compreensão dos processos que geram o problema ou processos que envolvem um grande número de interações) ou político (interesses múltiplos e conflituosos em torno de um problema);
- Problemas que envolvem incerteza e risco, situações que não podem ser previstas;
- Problemas marcados pelas chamadas escolhas trágicas, ou seja, que envolvem decisões caracterizadas por gerar benefícios a um grupo social ao mesmo tempo em que impõem perdas a outros grupos;
- Problemas envolvendo redistribuição de riqueza por meio de subsídios, empréstimos, pensões e outras formas de transferência.
Defina políticas públicas.
As políticas públicas consistem em um conjunto de decisões, ações e atividades que o governo desempenha para alcançar resultados que melhorem a vida dos cidadãos. Ou seja, trata-se de um conjunto de ações, planos, metas e objetivos que o governo traça, com o objetivo de alcançar o bem-estar social (bem comum).
Cite as fases do ciclo de políticas públicas.
1 - Identificação do problema;
2 - Construção da agenda;
3 - Formulação de alternativas (políticas públicas);
4 - Tomada de decisão;
5 - Implementação.
6 - Avaliação.
Do que se trata a seleção por competências?
A seleção por competências tem foco comportamental e se baseia no mapeamento de competências da organização, a partir do qual são traçados os perfis de cada cargo ou função.
Vida de regra, é realizada para verificar as atitudes que os candidatos assumem em determinados contextos.
Nesse tipo de entrevista, geralmente são feitas perguntas abertas cujas respostas devem demonstrar a vivência do candidato em experiências anteriores, a fim de que o candidato demonstre suas verdadeiras competências, na relação entre o contexto, suas ações e os resultados obtidos - CAR (ou STAR: situação ou tarefa, ação e resultados).
Quais são as principais técnicas de seleção de pessoas? Explique-as.
A entrevista é a principal técnica de seleção de pessoas e pode ser utilizada em diferentes momentos do processo seletivo.
As provas de conhecimento ou capacidade são úteis, respectivamente, para avaliar os conhecimentos de um candidato e as habilidades (capacidade) para o desempenho das tarefas do cargo.
Os testes psicológicos buscam prever o comportamento do indivíduo na organização e podem testar, dentre outros, as aptidões e a inteligência dos candidatos.
Os testes de personalidade buscam conhecer os aspectos interiores e, portanto, mais consistentes do indivíduo.
Nas técnicas de simulação, cria-se um contexto em que se possa observar a rapidez e a eficácia do candidato na tomada de decisões e realização de ações. São exemplos os jogos e dinâmicas de grupos.
Qual é a diferença entre recrutamento e seleção de pessoas?
O recrutamento baseia-se na comunicação, para divulgação das vagas disponíveis, e na atração de candidatos interessados.
A seleção está ligada à escolha dos candidatos cujas características sejam mais adequadas para os cargos levantados.
Qual é a diferença entre descrição, análise e desenho de cargo?
A descrição tem o objetivo de definir aspectos intrínsecos do cargo, ou seja, o que se faz, como se faz, sob que condições e com que objetivos. É a consolidação/formalização das atribuições e responsabilidades do cargo.
A análise determina os requisitos necessários para a ocupação do cargo, ou seja, seus aspectos extrínsecos. Isso significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimento, habilidades e capacidades. A análise é feita a partir da descrição do cargo.
O desenho de um cargo define quais serão as atividades desempenhadas por seu ocupante e sua relação com os demais cargos. Trata-se da estruturação e dimensionamento, tendo em conta as atribuições, os métodos e as relações de subordinação e supervisão do cargo.
Pode-se falar em três modelos de desenhos de cargo: o clássico, voltado à racionalização do trabalho em busca da eficiência; o humanístico, que se contrapõe ao clássico por valorizar as relações humanas; e o contingencial, modelo mais amplo, que considera as variáveis pessoas, tarefas e estruturas organizacionais.
O que é a seleção?
É o processo comparativo de decisão e escolha que visa encontrar o profissional certo para, no momento oportuno, ocupar determinado cargo.
Quais são as vantagens do recrutamento interno e externo?
A banca tenta confundir recrutamento com seleção. A reunião (atração) de potenciais candidatos caracteriza o recrutamento.
O recrutamento online é uma técnica, e não uma modalidade à parte, e pode ser utilizado nos recrutamentos interno, externo e misto.
O recrutamento antecede a etapa de seleção e, como vimos, pode ser interno ou externo.
Vamos aproveitar para relembrar as vantagens do recrutamento interno:
- Menor custo;
- Candidatos mais conhecidos;
- Aproveita o potencial humano da organização e não exige socialização dos novos membros;
- Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários;
- Incentiva a permanência e a fidelização do funcionário;
- Ideal para ambientes mais estáveis.
E também as vantagens do recrutamento externo:
- Traz novos talentos, habilidades e expectativas para a organização;
- Aumento do capital intelectual com a inclusão de novos conhecimentos e destrezas;
- Renovação da cultura organizacional;
- Interação com o mercado de recursos humanos.
De acordo com Chiavenato (2007), quais são as quatro grandes categorias de competência existentes dentro da organização?
- Competências essenciais: são competências básicas e fundamentais para o sucesso e para a eficácia organizacional. Aquilo que a empresa faz de melhor.
- Competências de gestão: são as competências relacionadas com a gestão de recursos - financeiros, comerciais, humanos, produtivos -, influenciando, assim, a sua eficiência;
- Competências organizacionais: são as competências relacionadas à vida da organização, ao modo como se estrutura e se organiza, à sua cultura.
- Competências pessoais: são as competências relacionadas a cada indivíduo.
Qual o conceito de competência?
Segundo o conceito americano, é possível definir competência como o somatório de conhecimento (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (querer fazer) de um indivíduo que fazem com que ele atinja uma alta performance no desenvolvimento da sua função/trabalho.
Para a corrente francesa, seria a capacidade de tomar iniciativas e assumir responsabilidades, tendo tendo entendimento prático das situações. Para essa corrente, a competência possui um fator associado à entrega de resultados.
A corrente integradora agrega os dois conceitos anteriores.
Quais são as técnicas mais usuais para o mapeamento de competências?
As técnicas mais usuais para o mapeamento de competências são: análise documental, entrevista individual, grupo focal, observação e questionários.
Quais são as etapas do mapeamento de competências?
O mapeamento de competências possui as seguintes etapas:
- Identificação das competências necessárias;
- Inventário das competências existentes;
- Planejamento do desenvolvimento e da captação das competências (visando à eliminação da diferença entre competências necessárias e existentes).