Políticas Públicas Flashcards
Idalberto Chiavenato aponta que a resistência à mudança organizacional pode ser consequência de quais aspectos?
Lógicos, psicológicos ou sociológicos
O estabelecimento de um senso de urgência artificial aumenta ou diminui o risco de resistência individual e organizacional?
Um dos 08 passos do modelo de mudança organizacional de John Kotter consiste em “estabelecer um senso de urgência”. Trata-se de estabelecer um senso de urgência para a mudança, através de motivos fortes e razões que convençam as pessoas da necessidade de mudar.
O estabelecimento do senso de urgência é um dos fatores críticos ao sucesso do processo de mudança organizacional que diminui o risco de resistência à mudança.
A cultura organizacional favorece a resistência a mudanças no interior das organizações?
Isso mesmo! Uma cultura organizacional forte é um fator que pode causar resistência à mudança. Isso acontece pois os valores compartilhados já estão arraigados, conferindo uniformidade e sentido às ações dos membros da organização. Portanto, se a mudança trouxer aspectos que forem incompatíveis com a atual cultura organizacional, a tendência é que os indivíduos resistam à mudança.
De acordo com Kurt Lewin, no que consiste a fase de mudança?
O modelo de mudança organizacional proposto por Kurt Lewin é constituído por três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento. Nesse modelo, a mudança que é a passagem de um estado para outro, envolve transformação, interrupção, perturbação e ruptura, dependendo da intensidade.
De acordo com Kurt Lewin, o processo de mudança organizacional é composto, necessariamente, por 03 fases: descongelamento, mudança e recongelamento.
A mudança é a fase onde novas práticas, ideias e comportamentos são aprendidos. Ou seja, trata-se da fase onde as novas ações começam a ser executadas, em direção ao “estado futuro desejado”.
De acordo com Chiavenato, a mudança consiste na “passagem de um estado para outro diferente”.
De acordo com o autor, a mudança envolve transformação, interrupção, perturbação e ruptura, dependendo da intensidade.
A teoria do campo de forças é utilizada no processo de mudança organizacional?
Sim, bastante! De acordo com o modelo de análise do campo de forças, o processo de mudança é afetado por dois conjuntos de forças que se opõem. De um lado, encontram-se as forças positivas (ou propulsoras), que tendem a apoiar e impulsionar a mudança. De outro lado, as forças negativas (ou restritivas), que tendem a inibir, se opor e resistir à mudança.
Diferencie as fases de congelamento e recongelamento do modelo de Kurt Lewin.
De acordo com Kurt Lewin, o processo de mudança organizacional é composto, necessariamente, por 03 fases: descongelamento, mudança e recongelamento.
Nesse sentido, o descongelamento é a fase inicial, onde se percebe, se entende e se aceita que é necessário mudar. As velhas práticas, ideias e comportamentos são abandonados com o objetivo de serem substituídos por novos. Em outras palavras, é a fase onde o status quo é destruído.
É na fase do recongelamento que é necessário que a organização ofereça mecanismos de suporte (apoio) e de reforço, com o objetivo de que o novo padrão seja devidamente incorporado.
O preparo para a mudança, que é o estágio do diagnóstico organizacional que visa sensibilizar os colaboradores em relação aos problemas da organização, faz parte de qual modelo de mudança organizacional?
É o modelo da pesquisa-ação, que possui uma etapa de diagnóstico preliminar (e não o modelo descongelamento-mudança-recongelamento, de Kurt Lewin).
No modelo de Kurt Lewin, é a fase de descongelamento que tem por objetivo fazer com que os funcionários entendam, se conscientizem e aceitem que é necessário mudar.
Diferencie mudança e inovação.
A mudança corresponde à alteração temporal de uma realidade, sem implicação de julgamento de seu resultado; a inovação, por sua vez, configura-se somente quando há geração de ganhos.
De fato, a mudança significa “a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra.” A mudança envolve transformação , interrupção, perturbação e, dependendo da situação, ruptura.
Já a inovação ocorre quando há geração de valor (ganhos) com novas ideias (advindas da criatividade).
Portanto, a questão está correta ao dizer que a mudança corresponde à alteração temporal de uma realidade (passagem de um estado para outro), sem implicação de julgamento de seu resultado (independe se o resultado gerou ou não valor, ou seja, independe se o resultado foi positivo ou negativo); e que a inovação, por sua vez, configura-se somente quando há geração de ganhos (quando há geração de valor).
Em um processo planejado de mudança organizacional, quem pode ser considerado agente de mudança?
Em um processo de mudança planejado, o agente de mudanças será o responsável pela administração das atividades de mudança dentro da organização, podendo ser um executivo, um funcionário da organização ou mesmo um consultor externo.
Diferencie as estratégias evitar e mitigar o risco.
É a estratégia de resposta ao risco denominada mitigar o risco que é adotada quando são estabelecidas ações para reduzir a probabilidade de um risco previamente identificado ocorrer.
A estratégia prevenir/evitar, por sua vez, acontece quando a equipe do projeto age para eliminar o risco ou proteger o projeto contra o impacto negativo que o risco pode causar.
O escopo de um projeto é definido na fase de concepção ou de planejamento?
Na fase de planejamento
A estrutura analítica do projeto (EAP) deve estar descrita no termo de abertura?
Não. O termo de abertura do projeto é um documento que formalmente “autoriza” a existência de um projeto e fornece ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais nas atividades do projeto.
O termo abertura do projeto documenta o objetivo do projeto, a descrição de alto nível do projeto, as premissas, as restrições e os requisitos de alto nível que o projeto pretende satisfazer.
Desenvolver o termo de abertura é um processo que faz parte do grupo de processos de iniciação.
A EAP, por sua vez, é um processo que faz parte do grupo de processos de planejamento.
No que consiste a técnica de análise do valor realizado denominada ECA?
A Técnica do Valor Agregado (Earned Value Analysis - EVA) é utilizada para monitorar o desempenho do projeto. A EVA consiste em medir o desempenho através da comparação entre o “custo do projeto” e “valor agregado” ao projeto (ou seja, o valor que já foi agregado ao projeto).
Em outras palavras, ela compara o avanço do projeto em relação ao que foi planejado. Isto é, compara o que já foi executado (valor que já foi agregado) com o que foi anteriormente planejado.
Conforme o guia PMBOK, no que consiste determinar orçamento?
De acordo com o Guia PMBOK, determinar o orçamento é o processo que agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
A qual grupo de processos cabe identificar a necessidade de criação de novas fases no projeto e a busca pela aprovação da inserção dessas fases no projeto original?
É o grupo de processos de iniciação que se refere aos processos relacionados à obtenção de autorização para iniciar um novo projeto ou uma nova fase.
Em que grupo de processos deve se ocupar das atividades de análise do progresso e desempenho do projeto, de identificação das áreas nas quais devam ocorrer mudanças nos planos preestabelecidos e da implementação dessas mudanças?
Grupo de processos de monitoramento e controle
No que consiste a estrutura analítica do projeto?
Na estrutura analítica do projeto (EAP), a equipe de gerenciamento de projetos deve fazer o detalhamento do escopo total do trabalho previsto no projeto, de forma a permitir a visualização das entregas ou dos produtos e a facilitar o gerenciamento do projeto.
Criar a EAP consiste em subdividir (detalhar) o escopo do trabalho (tanto as entregas quanto o trabalho) em partes menores, através de uma estrutura hierarquizada, com o objetivo de gerenciar mais facilmente o projeto.
Está correto dizer que o termo de abertura do projeto apresenta o detalhamento dos produtos que serão entregues pelo projeto?
Não, o termo de abertura do projeto documenta o objetivo do projeto, a descrição de alto nível do projeto, as premissas, as restrições e os requisitos de alto nível que o projeto pretende satisfazer.
Está correto dizer que o termo de abertura do projeto, documento por meio do qual se solicita autorização para se iniciar um projeto ou uma fase de um projeto, deve conter os limites do projeto e a descrição detalhada dos elementos essenciais do projeto, como o propósito, os objetivos, os requisitos, o orçamento e o cronograma?
Nada disso! O termo de abertura do projeto é um documento que formalmente autoriza a existência de um projeto e fornece ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais nas atividades do projeto.
O termo de abertura do projeto documenta o objetivo do projeto, a descrição de alto nível do projeto, as premissas, as restrições e os requisitos de alto nível que o projeto pretende satisfazer.
Portanto, a assertiva está errada ao dizer que é um documento por meio do qual se solicita a autorização para iniciar o projeto. O termo de abertura é o documento que autoriza a existência de um projeto.
Além disso, conforme vimos, o termo de abertura não traz a descrição detalhada dos elementos essenciais descritos pela assertiva. Ele se limita a documentar o objetivo do projeto, e trazer a descrição de alto nível do projeto, as premissas, as restrições e os requisitos de alto nível que o projeto pretende satisfazer.
Como funciona uma estrutura matricial balanceada?
Em uma estrutura matricial balanceada (matriz balanceada), a autoridade do gerente do projeto é de baixa a moderada. A disponibilidade de recursos para o projeto também é de baixa a moderada. E a gerência do orçamento se dá de forma mista (compartilhada entre o gerente funcional e o gerente de projeto).
Portanto, está correto dizer que na estrutura matricial balanceada o gerente de projeto não é detentor de autoridade total sobre a equipe, sobre os recursos envolvidos nem sobre o orçamento do projeto.
Conforme o guia PMBOK, acompanhar o desempenho dos membros da equipe do projeto e fornecer feedback faz parte de qual grupo de processos?
É o processo de gerenciar a equipe que consiste em acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.
Os riscos de um projeto aumentam ou diminuem à medida que o projeto vai percorrendo as fases de seu ciclo de vida?
Conforme o processo vai avançando, os riscos vão diminuindo, na medida em que as decisões vão sendo tomadas e as entregas vão sendo aceitas.
No que consiste a validação do escopo?
Consiste no processo de formalizar a aceitação das entregas concluídas do projeto.
As entregas concluídas de um projeto precisam passar por um processo formal de aceitação. Qual é o nome desse processo?
Validação do escopo